sexta-feira, 17 de março de 2017

Dezenas de milhares participam em comícios finais da campanha presidencial

Díli, 17 mar (Lusa) - Dezenas de milhares de pessoas participaram hoje, nos arredores de Díli, no comício final de encerramento da campanha de Francisco Guterres Lu-Olo, favorito nas eleições presidenciais de segunda-feira em Timor-Leste.

Ao mesmo tempo, milhares de apoiantes da candidatura do seu principal rival, António da Conceição, concentraram-se na vila de Liquiçá, a 32 quilómetros oeste da capital timorense.

Julio Hornay, comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) disse à Lusa que a polícia estima que em Tasitolo, onde decorreu o comício de Lu-Olo, estiveram concentradas "mais de 50 mil pessoas" e que em Liquiçá estiveram "cerca de 10 mil".

Os organizadores das duas campanhas falam em números mais elevados com responsáveis da campanha de Lu-Olo a referirem-se a um "tsunami humano" com apoiantes da Fretilin e do CNRT, os dois maiores partidos timorenses, a juntarem-se no comício.

Hornay disse à Lusa que a situação tem sido de "total normalidade" não havendo qualquer problema a registar quer na zona da campanha de Lu-Olo quer na zona onde estão os apoiantes de António da Conceição.

"A PNTL está em força na zona para garantir que não há qualquer problema e que tudo corre bem. Até ao momento não tivemos qualquer problema", disse.

Segundo explicou estão destacados para a operação especial de hoje "mais de 700 agentes" da PNTL, estando de prevenção, caso seja necessário, uma segunda linha de elementos das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

"As FDTL só atuam em situação em que a PNTL não consiga responder", explicou.

Xanana Gusmão, presidente do CNRT, e a restante liderança do partido, juntaram-se a Lu-Olo e à liderança da Fretilin para o comício final da campanha que desde a manhã começou a suscitar grandes movimentações de apoiantes em Díli.

Milhares de motas, carros e camiões carregados com apoiantes da campanha viram-se ao longo da manhã seguindo em direção de Tasitolo, na direção oriental da cidade e por onde também tiveram que passar os apoiantes de António da Conceição, nomeadamente dos partidos PD e Khunto.

Hoje, último dia da campanha, estiveram ainda ativos, com ações de menore dimensão, os candidatos Antonio Maher Lopes (em Díli) e José Luis Guterres (em Baucau).

A última ação de campanha será um debate entre os oito candidatos que decorre hoje às 20:30 (hora local, 11:30 em Lisboa) na sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que será transmitido em direto para todo o país.

ASP // SB

Sem comentários: