quinta-feira, 16 de março de 2017

Timor-Leste. Quase 70% dos habitantes de Díli preocupados com falta de infra-estruturas


De acordo com os resultados da sondagem sob responsabilidade da Asia Foundation divulgada este mês há vários indicadores reveladores do sofrimento da população timorense em relação à situação económica e social de Timor-Leste.

A pesquisa da Asia Foundation revela que 68% dos habitantes de Díli estão preocupados com o acesso à água e ao saneamento básico, e 29% dos residentes da capital timorense estão inquietados com o desemprego.

Segundo a informação divulgada pela Lusa sobre os resultados desta pesquisa, no resto do país, o futuro económico de Timor-Leste é indicado como o maior problema (35%), à frente de preocupações como a corrupção (11%), estradas (10%) e desemprego.

Os resultados desta sondagem não causam surpresa e enquadram-se nas estatísticas já divulgadas pelo PNUD (2014) reveladoras de que Timor-Leste regista desigualdades elevadas, quer no domínio do desenvolvimento humano, quer na educação, porque tem muitas debilidades no que respeita ao acesso aos bens e serviços fundamentais e às infra-estruturas básicas.

Apesar de Timor-Leste dispor de importantes recursos naturais, a pobreza e a exclusão social são preocupantes, crescem de forma exponencial e o actual governo, até ao momento, mostrou-se incapaz de produzir políticas públicas que possam contornar esta calamidade.

M. Azancot de Menezes – em Jornal Tornado

*Secretário-Geral do Partido Socialista de Timor (PST) e Professor Universitário

*M.Azancotde Menezes, Díli – também colabora no Timor Agora

Ler relacionado

Sem comentários: