segunda-feira, 6 de março de 2017

Quem será o próximo Presidente da República Democrática de Timor-Leste?

Depois de 28 de Novembro de 1975, passados 41 anos, quem será o próximo Presidente da República Democrática de Timor-Leste nas eleições de 2017?

Após a revolução dos Cravos que colocou fim ao regime fascista português, em 1974, o processo de descolonização de Timor-Leste começou a ganhar forma na célebre Conferência de Macau realizada em 1975 porque se tinha acordado a realização de eleições para a Assembleia Constituinte, o que não veio a acontecer, devido aos conflitos partidários e à instabilidade que se começou a viver no País.

Em 28 de Novembro de 1975, faz hoje precisamente 41 anos, na tentativa de travar a invasão da Indonésia, pela voz de Francisco Xavier Amaral, a FRETILIN decidiu proclamar a independência de Timor-Leste. Depois do referendo de 1999, em que 78.50% dos timorenses rejeitaram a autonomia especial na Indonésia, as primeiras eleições presidenciais, realizadas em 2002, deram a vitória esperada ao candidato Kay Rala Xanana Gusmão. Em 2007, na segunda volta, o candidato José Ramos Horta venceu as eleições, e em 2012, o candidato Taur Matan Ruak foi o vencedor.

O actual Presidente da República de Timor-Leste, General Taur Matan Ruak, já anunciou que não se vai recandidatar, ao que tudo indica, por estar na génese da criação do Partido de Libertação Popular (PLP), prevendo-se que venha a ser o futuro presidente do Partido, portanto, deverá concorrer às eleições legislativas, também agendadas para 2017.

De resto, num encontro ocasional registado no passado dia 12 de Novembro, a propósito de mais um aniversário do Massacre de Santa Cruz, na presença de membros do governo e de vários grupos de Organizações da Juventude, o Presidente da República abraçou o candidato presidencial António Maher Lopes de forma efusiva, não se conteve, e muito sorridente disse alto, e em bom som, “apoiem o António Lopes”, o que demonstra claramente que não será candidato, para além de ter publicamente manifestado a simpatia e o apoio a António Maher Lopes / Fatuk Mutin. Perante este cenário, com a proximidade das eleições presidenciais em Timor-Leste previstas para Março de 2017, é normal perguntar, quem será o Presidente da República de Timor-Leste a ser eleito em 2017?

M.Azancot de Menezes, em 28 novembro 2016 - Também M. Azancot de Menezes no Timor Agora

Sem comentários: