segunda-feira, 3 de julho de 2017

ERUPÇÃO DO SILERI EM JAVA CAUSOU FERIDOS | HELICÓPTERO DE SALVAMENTO CAIU

Pelo menos 10 feridos devido à erupção do Sileri na ilha de Java, Indonésia

Jacarta, 02 jul (Lusa) - Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas e foram transferidas para hospitais devido à erupção de um vulcão na ilha de Java, na Indonésia, afirmaram as autoridades indonésias.

O vulcão Sileri em Dieng Plateau expeliu lava fria, lama e cinzas até uma altura de 50 metros, afirmou o porta-voz da Disaster Mitigation Agency, Sutopo Purwo Nugroho.

A repentina erupção ocorreu cerca das 11:30 locais, quando cerca de 17 visitantes estavam em torno da cratera do vulcão. Soldados deslocaram-se para o local do incidente, que entretanto foi evacuado.


O vulcão Sileri é o mais ativo e perigoso dos dez existentes em Dieng Plateau e a erupção mais recente tinha ocorrido em 2009.

Dieng Plateau, localizado no centro da província de Java, distrito de Banjarnegara, a 2.000 metros acima do nível do mar, é uma atração turística popular devido ao clima fresco e aos templos hindus do século IX.

Em 1979, cerca de 142 pessoas foram asfixiadas devido à erupção de gases do vulcão Sileri.

MC // VM

Helicóptero cai na Indonésia após erupção de vulcão, dois mortos segundo aldeões

Jacarta, 02 jul (Lusa) - Um helicóptero caiu hoje na Indonésia, quando se encaminhava para resgatar pessoas perto de um vulcão que entrou em erupção na província de Java, e o incidente causou pelo menos dois mortos, segundo aldeões.

De acordo com a estação de televisão KompasTV, o helicóptero, que pertencia aos serviços de busca e salvamento, caiu perto da aldeia de Candiroto.

A aeronave transportava quatro tripulantes e quatro socorristas, indicou o chefe-adjunto de operações dos serviços, Heronimus Guru.

Habitantes da aldeia relataram à televisão ter encontrado no local da queda os corpos de duas pessoas.

O vulcão Sileri entrou hoje em erupção, expelindo lava, lama e cinzas até 50 metros de altura, o que provocou dez feridos.

ER // ROC

Sem comentários: