quarta-feira, 29 de março de 2017

ELA AÍ ESTÁ: TATOLI - Agência Noticiosa de Timor-Leste - em tétum e em português


Antes era a ANTIL, projeto pioneiro de agência de notícias de Timor-Leste. Era provisório, experimental. Agora passou a ser a sério, definitivo. O governo deu a saber e no Timor Agora - via Lusa - também fizemos eco: “Governo timorense aprova criação da Tatoli, a agência de notícias de Timor-Leste”. Também em tétum: “Governu timoroan aprova kriasaun hosi Tatoli, ajénsia notísia Timor-Leste nian”. E agora aí está ela, a Agência Noticiosa de Timor-Leste, em português e em tétum.

Notamos que por enquanto as notícias em português nem sempre, ou raramente, são “espelho” das notícias apresentadas em tétum, e é pena. Conforme existem centenas de milhares de timorenses que não dominam o português, também existem muitos milhões de portugueses que desconhecem o tétum. Certo é que alguns milhares querem acompanhar Timor-Leste e às vezes ficam sem compreender corretamente o que é noticiado em Tatoli ou noutra qualquer publicação que não possua o mais possível o “espelho” da notícia nos dois idiomas. O que se espera é que esse pormenor venha a ser melhorado. Seria útil para ambos os povos interessados. E até seria didático.

Nem por esse pequeno pormenor de falta de “espelho” (ou tradução) poderá ser apontado desprimor a Tatoli. Para já porque está a começar a sua existência e algo haverá para melhorar, depois porque é de enaltecer o esforço dos que apostam na defesa da sua língua pátria, o tétum, mas que não ignoram a vantagem de também marcarem a sua identidade naquela parte do mundo usando o idioma – português - dos que os colonizaram mas que são de facto amigos-irmãos que nesta nova era exultam com os sucessos que o povo timorense tem conseguido na libertação, independência e afirmação da existência da sua pátria, Timor-Leste.

Bem vindo a Tatoli, a Agência Noticiosa de Timor-Leste. Um grande bem-haja aos seus mentores e profissionais. Aos que tornam possível a sua existência. Longa vida, Tatoli.

Eis aqui as ligações: TATOLI TETUM  ------------------  TATOLI PORTUGUÊS

Na própria página de Tatoli dêem atenção à estreita barra verde no topo. Estão lá os dois idiomas para serem selecionados, conforme vontade  dos interessados. A partir de agora já nenhum português pode dizer que está condicionado somente à Agência Lusa para ler notícias em português sobre Timor-Leste. Já sabem: Tatoli.

1 comentário:

MARCOS LIMOLI disse...


Marcos Limoli { Linkedin } BRASIL
Porta-Voz.
( Em busca de tralaho em, CPLP )