terça-feira, 7 de julho de 2015

A JUSTIÇA E A DEMOCRACIA DA TRETA EM SINGAPURA


Adolescente que publicou vídeo crítico sobre Kuan Yew condenado a prisão

Um adolescente foi condenado hoje a um mês de prisão em Singapura, por publicar um vídeo na Internet com críticas a Lee Kuan Yew, o fundador da Singapura moderna e que morreu em março passado.

Amos Yee, de 16 anos, já tinha passado quatro semanas sob custódia e estava sujeito a três anos de prisão pelo crime de ofensa a sentimentos religiosos. Singapura é conhecida pela sua legislação muito rigorosa contra os crimes.

O jovem acabou por ficar condenado a um mês, pois os crimes cometidos pelo adolescente "não são de natureza grave, mas também não são insignificantes", disse o juíz, Jasvender Kaur.

No vídeo publicado por Amos Yee, intitulado "Lee Kuan Yew finalmente morto", o jovem critica aquele ex-primeiro-ministro de Singapura, muito respeitado na Ásia.

Inicialmente, por causa do vídeo referido, a pena seria de três semanas de prisão, mas o menor foi condenado a uma semana adicional de reclusão, devido a um desenho obsceno de Lee Kuan Yew e da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher.

O adolescente, que foi detido no dia do funeral de Lee Kuan Yew, era conhecido na comunidade local por protagonizar vídeos humorísticos no YouTube e por ter participado num filme de comédia.

Lee Kuan Yew foi primeiro-ministro em 1959, quando a cidade-Estado se libertou do domínio britânico, e ocupou o cargo até 1990.

Durante o seu mandato, Singapura sofreu um alto desenvolvimento económico, acabando por se tonar num importante centro financeiro da Ásia.

Em contrapartida, Lee Kuan Yew era criticado pelos ativistas dos direitos humanos, que o acusavam de ter liderado o país com "mão de ferro".

Notícias Ao Minuto com lusa

Sem comentários: