domingo, 26 de abril de 2015

SOBE PARA 1.800 O NÚMERO DE MORTOS NO NEPAL DEVIDO AO SISMO


As autoridades do Nepal elevaram hoje para 1.805 o número de mortos causados pelo forte sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que sacudiu, este sábado, o país.

"O balanço é de 1.805 e de pelo menos 4.718 feridos", disse o porta-voz do Ministério do Interior nepalês, Laxmi Prasad Dhakal, à agência France Presse.

O terramoto, cujo epicentro foi localizado a cerca de 80 quilómetros da capital, Katmandu, destruiu inúmeros edifícios e monumentos históricos e foi sentido noutros países da região, como Índia e China, onde também deixou vítimas.

Pelo menos 34 pessoas morreram na Índia e 17 outras na China.

Milhares de nepaleses passaram esta noite nas ruas da capital receando novas réplicas do terramoto, o pior da história recente do Nepal.

Inúmeros governos e organizações internacionais manifestaram a sua solidariedade para com o Nepal e ofereceram ajuda.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que a organização prepara "um grande esforço" de assistência aos nepaleses.

Os Estados Unidos anunciaram de imediato o envio de uma equipa de especialistas em resposta a catástrofes e um milhão de dólares em ajuda para responder às primeiras necessidades.

Também a China fez saber do destacamento de uma equipa, integrada por efetivos do Exército de Libertação Popular, para apoiar as operações de salvamento e resgate, esperada hoje em Katmandu por volta do meio-dia. A Índia anunciou o envio de equipas médicas e de material hospitalar.

O forte abalo telúrico de sábado provocou ainda uma avalanche no Monte Evereste que causou pelo menos 14 mortos, de acordo com o mais recente balanço, facultado hoje por Gyanendra Kumar Shrestha, funcionário do departamento de Turismo do Nepal.

"Catorze mortes foram confirmadas até ao momento. Tememos que o número possa aumentar", disse o mesmo responsável, informando do envio de helicópteros para o campo base. Entre as vítimas identificadas até ao momento encontra-se Dan Fredinburg, executivo da Google.

Um correspondente da France Presse no local constatou que os seis helicópteros aterraram no campo base do Monte Evereste, após uma melhoria das condições do tempo durante a madrugada.

Shinji Tamura, um guia, afirmou que pelo menos 40 pessoas ficaram feridas na sequência da avalanche desencadeada pelo sismo e que "ninguém sabe quantas estão desaparecidas".

Notícias Ao Minuto com Lusa

Sem comentários: