quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Morreu Mau Pelo, cuidador da bandeira de D. Maria I em Estado, Timor-Leste


Díli, 27 jan (Lusa) -- O liurai timorense Mau Pelo, responsável por cuidar em Timor-Leste de uma bandeira monárquica portuguesa do reinado de D. Maria I no século XIX, morreu no fim de semana passado, confirmou à Lusa um familiar.

Mau Pelo transformou a bandeira numa relíquia evocativa das memórias de Portugal, a par de vários documentos históricos, que escondeu dos ocupantes indonésios.

Foi enterrado junto da sua casa em Hatumatei, no pequeno suco de Estado, no município de Ermera, sudoeste de Díli e, ao contrário do que seria esperado, não se realizaram as cerimónias fúnebres mais tradicionais porque, segundo a mesma fonte, Mau Pelo fora batizado a 02 de novembro último.

O culto à bandeira de Portugal, tanto a monárquica com a republicana, a um vínculo várias vezes celebrado por reinos timorenses ainda hoje é, para muitos, algo incompreensível, mal percebido, mal interpretado.

Contam os Lia Na'in, os 'pais' da oralidade histórica e da ligação timorense ao seu passado, que as bandeiras representam alianças históricas, muitas vezes confirmadas com os inquebrantáveis pactos de sangue.

ASP // PJA

4 comentários:

João Tolentino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Tolentino disse...

Se a Bandeira é do Reinado de D. Maria I (pelo desenho da mesma será de certeza), então será ainda do Seculo XVIII, pois D. Maria I reinou de 1777 até 1792 sendo substituida por um dos seus filhos (como regente).

luis pereira disse...

os meus sentimentos ao povo Timorense.
foi baptizado no meu dia de aniversario.
e incrivel como a bandeira chegou ate a actulidade

tomas santos disse...

Descance em paz, condolências a família