quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Arranca obra de nova ponte no Rio Comoro, em Díli, apoiada pelo Governo japonês


Díli, 18 out (Lusa) - A construção da chamada "terceira ponte" sobre a ribeira Comoro, na zona oriental da capital timorense, Díli, começou esta semana com a primeira pedra do projeto avaliado em 26 milhões de dólares e que estará concluído em 2018.

Com um comprimento de 249 metros e ligações dos dois lados que totalizam mais de 3,2 quilómetros, a obra deverá envolver a contratação de cerca de 400 trabalhadores timorenses.

O traçado, a cerca de 800 metros da ponte já existente, ficou definido no final do ano passado e ligará o cruzamento do edifício da Timor Block até à estrada nacional A3.

A primeira pedra da obra foi lançada numa cerimónia na segunda-feira em que participaram, entre outros, o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, o ministro das Obras públicas, Transporte e Telecomunicações, Gastão de Sousa e o embaixador do Japão em Díli, Eiji Yamamoto.

"Espero que esta ponte ligue não só estradas mas também os povos do Japão e de Timor-Leste, tornando-se um símbolo da nossa amizade e parceria", disse Eiji Yamamoto.

O projeto é financiado por uma concessão de cerca de 26 milhões de dólares do Governo japonês e pretende garantir uma ligação adicional entre os dois lados da ribeira de comoro, que divide a zona ocidental da capital.

A expansão da capital timorense, onde reside um cada vez maior número de pessoas, tem vindo a ocorrer particularmente para a zona ocidental o que implica um crescente volume de trânsito nesta zona.

A ponte ajudará também a escoar o trânsito adicional que se antecipa quando estiver concluído o novo Porto de Tibar, que se tornará o principal ponto de entrada de mercadorias em Timor-Leste.

Com este projeto espera-se uma redução do volume de trânsito na ponte da CPLP, a única entre os dois lados da ribeira.

Recorde-se que a segunda fase da Ponte da CPLP - na Avenida Presidente Nicolau Lobato - foi inaugurada no dia 22 de julho de 2014, por altura da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

ASP // DM

Sem comentários: