quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Portugal "empenhado" na adesão de Timor-Leste à Organização Mundial do Comércio

Lisboa, 12 dez (Lusa) - O secretário de Estado Adjunto e do Comércio afirmou que Portugal está "empenhado" no processo de novas adesões à Organização Mundial do Comércio (OMC), nomeadamente no caso de Timor-Leste, enquanto presidente do grupo de trabalho da adesão.

Paulo Alexandre Ferreira falava na segunda-feira à noite na 11.ª conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Buenos Aires.

"Apoiamos uma declaração ministerial substantiva e um ambicioso plano de ação quanto ao nosso trabalho futuro. Para Portugal, é fundamental consolidar e reforçar a credibilidade da OMC e o papel do sistema multilateral de comércio", afirmou o governante.

"Neste âmbito, Portugal está também empenhado no processo de novas adesões à OMC e, em particular, enquanto presidência do grupo de trabalho da adesão, no de Timor-Leste", prosseguiu Paulo Alexandre Ferreira, num discurso a que a Lusa teve acesso.


O Conselho Geral da OMC deliberou em dezembro do ano passado conceder a Timor-Leste o estatuto de observador, criando um grupo de trabalho que vai preparar a adesão plena do país à organização com sede em Genebra, na Suíça.

No seu discurso, o secretário de Estado Adjunto e do Comércio sublinhou que "Portugal permanece muito interessado no reinício das negociações TiSA [Acordo sobre o Comércio de Serviços] ou EGA [Acordo sobre Bens Ambientais]", mas a Organização Mundial do Comércio "deve constituir, sempre, a espinha dorsal para a obtenção de regras que digam respeito à economia digital, aos serviços, ao investimento ou à capacitação das PME [pequenas e médias empresas] para poderem participar no comércio internacional".

ALU // CSJ

Sem comentários: