terça-feira, 28 de abril de 2015

Primeiro-ministro timorense recebe responsáveis de empresas de telecomunicações


Díli, 27 abr (Lusa) - O primeiro-ministro timorense recebeu hoje, separadamente, os responsáveis das três operadoras de telecomunicações que operam no mercado de Timor-Leste, a timorense Timor Telecom, a indonésia Telkomsel e a vietnamita Telemor.

Fonte do setor disse à Lusa que as reuniões serviram para o chefe do Governo se inteirar da situação das empresas de telecomunicações que operam no mercado de Timor-Leste.

Os encontros decorrem numa altura em que o Governo timorense continua a estudar a possibilidade de manter, com investimento seu e, eventualmente, dos acionistas privados da empresa, a Timor Telecom (TT) como um "ativo timorense".

"Devemos fazer todos os esforços para manter este ativo no Estado de Timor-Leste", disse recentemente à Lusa o ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações de Timor-Leste, Gastão de Sousa.

"A melhor solução seria algo conjunto, entre os acionistas privados e o Estado", afirmou, referindo que vai procurar que o assunto seja já debatido na reunião do Conselho de Ministros da próxima semana.

Vários dos acionistas privados da TT têm-se movimentado para tentar garantir que investidores timorenses e o próprio Estado compram a parte da operadora atualmente controlada pela PT e que a OI quer agora alienar.

No final de fevereiro a Lusa noticiou o interesse de um fundo de investimento do Fiji na compra da parte da PT, tendo já sido apresentada à OI uma oferta por um valor não conhecido.

Em causa está a maior fatia de capital da TT (54,01%), controlada pela sociedade Telecomunicações Públicas de Timor (TPT) onde, por sua vez, a PT controla 76% do capital.

Os restantes acionistas da TPT são a Fundação Harii - Sociedade para o Desenvolvimento de Timor-Leste (ligada à diocese de Baucau) que controla 18% e pela Fundação Oriente (6%).

Na TT o capital está dividido entre a TPT (54,01%), o Estado timorense (20,59%), a empresa com sede em Macau VDT Operator Holdings (17,86%), o empresário timorense Julio Alfaro (4,49%) e a PT Participações SGPS (3,05%).

Estimativas sugerem que em 2012, o "melhor ano" da operadora, a empresa poderia valer entre 200 e 250 milhões de euros e que hoje esse valor pode rondar entre 90 e 110 milhões de euros.

Uma queda em valor que se deve, em grande parte, à entrada de dois concorrentes no mercado, a indonésia Telkomsel e a vietnamita Telemor.

ASP // JPS

Sem comentários: