domingo, 26 de abril de 2015

UE e ASEAN retomam negociações para acordo de livre comércio


Kuala Lumpur, 26 abr (Lusa) - A União Europeia (UE) e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) acordaram hoje retomar as negociações sobre a celebração de um acordo de comércio livre entre as duas regiões, segundo um comunicado das duas organizações.

"Altos funcionários da ASEAN e da UE vão reunir-se até ao final do ano para fazer um ponto de situação e explorar o caminho a seguir e reportar aos ministros", lê-se no comunicado conjunto difundido na Malásia, no final das reuniões entre as duas delegações, à margem da reunião anual da ASEAN.

As negociações tinham começado em 2007, mas foram suspensas em 2009 pela organização asiática devido às preocupações europeias sobre a participação da Birmânia, um país problemático no que diz respeito ao cumprimento dos direitos humanos.

"A União Europeia está determinada a conseguir um acordo de livre comércio entre as duas regiões", disse a comissária do Comércio da UE, Cecília Malmström, acrescentando, no entanto, que "é importante tomar as decisões certas, e é por isso que propusemos este roteiro sobre um potencial acordo de livre comércio, e faremos um balanço até ao final do ano".

A UE já está em negociações individuais com três membros da ASEAN - Malásia, Tailândia e Vietname - para acordos de livre comércio, e concluíram em 2012 um acordo semelhante com Singapura.

Os outros países membros da ASEAN são a Indonésia, Filipinas, Laos, Camboja, Birmânia e o Sultanato do Brunei.

A UE é o segundo maior parceiro comercial da ASEAN, com trocas comerciais que chegaram a quase 250 mil milhões de dólares e, no ano passado, foi a maior fonte de investimento direto, com quase 30 mil milhões de dólares.

MBA // ATR

Sem comentários: