sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ministra da Saúde australiana demite-se após usar visita oficial para comprar casa

Sydney, Austrália, 13 jan (Lusa) -- A ministra da Saúde da Austrália, Sussan Ley, demitiu-se hoje, quatro dias depois de anunciar o seu afastamento temporário do cargo devido a uma investigação ligada a uma viagem oficial em que aproveitou para comprar uma casa.

O primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, assinalou hoje que Ley tomou "a decisão correta" ao renunciar definitivamente e agradeceu-lhes pelos serviços prestados.

No entanto, Turnbull evitou dar pormenores da investigação aberta sobre os gastos da ex-ministra que, continua a negar um uso indevido do dinheiro que o Governo atribuiu para pagar despesas laborais.

Em maio de 2015, Ley adquiriu uma propriedade em Gold Coast, avaliada em 581.000 dólares (mais de 552.000 euros) durante uma viagem ministerial ao estado de Queensland, que custou aos contribuintes australianos cerca de 2.300 dólares (2.200 euros).

Apesar de não comentar os resultados da investigação, Turnbull disse que o Governo irá criar um órgão independente para monitorizar todas as futuras despesas apresentadas por membros do parlamento.

ISG//ISG

Sem comentários: