quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

PR timorense condecora homólogo indonésio por estreitar de relações bilaterais


Díli, 26 jan (Lusa) - O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, condecorou hoje o seu homólogo indonésio, Joko Widodo, com o grande colar da Ordem de Timor-Leste em reconhecimento do seu papel no fortalecimento das relações bilaterais.

A condecoração foi atribuída durante a visita de oito horas que Widodo efetua a Timor-Leste, a primeira desde que tomou posse e a quinta de um chefe de Estado indonésio ao país.

O grande colar da Ordem de Timor-Leste é um grau conferido apenas a chefes de Estado estrangeiros que se distingam "pela sua ação em benefício da comunidade, de um país ou mesmo da Humanidade".

"O presidente da Indonésia, Joko Widodo, tem pautado a sua atuação desde a sua tomada de posse pelo estreitar das boas relações de amizade entre a República Democrática de Timor-Leste e a República Indonésia", refere o decreto da atribuição da condecoração lido na cerimónia de hoje.

"Joko Widodo, quer a título pessoal quer na sua qualidade como Presidente da República da Indonésia, tem-se assumido como um bom amigo de Timor-Leste e dos timorenses contribuindo significativamente para a boa imagem de Timor-Leste junto da comunidade internacional", sublinha o mesmo texto.

O Presidente timorense recorda em particular a questão da delimitação das fronteiras marítimas e terrestres entre os dois países, que tem tido um "grande impulso" do atual Presidente indonésio e refere que Widodo tem contribuído para a crescente relação de amizade e cooperação entre os dois países.

Taur Matan Ruak recebeu Widodo com honras militares no Palácio da Presidência ,onde ofereceu depois um almoço de Estado ao seu homólogo indonésio, a quem reiterou a solidariedade de Timor-Leste "contra o bárbaro ataque terrorista" cometido este mês em Jacarta.

"A grande dignidade e coragem com que a população de Jacarta e da Indonésia respondeu a este ato bárbaro - recusando-se a ser intimidada - é admirável e merece ser saudada por todos nós", disse.

O chefe de Estado, que ao contrário do seu homólogo indonésio não tem, no sistema timorense, funções executivas, reiterou a vontade dos dois países trabalharem para "continuar a resolver problemas residuais, intensificar as excelentes relações de amizade (...) e alargar a cooperação mútua".

Num discurso em português - língua em que também foi lido o decreto de atribuição da condecoração - Taur Matan Ruak considerou que o "processo de paz e reconciliação" entre Timor-Leste e o seu antigo ocupante "é expressão genuína do sentimento de respeito mútuo e vontade de paz".

Timor-Leste e a Indonésia, disse, "cooperam para promover e garantir, de forma conjunta, a paz, estabilidade e segurança na região", contribuindo "para a atmosfera de confiança que permite focar esforços nas prioridades de desenvolvimento, em busca de mais bem-estar e prosperidade" para os dois países.

Além do tema das fronteiras - já há acordo em 98% da fronteira terrestre - o chefe de Estado timorense referiu-se à "cooperação ampla e eficaz" entre os dois países em setores tão diversos como as áreas política, económica e comercial ou técnico-científica, e setores de relevo como a educação, proteção do ambiente, energia, turismo e transportes.

"O nosso país acredita que o desenvolvimento só é possível em ambiente de paz e estabilidade e está disponível para continuar a trabalhar com a Indonésia no estabelecimento de mecanismos para impulsionar uma cooperação económica regional alargada", disse.

Taur Matan Ruak aproveitou ainda para saudar o apoio indonésio à adesão de Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), reiterando que Díli considera justo ver "reconhecida a legitimidade de pertencer estatutariamente à grande família em que o país está, para todos os efeitos práticos, realmente inserido".

ASP // MP – Foto em Suara Timor Lorosae

Sem comentários: