quarta-feira, 22 de abril de 2015

Angola e Indonésia vão trocar embaixadas e incentivar trocas comerciais


Jacarta, 21 abr (Lusa) - Os chefes da diplomacia de Angola e da Indonésia acordaram hoje em Jacarta trocar embaixadas e promover trocas comerciais entre os dois países, no âmbito de um acordo de cooperação que deverá ser assinado em breve.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse que a abertura da embaixada em Jacarta deverá acontecer "talvez no próximo ano ou no outro".

"Neste tempo difícil que estamos a atravessar, eventualmente não será possível, mas, pelo potencial económico da Indonésia e desta região, não ficaria bem nós ficarmos fora dela", justificou o ministro em declarações a jornalistas lusófonos após um encontro com a sua homóloga indonésia, Retno Marsudi.

Georges Chikoti manifestou igualmente o desejo de abrir uma representação diplomática na capital de Timor-Leste, Díli, porque o país quer ter "embaixadas em todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)", embora sem apontar uma data para tal, e referiu ainda a hipótese de fazer o mesmo na Austrália.

"Eles [Indonésia] também pretendem abrir uma embaixada em Angola, porque notaram que Angola é o terceiro parceiro económico deles na região na África Austral", acrescentou, sem referir quando tal deverá acontecer.

Após a assinatura de um acordo entre as empresas estatais da área do petróleo dos dois países - a angolana Sonangol e a indonésia Pertamina - em 2014, os representantes dos dois executivos reuniram-se hoje para discutir o documento de cooperação bilateral que deverá ser assinado em breve e no âmbito do qual serão abertas as embaixadas.

O ministro angolano destacou ainda a vontade de Jacarta e Luanda de incentivarem a criação de empresas mistas, por exemplo, nas áreas de infraestruturas e agricultura tropical, um campo onde o país asiático "tem muitos conhecimentos".

Antes, em declarações à imprensa, Retno Marsudi referiu também que a Indonésia quer aumentar as exportações de produtos agrícolas e maquinaria para Angola.

"Procurei, de novo, o apoio de Angola para a Indonésia ser membro não permanente do Conselho de Segurança [das Nações Unidas] em 2019-2020", adiantou, sublinhando que a reunião foi "muito frutífera e muito construtiva".

Ambos os governantes destacaram que as trocas comerciais entre Angola e Indonésia crescem ao ritmo 27,7 por cento por ano.

O encontro bilateral ocorreu à margem da cimeira de comemoração do 60.º aniversário da Conferência Ásia-África e do 10.º aniversário da Nova Parceria Estratégica Ásia-África.

AYN // JMR

Sem comentários: