terça-feira, 3 de julho de 2018

Timor-Leste espera 'fechar' fronteira terrestre com a Indonésia ainda este ano -- MNE

Díli, 03 jul (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Dionísio Babo, espera que Timor-Leste e a Indonésia consigam concluir ainda este ano a delimitação da fronteira terrestre entre os dois países, faltando apenas "menos de 5%" dessa linha.

"O nosso compromisso é podermos resolver [a situação] o mais cedo possível. Os dois países estão empenhados em resolver rapidamente esta questão", explicou em entrevista à Lusa.

Recordando que, globalmente, "já está fechada cerca de 70% de toda a linha de fronteira", marítima e terrestre, sendo que no caso desta última "faltam apenas dois segmentos de cerca de 5%".

Dionísio Babo refere que o problema se prende apenas com as comunidades locais.

"A questão tem a ver com as comunidades que vivem nessas áreas fronteiriças, em Oecusse. Como algumas estão à beira-mar, depende delas também a delimitação das fronteiras marítimas", frisou.

A questão da fronteira entre os dois países foi referida na passada sexta-feira pelo presidente do Parlamento indonésio, Bambang Soesatyo, que defendeu uma solução rápida para o assunto, durante um encontro com o Presidente de Timor-Leste em Jacarta.

Na altura, Lu-Olo comprometeu-se a fazer o possível para que a questão das fronteiras seja resolvida.

"Os vizinhos sabem como resolver os seus problemas. Acredito firmemente que os nossos dois países vão encontrar ideias para encontrar uma solução para essa pequena diferença", frisou.

Mais atrasada está a questão da fronteira marítima, cujas negociações poderão avançar de forma mais acelerada, por um lado quando estiver a fronteira terrestre fechada e, por outro, depois de concluído o acordo sobre a fronteira marítima entre Timor-Leste e a Austrália.

ASP // JMC

Sem comentários: