quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Governo e organizações empresariais timorenses assinam acordo de promoção

Díli, 01 fev (Lusa) - Promover a comunidade empresarial timorense e o desenvolvimento socioeconómico do país são os objetivos centrais do memorando de entendimento assinado hoje pelo Governo timorense e pela Câmara do Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCI-TL).

O acordo foi assinado em Díli por responsáveis da CCI-TL e por representantes de várias instituições estatais com a tutela da economia, finanças e comércio.

Para o ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Económicos, Estanislau da Silva, é crucial fomentar a colaboração entre o setor público e privado, recorrendo em particular a associações empresariais como a CCI.

"Este acordo promove o desenvolvimento do setor privado, ao mesmo tempo que o encoraja a desenvolver a nossa nação de forma sustentável e a preparar-se para a adesão de Timor-Leste à ASEAN e à OMC", sublinhou.

Hélder Lopes, vice-ministro das Finanças, destacou a importância do acordo para que o setor privado esteja melhor informado das medidas de reforma económica e fiscal que o executivo está a leva a cabo.

Permite, sublinhou, "comunicar com as empresas de forma clara e eficiente, ajudando a tornar Timor-Leste um país mais atrativo para o investimento".

Já o empresário timorense Oscar Lima, presidente da CCI-TL, considerou que o acordo permitirá ao Governo ter acesso a uma rede de contactos empresariais a nível nacional, melhorando o diálogo público privado em várias áreas.

"O Acordo ajudar-nos-á igualmente a identificar as áreas prioritárias para apoio do Governo com vista ao desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas, bem como identificar formas para ajudarmos as nossas empresas a adaptar-se às novas medidas resultantes da reforma económica e fiscal", sublinhou.

Entre as áreas abrangidas pelo acordo contam-se atividades de formação, seminários e estudos "com vista a melhorar o empreendedorismo e a encorajar a participação de mulheres no setor privado".

ASP // SB

Sem comentários: