segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sobe para 291 número de mortos em sismo em Itália


O último balanço provisório da Proteção Civil italiana dá conta de 291 mortos na sequência do terramoto de 6,2 graus na escala de Richter que atingiu na madrugada de quarta-feira o centro de Itália. 

O anterior balanço provisório oficial dava conta de 281 vítimas mortais.

De acordo com os dados hoje atualizados, Amatrice foi a localidade que registou o maior número de vítimas mortais, 230.

Em Arquata foram contabilizados 50 mortos, enquanto na zona de Accumoli morreram 11 pessoas, confirmou também a Proteção Civil italiana.

Esta atualização é conhecida poucas horas depois da realização em Ascoli Piceno dos primeiros funerais de Estado de vítimas do sismo, cerimónias que contaram com a presença do Presidente de Itália, Sergio Mattarella, e do primeiro-ministro Matteo Renzi.

O terramoto, ocorrido às 03:36 (02:36 em Lisboa) de quarta-feira, teve uma magnitude de 6,2, segundo o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial USGS.

O epicentro do tremor de terra foi na província de Rieti e o sismo afetou também as de Perugia, Ascoli, Piceno, L'Aquila e Teramo, a cerca de 130 quilómetros a nordeste de Roma.

Nas localidades Accumoli, Amatrice e Arquata del Tronto, próximas do epicentro, dezenas de edifícios ruíram e numerosas pessoas ficaram presas nos escombros.

Este sismo, que figura como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, já foi seguido por centenas de réplicas.

Lusa, em SAPO TL

Sem comentários: