sexta-feira, 2 de junho de 2017

XANANA EM TORRES NOVAS | Timor tem de seguir exemplo dos municípios, não de Lisboa (vídeo)

O ex-Presidente da República e ex-Primeiro Ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão, esteve em Torres Novas esta quarta-feira, 31 de maio, numa iniciativa organizada pelo ex-presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues. “Timor-Leste, uma plataforma económica na CPLP” reuniu empresários e autarcas da região, no objetivo de captar investimento para aquele país. Xanana Gusmão constataria que Timor-Leste tem que aprender com o exemplo de municípios como Torres Novas e não da grande cidade de Lisboa para ir ao encontro do seu desenvolvimento.

No seu discurso, Xanana Gusmão lembrou os anos que se seguiram à independência de Timor-Leste, em 2002, e do caminho que o país fez para se reconstruir de forma autónoma, com um conjunto de governantes que, admitiu, não tinham qualquer experiência nas áreas necessárias à governação de um país. Lembrou o carinho do povo de Portugal e do quanto tem sido bem recebido no país.

Em termos de crescimento económico, Xanana Gusmão, que atualmente é Ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, constatou que Timor-Leste tem que seguir mais o exemplo de organização de municípios como Torres Novas do que de cidades grandes como Lisboa, que têm uma dimensão muito difícil de equiparar para um país que tem cerca de um milhão de pessoas. Salientou assim as potencialidades de Timor como uma plataforma, “uma ponte” para a região onde se encontra inserido, no sul da Ásia, e da necessidade do país de criar emprego para que possa manter o crescimento e a paz.


Ao longo da sua intervenção, Xanana Gusmão não esqueceu a amizade com António Rodrigues, o ex-presidente torrejano que liderou durante 20 anos o município. Já António Rodrigues lembraria um Timor que conheceu em ruínas, de como cresceu nos últimos 15 anos e o quanto agora precisa de investimento na sua indústria, mas sobretudo na agricultura e no mar. “É muito longe?”, questionou ao público, “podemos lá voltar para ganhar dinheiro”.

Na conferência interveio também Salomé Rafael, da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, que salientou o facto das empresas locais terem aumentando em 2% o volume de exportações. “Isto significa a tenacidade dos empresários”, frisou.

José Eduardo Carvalho, da Associação Industrial Portuguesa (AIP), recordou o facto de em 2002 ter saído de Timor apreensivo com o futuro daquele jovem país e do seu espanto, dez anos depois, ao constatar o seu desenvolvimento. “Xanana Gusmão assumiu uma posição integradora” e “um pragmatismo exemplar”, sublinhou. O responsável também constataria que “Timor não vale por si só mas pelo espaço económico em que está inserido”, sendo que até pequenas empresas tem conseguido ali algum sucesso, referiu.

Dos municípios da região estiveram presentes nesta conferência Alcanena, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas.


Cláudia Gameiro | Mediotejo

Sem comentários: