terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Jornalista da Lusa recebe menção honrosa de prémio da Fundação Oriente


Macau, China, 30 nov (Lusa) - A jornalista da Lusa Inês Santinhos Gonçalves foi hoje distinguida com uma menção honrosa na edição deste ano do prémio "Macau - Reportagem", da Fundação Oriente, por um conjunto de trabalhos sobre o cantonês.

O trabalho, divulgado pela agência Lusa a 20 de fevereiro deste ano, integra um conjunto de quatro textos que abordam a situação do cantonês, a língua materna de Macau, e a sua relação com o mandarim, cada vez mais presente no território.

A reportagem, divulgada a propósito do Dia Mundial da Língua Materna, que se celebra a 21 de fevereiro, explora ainda a relação do cantonês com a comunidade portuguesa em Macau, que tradicionalmente resistiu à sua aprendizagem.

O "Prémio Macau - Reportagem", instituído pela Fundação Oriente em 2009, foi atribuído este ano ao jornalista Hugo Miguel Pinto, da Rádio Macau, pelo trabalho "As Novas Regras do Jogo", emitido a 25 de janeiro de 2015.

O júri atribui ainda uma outra menção honrosa, à jornalista Filipa Queiroz, pela reportagem "The Nine Lives of Lilau"/ "As Sete Vidas do Lilau", publicado na Revista Macau em língua inglesa em maio.

O "Prémio Macau -- Reportagem" é atribuído a jornalistas residentes em Macau por trabalhos sobre o território publicados por meios de comunicação social da Região Administrativa Especial e de Portugal.

PJA // VM

Sem comentários: