Díli,
04 jan (Lusa) - A Air Timor anunciou hoje o cancelamento, a partir de 10 de
janeiro, da ligação aérea diária entre Díli e Bali (Indonésia), devido ao que
diz ser "falta de apoio" do Governo timorense, público e setor da
aviação.
Em
concreto, a companhia aérea timorense responsabiliza o governo por não aplicar
uma regulamentação em vigor que permite excessiva capacidade na rota - onde
operam ainda as indonésias Nam Air e Sriwijaya Air - o que implica deixar as
"oportunidades de transporte aéreo de Timor-Leste a transportadoras"
da vizinha Indonésia.
"Lamentamos
profundamente informar que o Conselho de Administração da Air Timor tem que
anunciar o fim dos voos para Denpasar (Bali) a partir do dia 10 de
janeiro", refere um comunicado da Air Timor.
A
nota, distribuída por correio eletrónico, através das redes sociais e nos
pontos de venda da empresa em Díli, explica que sempre procurou manter "os
padrões mais elevados de serviço e segurança na rota" que operava em
parceria com a indonésia Citilink.
"Infelizmente
estes padrões não foram suficientemente apoiados pelo Governo, pelo público ou
pelo setor da aviação e, como consequência da falta de apoio aos nossos
serviços, tivemos de tomar a dolorosa decisão de fechar imediatamente estes
voos, com o último voo programado para segunda-feira, 9 de janeiro de
2017", explica o comunicado.
Além
de eliminar o voo entre a capital timorense e a ilha de Bali - que operava
diariamente - a Air Timor cortou uma das três ligações semanais (a de
quinta-feira) que mantinha entre Díli e Singapura (com a operadora Silk Air),
passando a funcionar a partir de 12 de setembro apenas duas, na terça-feira e
no sábado.
"A
cessação do serviço Air Timor Denpasar e a redução da rota de Singapura deve-se
unicamente à significativa sobrecapacidade do setor Denpasar-Dili-Denpasar,
devido ao incumprimento de uma regulamentação adequada por parte do Governo de
Timor-Leste", explica o comunicado.
"Esta
falha do Governo resultou na redução da rede de rotas de Timor-Leste, em
despedimentos significativos na Air Timor e na passagem de quaisquer
oportunidades de transporte aéreo de Timor-Leste a transportadoras
indonésias", refere.
Passageiros
que tenham voos marcados entre 10 e 15 de janeiro terão oportunidade de
transferir os seus bilhetes para a Sriwijaya Air ou ter uma devolução do
dinheiro pago "mediante as condições da Sriwijaya Air", na qual os
bilhetes já foram comprados pela Air Timor.
Para
voos depois de 16 de janeiro será feito o reembolso.
"A
Air Timor iniciou o seu primeiro voo em 1 de agosto de 2008 e agora, após 8
anos de desenvolvimento do setor da aviação em Timor-Leste, tem de reconstruir
os seus serviços para que precisa do seu apoio contínuo ao seu
desenvolvimento", sublinha a Air Timor.
Não
foi possível à agência Lusa contactar até ao momento qualquer responsável da
empresa em Díli.
ASP
// JPS
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