quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PNTL | DOIS POLICIAIS E UMA IMAGEM QUE ENVOLVE O PAÍS INTEIRO


O conceito de autoridade abrange duas dimensões: a do individuo e a da conduta. A do indivíduo refere-se ao cargo; a da conduta refere-se às suas atribuições.

A autoridade referente ao cargo se relaciona com obrigação : a obrigação do superior em fazer cumprir as normas e a obrigação do subordinado em obedecer às normas.

A autoridade referente à conduta  se relaciona com orientação, respeito e admiração : orientar é levar ao caminho correto e dar exemplos; respeitar, quando se deve somente ao cargo e à orientação somente pela teoria, é só aparência; já a admiração é resultado combinado entre a assimilação da orientação e o verdadeiro respeito pela autoridade.

Autoridade policial: quanto ao cargo, é um profissional a serviço do Estado; quanto à conduta, é um profissional a serviço das leis. Representa a autoridade do Estado e o cumprimento das leis.

O Estado de Timor-Leste e suas leis estão representados  nesta imagem, obtida e divulgada por um cidadão comum: dois policiais trafegando numa moto, sem capacetes, numa flagrante desmoralização do Estado e descumprimento das leis de trânsito.

Se as leis sustentam o ordenamento jurídico e o poder judiciário é um dos pilares do Estado, esses policiais se colocaram acima das leis e, consequentemente, revelam uma concepção vergonhosa: a de que o Estado de Timor-Leste é menos importante do que eles.

Impunidade seria um consentimento do Estado, de que essa concepção seria verdadeira. Punição seria a autoridade do Estado sobre autoridade policial.

Punição é possível: a placa do veículo, como se vê na imagem, é J-7302. Impunidade é inadmissível num país qu preza pela boa conduta de seus cidadãos.

Esses policiais têm o título do cargo e não a moral do cargo. São péssimos exemplos para o cidadão, para outros policiais, para um país sério e para o mundo.

Que todos os cidadãos timorenses se manifestem!  Que as verdadeiras autoridades do país se manifestem! Que todos os patriotas se mostrem indignados! Afinal, a obediência às leis é patriotismo, pois a afirmação de uma pátria é puro fingimento quando suas leis são substituídas pela omissão, pelo descanso, pela covardia.

1 comentário:

ANSORU disse...

Foi uma Crítica contrutivo. Parabéns Irmão.

Abraço e Melhor Comprimento..

Continuação bom Estudo e Bom Sucesso..

��������