segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ENCONTRADAS ÁGUAS MAIS BIODIVERSAS DO MUNDO EM TIMOR-LESTE (ATAÚRO)


ONG Conservação Internacional descobriu 642 espécies de peixes próximo do Timor Leste, o que torna a ilha com maior diversidade de peixes

A pequena Ilha Ataúro, localizada a 36 quilômetros ao norte de Dili, capital do Timor Leste, parece ter as águas com a maior biodiversidade do mundo. O Timor Leste, oficialmente chamado de Timor-Este, ocupa metade da ilha de Timor, no sudeste da Ásia, e é rodeado por recifes de corais. Um recente levantamento biológico realizado pela ONG Conservação Internacional (CI) mostra que estes recifes têm mais espécies de peixe por local do que qualquer outro lugar no planeta.

Ataúro tem aproximadamente 25 quilômetros de comprimento e 9 quilômetros de largura, com aproximadamente 105 quilômetros quadrados de área e 8.000 habitantes.

No mês passado, a equipe da CI de especialistas marinhos examinou 10 locais no entorno da ilha e registrou um total de 642 espécies de peixes de corais. Existem pelo menos 22 espécies de baleias e golfinhos que usam os estreitos perto da Ilha Ataúro, de acordo com a CI. Além disso, entre todas as espécies observadas, os pesquisadores encontraram várias espécies novas e algumas delas são muito raras.

Infelizmente, apenas um tubarão foi registrado - os tubarões são um indicador fundamental da saúde dos corais. Embora a CI acredite que os corais da ilha ainda estejam em boa forma, a organização relata que o número de corais tem sido prejudicado pela sobrepesca e alguns têm uma notável ausência dos peixes de corais maiores.

Como resultado, a CI está pressionando para tornar a área em um parque marinho protegido. Como a ilha está se tornando um destino turístico cada vez mais popular, a CI diz que realizou o levantamento marinho para expandir o conhecimento científico do ecossistema marinho de Ataúro para ajudar a preservá-lo.

A organização recomenda que, no futuro, a Ilha Ataúro permita a pesca para as comunidades locais mas proíba a pesca comercial de fora. A ilha também deve estabelecer zonas de proibição, onde a pesca e a extração de qualquer tipo não será permitida. Por sorte, o governo regional de Ataúro já implementou novas regulamentações de pesca em maio e acrescentou 19 novas espécies à lista de Espécies Marinhas Protegidas do país, incluindo tubarões, tartarugas marinhas, amêijoas gigantes, golfinhos e arraias jamanta de recifes.

Embora Ataúro esteja situada em uma área conhecida como o Triângulo de Corais, que tem a maior biodiversidade de todos os ambientes marinhos no mundo, os biólogos marinhos da CI ficaram surpresos pelo grau de biodiversidade que encontraram na ilha.

Fotos: 1.  Um nudibrânquio visto nadando no fundo do mar próximo da Ilha Ataúro, junho de 2016 - Mark Erdmann, Conservation International - 2. Um peixe blacksaddle filefish visto nadando perto da costa da Ilha Ataúro, junho de 2016
- Credit: Gery Allen, Conservation International

Sem comentários: