quarta-feira, 26 de julho de 2017

PR recebe líderes dos partidos mais votados em clima de confiança

Díli, 26 jul (Lusa) - O Presidente da República timorense recebeu hoje líderes dos três partidos mais votados nas eleições de sábado passado, numa ronda de contactos que antecede reuniões formais de formação de Governo, previstas para a próxima semana.

Os encontros, que decorreram no Palácio Presidencial e que devem ser seguidos de reuniões idênticas com pelo menos duas outras forças políticas na quinta-feira, são o primeiro passo para a criação de um clima de "diálogo" pós-eleitoral.

Com uma vitória por uma margem de apenas mil votos, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) deverá ser a primeira convidada a formar Governo, tendo o secretário-geral do partido reiterado hoje o seu empenho no diálogo com outros partidos.

Depois do encontro com o Presidente, Francisco Guterres Lu-Olo, o líder da Fretilin, Mari Alkatiri, mostrou-se confiante de que o próximo Governo será liderado pelo seu partido, que terá 23 deputados, com o apoio do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão - 22 lugares - e aberto a pessoas válidas "dentro e fora" das lides partidárias.


"Eu nunca tive dúvidas a esse respeito. Acho que é isso mesmo que vai acontecer", disse Mari Alkatiri, questionado pela Lusa sobre se considera viável um Governo com o CNRT ou o apoio do partido.

Do lado do CNRT, em lugar do líder, Xanana Gusmão, que desde as eleições não falou ainda com a imprensa, surgiu na reunião com o Presidente o secretário-geral do partido, Francisco Kalbuadi, que disse aos jornalistas que o eleitorado timorense deixou uma mensagem clara de que os líderes do país têm que "trabalhar juntos".

Apesar disso, Kalbuadi remeteu uma decisão sobre a posição do partido no que toca à formação de Governo para uma conferência nacional que se realiza no sábado.

"Isto não tem nada de derrota, porque foi uma mensagem muito clara. A mensagem do povo demonstra que temos que trabalhar juntos num ambiente de paz e confiança", afirmou à saída do encontro com Francisco Guterres Lu-Olo no Palácio Presidencial.

"Não foi uma reunião para formação de Governo, mas para ajudar a criar um ambiente de paz e de confiança entre todos os líderes políticos. Foi uma boa oportunidade e uma honra para o CNRT", explicou.

Ainda hoje, Lu-Olo recebeu o seu antecessor no cargo, Taur Matan Ruak, que levou o estreante Partido de Libertação Popular (PLP) ao terceiro lugar nas eleições, o que lhe garante oito lugares no parlamento de 65.

Depois da reunião com Lu-Olo, o líder do PLP confirmou aos jornalistas que não vai ser deputado - para trabalhar pelo partido e "ser voz para aqueles sem voz no país" - e que, "como partido pequeno, [o PLP] está mais vocacionado para a oposição".

"Vou deixar para os jovens. Vou estar mais a preparar o meu parido, a trabalhar no meu partido. Os jovens [podem ter] muito mais [voz] do que eu. Vou trabalhar para o meu partido, o PLP, e vou continuar a ser uma voz para aqueles sem voz no país", disse.

Matan Ruak disse que os deputados do PLP estarão no Parlamento Nacional comprometidos a fazer uma oposição "mais educada, mais racional, mais construtiva".

Na quinta-feira, Lu-Olo deverá reunir-se com a liderança das restantes duas forças com assento parlamentar, o Partido Democrático (PD) e o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).

Desde terça-feira, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a realizar a tabulação nacional dos votos, processo que inclui tomada de decisão sobre os cerca de 200 votos reclamados durante a contagem.

Os resultados terão ainda que ser certificados pelo Tribunal de Recurso e, só depois disso, na próxima semana, deverão decorrer as reuniões de formação de Governo.

ASP // FPA

Sem comentários: