quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bali: Aeroporto vai reabrir após mudança de direção da cinza vulcânica

O aeroporto internacional de Bali vai reabrir, ao fim de quase três dias encerrado, uma vez que a cinza expelida pelo vulcão Agung mudou de direção, anunciaram hoje as autoridades.

O porta-voz do aeroporto Ngurah Rai, Aroe Ahsanurrohim, anunciou anteriormente que o espaço aéreo vai ser reaberto, tendo apontado que tal devia suceder pelas 15:00 (07:00 em Lisboa).

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos elevou, na segunda-feira, para o máximo o nível de alerta de erupção, alargou o perímetro de segurança até um raio de dez quilómetros em torno da cratera e advertiu para o risco de uma erupção maior.

Pelo menos 22 aldeias próximas ao vulcão foram afetadas pela cinza.

As autoridades indonésias ordenaram a retirada de aproximadamente 100 mil pessoas que habitam na zona de perigo, das quais quase 40 mil registaram-se já nos abrigos localizados em vários pontos da ilha turística, apesar de haver residentes que recusam abandonar as suas casas.

A última grande erupção do vulcão Agung, que ocorreu em 1963 e prolongou-se por quase um ano, causou mais de 1.100 mortos.

Bali figura como o principal destino turístico da Indonésia, com una afluência anual na ordem dos 5,4 milhões de visitantes estrangeiros, segundo dados oficiais.

O arquipélago da Indonésia situa-se no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista milhares de sismos por ano, a maioria moderados.

Madre Média / Lusa / Sapo 24

Foto: Reuters / Darren Whiteside

Sem comentários: