domingo, 26 de abril de 2015

Três detidos em Hong Kong por protestarem contra a reforma eleitoral


Pequim, 26 (abr) - Três manifestantes que se opõem à reforma eleitoral de Hong Kong foram detidos no sábado depois de terem interrompido uma arruada de promoção desta iniciativa, informou hoje o jornal South China Morning Post.

Os manifestantes pró-democráticos invadiram a estrada onde estava o autocarro com vários dirigentes da ilha, incluindo a número dois do governo local, Carrie Lam, e a ocorrência acabou num confronto entre os apoiantes do regime e opositores à reforma e a polícia.

Os três detidos foram acusados de ferir agentes da polícia e por impedirem o desempenho das suas funções, de acordo com aquele diário de Hong Kong.

O projeto de reforma eleitoral de Hong Kong, proposto pelo governo chinês em 2014 e que provocou grandes protestos no outono nesta antiga colónia britânica, chegou ao parlamento local na quarta-feira.

O documento contempla a possibilidade, pela primeira vez na história da cidade, de os cinco milhões de pessoas de Hong Kong irem às urnas votar nos candidatos à liderança do governo em 2017.

No entanto, os candidatos às eleições terão de ter com a aprovação de um comité de 1.200 membros formado por pessoas de vários setores sociais, que é controlado pelo governo central, uma proposta que os movimentos pró-democracia rejeitam.

A assembleia legislativa de Hong Kong vai votar em junho este projeto de lei, pelo que as autoridades locais começaram uma série de atos para promover a iniciativa junto da população.

ND // ATR

Sem comentários: