sexta-feira, 22 de maio de 2015

Adelino Gomes entrega a museu timorense passaporte com que entrou em Díli em 1975


Díli, 22 mai (Lusa) - O jornalista português Adelino Gomes entregou hoje ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense em Díli documentos da visita a Timor-Leste em outubro de 1975, em reportagem para a RTP, incluindo o passaporte com que chegou à capital.

Os documentos entregues incluem o passaporte português onde está colocado, com data de 8 de outubro de 1975 o que diz que é "possivelmente um dos primeiros carimbos" de chegada, da Fretilin.

"Não tenho carimbo de saída", disse, entregando o documento ao diretor do Arquivo e Museu, Antoninho Baptista Alves.

Adelino Gomes foi o primeiro jornalista português a chegar a Timor-Leste no período da guerra civil timorense e encontrava-se próximo da zona da fronteira quando ocorreram as primeiras incursões militares indonésias, incluindo a operação em que cinco jornalistas australianos foram assassinados.

Além do passaporte Adelino Gomes entregou uma carta do comando da Fretilin, que diz terá sido assinada por Mari Alktatiri, em que o Comité Central dá autorização de entrada no território.

"Nós chegamos a Ataúro, antes de Díli, onde estivemos vários dias. Havia um comerciante, o Frank Favarro, que ia vender arroz e outros mantimentos aos soldados portugueses a quem perguntámos como se podia entrar em Timor", recordou.

"Ele disse que só com autorização de um senhor chamado Nicolau Lobato", disse, explicando que escreveu a quem seria, a 28 de novembro, proclamado primeiro-ministro, a pedir autorização para viajar para Díli.

No dia seguinte o avião trazia a resposta, numa carta da FRETILIN.

"O Comité Central da Fretilin autoriza não só a estadia em Timor-Leste da delegação da RTP, composta por Adelino Gomes, chefe de equipa e redator, Herlander Mendes, operador de imagem, Patricio, ajudante e Jorge Teófilo, operador de som, como a sua livre circulação por todo o país, comprometendo-se a FRETILIN a dar todas as facilidades", refere a carta.

Adelino Gomes entregou ainda duas páginas com a lista de material que a equipa trazia, algo, explicou, que mostra que "algum do equipamento não era o mais avançado tecnologicamente".

Isso, recordou recentemente, foi um dos aspetos que dificultou a recolha de algumas imagens, entre as quais, as de um avião C130 militar indonésio, em Maliana, que mal se vê nas imagens recolhidas porque a câmara não tinha um zoom adequado.

A entrega dos documentos foi feita durante a apresentação em Díli do livro "Antes sem título do que sem pátria" sobre a RENETIL (Resistência Nacional dos Estudantes de Timor-Leste), mais de 600 páginas recolhidas por Carlos da Silva Lopes, Saky.

ASP // FV.

600 páginas recordam história da RENETIL, principal organização jovem timorense

 

Díli, 22 mai (Lusa) - A história da RENETIL, principal organização estudantil da resistência timorense, e o seu papel de informar os indonésios sobre o que acontecia em Timor-Leste durante a ocupação, são contadas num livro apresentado hoje em Díli.

Mais de 600 páginas de informação recolhida nos últimos anos por Carlos da Silva Lopes, Saky, no livro "Antes sem título do que sem pátria" sobre o papel na luta de libertação de Timor-Leste da organização juvenil da resistência timorense, a RENETIL (Resistência Nacional dos Estudantes de Timor-Leste).

Intervindo na apresentação do livro, Rui Maria de Araújo, atual primeiro-ministro e ex-membro da RENETIL felicitou o intenso trabalho de recolha para a obra, lançando um desafio a "testemunhas da história para que ajudem a registar e preservar as memórias das trincheiras, da batalha, do combate importante de libertação de Timor-Leste".

"Quanto mais tempo passa menos fiabilidade de memória há. Por isso esta iniciativa é um ato importante para o registo da nossa memória", disse, recordando os valores de "brio e patriotismo" que sempre fundamentaram a RENETIL.

Deometrio do Amaral de Carvalho (Sakuna), atual secretário-geral da RENETIL, quis reconhecer o trabalho do autor que mostrou "empenho, persistência e dedicação" na recolha de dados para o livro, de mais de 600 páginas e que inclui praticamente toda a informação disponível sobre a organização.

Sobre o conteúdo em si, Sakuna recordou que "na história não há consensos" e que os "vários momentos têm sempre várias interpretações" e que "as gerações mudam mas as memórias ficam".

Antoninho Baptista Alves (Hama),diretor do Arquivo e Museu da Resistência Timorense aproveitou o lançamento para fazer um apelo a todos para que colaborem com o museu, disponibilizando documentos ou outros elementos para ajudar a "preservar a memória" de Timor-Leste e facilitar o trabalho de investigadores e historiadores.

A Renetil foi criada oficialmente a 20 de junho de 1988 por um grupo de estudantes timorenses que se encontravam na altura em Denpasar, na ilha de Bali, entre os quais Fernando La Sama de Araújo, atual ministro Coordenador dos Assuntos Sociais e o autor da obra Freezip ka Saky (Carlos da Silva Lopes).

Fizeram ainda parte do grupo de fundadores Lahe-Mau ka Rama Metan (Lucas da Costa), Si'ak (Jose A.M.X. Gonçalves), Mau-Laco (Agapito Cardoso), Sury Sakar Subar (Marciano Octavio Garcia da Silva), Mau-Terus (João de Araújo), Mau-Riba (Cardoso Fernandes), Mau-Lamas (Adolfo Fontes) e Tae Tudak (Julio Abel Ribeiro).

A organização tornou-se, nos anos seguintes, uma voz constante da geração mais jovem da luta timorense, estabelecendo laços com organizações congéneres na Indonésia que até se sentiram 'inspiradas' pelo movimento timorense.

Esta estratégia de "indonesianização" do conflito, ajudando a dar a conhecer na Indonésia o que estava a ocorrer em Timor-Leste, foi central no trabalho da RENETIL que ajudou, igualmente, a canalizar informação regular sobre o território para a frente diplomática externa.

O livro detalha os antecedentes da organização, o seu papel na resistência, momentos históricos como a manifestação de 12 de novembro, as perseguições e detenções de membros da organização e outras datas da história timorense do período da ocupação indonésia.

ASP // FV.

Unidade para transformar lixo em energia começa a ser construída nos arredores de Díli


Díli, 22 mai (Lusa) - O projeto de construção de uma unidade de tratamento de lixo e da sua transformação em energia, com uma central de 25MW foi hoje lançado numa cerimónia em Tibar, a zona onde está instalada a lixeira de Díli.

Intervindo na cerimónia de lançamento do projeto, que vai ser desenvolvido por uma empresa de Taiwan, o chefe do Governo, Rui Maria de Araújo, salientou que a unidade corresponde à preocupação do executivo sobre o ambiente e gestão de resíduos urbanos.

"Timor-Leste tem vindo a introduzir diretivas que visam solucionar estas questões, promovendo uma estratégia de gestão de lixos que se preocupa, não só com a sua recolha, como também com o seu tratamento e até a sua reutilização", destacou.

"Só posso, por isso, estar satisfeito por ver concretizada uma etapa tão importante para o nosso país, como é o lançamento deste projeto inovador que tem vindo a ser pensado ao longo dos anos e que hoje toma forma", disse ainda.

Recorde-se que, em novembro, do ano passado o Governo timorense aprovou a resolução com o "acordo de princípio" com a proposta de investimento apresentada pela empresa taiwanesa Shun Hsin Construction Development Ltd para a construção de uma "unidade industrial de tratamento de lixos em Tibar".

O texto reconhecia que "o crescimento populacional, o crescimento das cidades e do consumo, têm vindo a contribuir para agravar as condições ambientais, sobretudo nas zonas urbanas" pelo que é "urgente uma medida de tratamento da poluição".

O projeto, que criará 300 empregos, prevê a recolha e armazenamento de lixos, e ainda o tratamento e reutilização de resíduos orgânicos.

Considerando a unidade de Tibar um "passo importante no desenvolvimento sustentável" de Timor-Leste, Rui Araújo destacou a importância do tratamento do lixo para a saúde pública.

"A sustentabilidade ambiental implica tomarmos decisões e conduzirmos ações que protejam a natureza, criando um meio ambiente favorável ao desenvolvimento do ser humano em harmonia com outros seres vivos", afirmou.

Um estudo de 2014 do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) revela que diariamente chegam à lixeira de Tibar mais de 120 toneladas de lixo, sendo a gestão dos resíduos urbanos um desafio crescente para as autoridades da capital.

"Se não existir a capacidade de transformar o lixo, com o aumento da população, o desenvolvimento dos sectores da indústria, comércio, agricultura e infraestruturas e o crescimento económico associado a um maior poder de compra que estamos a impulsionar, este volume poderá atingir as 500 toneladas", destacou.

"Se não realizarmos já ações concretas para lidar com esta situação, então teremos um desafio ainda maior no futuro", considerou.

Rui Araújo destacou o facto de o projeto "transformar o lixo em energia" e o facto da recolha, processamento e incineração de resíduos, reduzir a proliferação de doenças e parasitas.

"Ao optarmos por este tipo de tratamento de resíduos, estamos também a reduzir o desperdício, através da recuperação energética, transformando o lixo num bem, que é a energia", disse.

"Esta estação de tratamento de lixo pode produzir energia para uma central elétrica com capacidade de 25MW, satisfazendo as necessidades locais de energia para benefício da comunidade", destacou ainda.

ASP // PJA

Governo timorense quer cortar orçamento de 2016 em 17% - jornadas orçamentais


Díli, 22 mai (Lusa) -- Educação, saúde, agricultura e infraestruturas básicas são as prioridades que o Governo timorense definiu para o orçamento de 2016 que deverá atingir um valor de 1, 3 mil milhões de dólares, menos 17% que o deste ano.

Estas foram, pelo menos, as conclusões essenciais da "jornada orçamental" que reuniu recentemente em Díli membros do executivo, liderados pelo primeiro-ministro Rui Maria de Araújo, diretores e outros responsáveis de agências e empresas públicas.

Segundo o Ministério das Finanças a redução orçamental proposta representa uma poupança de 270 milhões de dólares, em parte devido à queda no preço do petróleo, melhor gestão da frota estatal e outras medidas.

"A redução orçamental é uma das estratégias do Governo para garantir sustentabilidade fiscal", refere o Ministério.

"O Governo vai a partir de agora impor uma disciplina fiscal apertada na preparação do orçamento", refere.

O encontro foi o primeiro passo na definição das metas orçamentais e dos objetivos de governação, um processo que o Governo quer levar a cabo "de forma coordenada e adequada ao planeamento e implementação dos programas de desenvolvimento".

Rui Araújo insistiu na necessidade das várias estruturas do Estado se concentrarem nos "aspetos importantes e deixarem de lado os gastos e discursos supérfluos, de forma a atingir os objetivos propostos na definição dos principais objetivos" orçamentais.

O Governo, explicou, quer trabalhar "na qualidade de cada aspeto do processo orçamental" desde a primeira fase de planeamento, até à orçamentação, execução, avaliação e controlo".

No mesmo encontro responsáveis do Ministério das Finanças fizeram apresentações detalhadas sobre planeamento e planos anuais, análises e resultados económicos, inflação, emprego, sustentabilidade fiscal e impostos.

ASP // FV.

Preços aumentaram 0,5% em Timor-Leste no último ano, mas descem em termos mensais


Díli, 27 abr (Lusa) - Os preços caíram ligeiramente (menos 0,1%) entre março e abril em Timor-Leste, apesar de em termos homólogos, face a abril de 2015, terem aumentado 0,5%, segundo dados do Ministério das Finanças timorense.

Entre março e abril a descida de 0,5% nos preços de comunicações e de 0,4% nos preços de móveis, eletrodomésticos e outros componentes para casa, foram os principais impulsionadores da queda no custo do cabaz de compras.

Já a nível anual, segundo os dados hoje divulgados, a inflação homóloga foi de 0,5% com o setor da educação (mais 18%) e de roupa e calçado (mais 5,2%) a registarem as maiores subidas.

Em queda, no último ano, destaque par a redução de 6,4% nos transportes e de 2,1% na habitação.

ASP // FV.

TIMOR-LESTE KONSEGE HAMETIN PAZ NO ESTABILIDADE


Sekretariu Jeral Partidu FRETILIN, nu’udar mós Prezidente Zona Especiais Ecónomia Social Mercado (ZEESM) Oecusse, Mari Alkatiri, hatete, Timor Leste (TL) restaura Independensia ba dala XIII konsege hametin paz no estabilidade.

“Tinan sanulu resin, ita hatene ona Timor-Leste konsege hametin paz no estabilidade iha ita nia rai, ne’e fator importante ida para lori dezenvolvimentu ba oin” afirma Mari Alkatiri ba Jornalista sira iha, Comite Central FRETILIN (CCF), Comoro, Tersa (19/05).

Nia friza katak, Timor Leste diferensia tebes ho nasaun balun ne’ebe mak ukun-an kleur ona ne’ebé kontinua iha funu no violensia.

Maske nune’e, Mari Alkatiri, rekoñese iha parte seluk presiza esforsu hodi atinji dezenvolvimentu liu-liu ba setór ekonomia nian.

“Kestaun ekonomia ha’u hanoin la’o ladiak tanba estratejia ekonomia mak ladiak. Osan ne’e bele muda ita nia vida, osan ne’e bele halo ita barukten. Kuandu halo barukten ona ita sei halo buat ida,”Alaktiri hatete.

Iha parte seluk, tuir Dosente Fakuldade Siencia Sociais e Politica (Faspol) hanesan akademista, Antero Bendito, hateten katak, Timor-Leste restaura independensia ba dala XIII ona maibe kresimentu ekonomia sei falsa tanba ohin loron estranjeiru domina iha Timor Leste.

“Progresu ekonomia sei problema, tanba ohin loron fatin fatin China maka nakonu. Se ita nune’e bebeik ita maka sai neokolonialismu (atan) ba estranjeiru,” Antero afirma ba jornalista iha kampus Faspol, Caicoli, Dili, Tersa (19/05).

Atu responde preokupasuan hirak ne’e, nia sujere ba Governu presiza tau atensaun ba setór ekonomia.eby

Jornal Nacional

XANANA APELA JERASAUN FOUN TL-RI HARII INTERESSE NASAUN


Eis Primeiru Ministru Kintu Governu konstitusional, atual Ministru Planeamaentu Investimentu Estratéjiku, Kay Rala Xanana Gusmão, apela ba jerasaun foun sira iha nasaun Timor Leste (TL) ho Republik Indonesia (RI), atu tane metin intrese nasaun rua ne’e nian, no defende soberania Estadu nian.

“Ha’u husu no apela ba sira dehan, iha situasaun faze mundu nian ne’ebé difisil tebes, tanba ema oho malu iha fatin barak iha mundu ne’e, ha’u husu ba joven sira atu harii uluk mak interese nasaun ninian, no intrese defende soberania nasaun ninian,”dehan Xanana Gusmão, iha Aeroportu internasional Nicolau Lobato Comoro, Dili, Tersa (19/5), hafoin interaksaun entre lideransa jerasaun tuan RI ho TL iha Jakarta.

Xanana dehan, iha interaksaun entre nia, BJ Habibie, Tri Sutrisno no Susilo Bambang Yudhoyono ne’e, atu loke joven sira nia hanoin.

Xanana hatutan, interaksaun hanesan ne’e, bele hala’o mós iha Timor Leste ho asuntu seluk. Xanana dehan, nia ho fundador nasaun Timor-Leste, aktual Sekretariu Jeral FRETILIN, Mari Alkatiri mós haree ona buat sira ne’e hotu, maibé sei la’o neneik.

“Ha’u apela ba jovens iha indoneisa ne’eba, ha’u dehan deit katak, dalaruma ita hanoin katak, ukun an ne’e mak hetan deit bandeira, hetan deit Prezidente ida, hetan Parlamentu no buat sira ne’e hotu, I depois ita kopia-kopia buat seluk husi rai liur, hodi ita mak sabraut malu hela deit, ita la la’o ba oin,”katak Xanana.

Nia dehan, tenki diskuti duni hanesan ne’e, maibé laos diskuti dehan katak, se mak atu manan, maibé loke joven sira nia hanoin kona-ba ekonomia, relasaun doadores, seguransa no buat seluk tan.

Xanana relata, nia ho Alkatiri hanoin ona buat sira ne’e, maibé tanba agora dadauk nia ho Alkatiri se okupadu ho servisu Estadu Timor Leste nian, entaun tenki la’o tuir prosesu.

Tanba Xanana hatutan, interaksaun hanesan ne’e, Timor Leste realiza tiha ona, iha fulan hira liu ba hodi konvida professor ida mai husi Singapore, mai koalia kona ba dezenvolvimentu ekonomia Timor Leste nian.

Iha sorin seluk, Dosente Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Julio Tomas Pinto mós hatete katak, Tri Sutrisno, Habibie, Susilo Bambang Yudhyono ho Xanana Gusmão enkoraja jerasaun foun sira kona ba oinsa atu hasai nasaun husi dezafius.

Julio Tomas Pinto dehan, diskusaun sira hanesan ne’e importante tebes ba jerasaun foun sira atu foti esperiensia sira ne’e atu sai hanesan prinsipiu moris, atu bele lori nasaun Timor Leste ba oin diak liu tan.tap

Jornal Nacional

LU-OLO: DIAK LIU VICENTE REZIGNA HO DIGNIDADE


Prezidenti partidu FRETILIN Francisco Guterres ‘’Lu-Olo” fo hanoin katak, lolos Prezidenti Parlamentu Nasional (PN), Vicente Guterres, hola ona pozisaun rezigna-an ho dignidade wainhira inisiu kedas hetan akuza ba abuzu de poder husi Ministeriu Publiku (MP).

“Diak liu maka rezigna-an ho dignidade duke ba haksesuk malu ho justisa atu hasai imunidade ou lae. Hau hanoin ita halo hanesan ne’e la dun kmanek,” afirma eis Prezidenti Asembelia Konstituenti no eis Prezidenti PN ne’e hodi responde jornalista sira iha sede Comite Central FRETILIN, Dili, Tersa (19/05/2015).

Lu-Olo husu ba parlamentu tenki deside duni atu hasai ou la hasai imunidade prezidente parlamentu Vicente Guterres nian, tanba parlamentu hanesan orgaun ne’ebe mak deisde imunidade ne’e.

“Karik krime ne’e nia pena kastigu tinan 2 parlamentu mak tenki hasai duni imunidade ne’e,” esplika Lu-Olo hjodi sublinha tan katak, karta hasai imuinidade ne’ebe tribunal haruka ona karta ba parlamentu ne’e lolos tenki ajenda ona no bolu xefi bankada sira reuni para ajenda.

“Karik reniun entre lider bankada mak lakohi ajenda imunidade hodi la hasai, ne’e hau hanoin la vale, tanba reniun lider bankada ne’e hanesan grupu ida iha parlamentu, laos orgaun parlamentu mak deside,’’ Lu-Olo esklarese hikas.lia

Jornal Nacional

EUA DISPOSTOS A AJUDAR PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO COM IMIGRANTES ILEGAIS


Washington, 20 mai (Lusa) -- Os Estados Unidos estão dispostos a ajudar os países do sudeste asiático com os milhares de imigrantes ilegais que permanecem presos em navios na região, informou hoje o Departamento de Estado.

"Os Estados Unidos estão preparados para ajudar os países da região na 'assumir a carga' e a salvar vidas hoje mesmo. Temos uma obrigação comum para responder ao apelo destes imigrantes que arriscaram a vida no mar", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, na conferência de imprensa diária.

O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, visitou hoje Jacarta, Indonésia, e transmitiu aquela mensagem às autoridades indonésias, assegurou a porta-voz.

Visão com Lusa

TÚMULOS EM ALTO MAR


Os povos mais perseguidos de nosso planeta estão embarcando em verdadeiros "navios da morte" para fugir da violência e encontrar um lugar seguro para suas famílias. Em vez de responder com humanidade, porém, nossos governos estão fechando as fronteiras, deixando que essa gente morra de fome e se afogue no mar.

O Mediterrâneo e mar de Andamão estão se tornando cemitérios.

Mianmar está expulsando o povo da etnia Rohingya e, com isso, milhares de famílias estão à deriva no mar, impotentes, forçadas a beber sua própria urina porque haviam sido rejeitadas pela Malásia, Tailândia e Indonésia. Todas as semanas, cidadãos sírios e africanos também correm o perigo de morrer afogados na costa sul da Europa ao arriscar a travessia assustadora, tida como a última esperança de escapar de tortura, fome e traficantes.

Estamos enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, mas até agora os governos estão permitindo que pessoas morram em meio a um clima crescente de xenofobia. Agora que a crise chegou,nossa comunidade tem uma oportunidade única de trocar a cultura do medo por uma onda de compaixão.

Se cada um de nós fizer uma pequena doação agora, vamos ajudar a financiar operações de resgate no mar; criar uma equipe com foco em refugiados na Avaaz para apoiar essas missões e reassentamento; fazer pressão para forçar líderes políticos a abrir as fronteiras; e lançar anúncios para combater o racismo.

Juntos, podemos ajudar no resgate de refugiados, como também no resgate de nossa humanidade comum.

Se não agirmos rápido, o ano de 2015 pode vir a ser o ano da “gente dos barcos”!

Comprometa-se com uma doação para lançarmos urgentemente a campanha de refugiados da Avaaz – a sua doação só será processada se arrecadarmos o suficiente para começar a salvar vidas.

Avaaz

KAZU VICENTE, TRIBUNAL LASIMU RESPOSTA


DILI - Tribunal Distrital Dili (TDD) too ohin loron seidauk bele marka agenda julgamentu ba kazu partisipasaun ekonomio em negosio nebe involve arguidu Vicente Guterres actual Presidenti Parlamentu Nasional ho Fransisco Borlaco tanba seidauk iha karta resposta husi PN rasik.

Tuir informasaun husi ofisial justisa, Julio Nunes katak, tribunal seidauk bele halo agenda julgamentu ba arguidu Vicente Guteres ho Fransisco Borlaco tanba too oras nee tribunal seidauk simu karta resposta PN.  Prazu kona ba karta nee nian, liu ona loron 30 nia laran. Neebe juis sei halo hela konkluzaun ba karta nee.

Administrador Tribunal Distrital Dili, Duarte Tilman Soares hatete, Tribunal sei la haruka tan karta ruma ba iha Parlamentu Nasional. Tanba iha iha kazu Vicenti Guteres nian nee tribunal haruka ona karta ba maibe to agora Parlamentu rasik laiha responde ba karta nee. Ho ida nee tribunal mos sei la haruka tan karta ruma ba Parlamentu nasional relaisona ho kazu Vicenti nian, dehan nia ba jornalista iha TDD.

Entertantu membru Parlamentu Nasional husi komisaun A neebe trata asuntu Konstitusionais, Justisa, Administrasaun Publika, Poder Lokal e Anti Korupsaun deputadu Paulo Moniz Maia hatete, tuir regras normal nee so notifikasaun mai iha Presidente Parlamentu Nasional Vicente Guterres mak bele hatene tuir nia iha kazu. I bazeia ba notifikasaun nee Parlamentu Nasional sei deskuti no halo plenaria ida para hasai ninia imunidade,maibe to agora mos notifikasaun nee seidauk lee iha Parlamentu Nasional. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sesta (22/5/2015). Domingas Gomes

Suara Timor Lorosae

Kazu Sosa Bis Uzadu Iha MS, PM Rui Laiha Konesementu


DILI - Tribunal Distrital Dili (TDD) kontinua halao julgamentu hodi rona deklarasaun husi sasin defesa, Primeiru Ministru Rui Maria de Araujo ba kazu sosa bis rua iha Ministeriu Saude (MS) iha 2007, neebe diskunfia uzadu hodi halakon osan estadu $84,250 mil.

Liu husi audensia julgamentu, tribunal fo sai deklarasaun sasin defesa Rui Maria de Ararujo actual Primeiru Ministru liu husi karta neebe nia haruka ba tribunal katak nia laiha konsementu kona ba projetu sosa bis rua iha ministreiu saude iha 2007. Tanba nee nia laiha liafuan atu hatan ba perguntas neebe mak prezide husi parte defesa iha karta neebe maka dirize ba nia.

Iha biban hanesan sasin Liadi Thang Hia, hanesan vice iha kompania Oceano neebe fornese bis rua ba MS nee, nia iha konesementu kona ba sosa bis rua nee, tanba momentu nee halo liu husi tender. Neemak nia ho nia patraun arguidu Kuon Tsin Chua ba Surabaya hodi husu tuir modelu bis neebe mak ministeriu husu hakarak kareta nia kadeira neebe rabat  malu.

Depois hotu ami lori mai Timor, no ikus rona rumoris dehan katak kareta nee uzadu laos foun. Neemak kompania fo garansi ba kareta rua nee durante tinan tolu nia laran, sekuandu uzadu entaun kompania sei troka fali foun. Maibe depois tinan tolu laiha reclamasaun ruma husi instituisaun balun kona ba kareta nee. No agora dadauk bis rua nee mos halo hela operasaun iha HNGV,” tenik nia ba TDD.

Iha kazu nee Ministeriu Publiku notifika Kuon Tsin Chua (kompania nain), Fransisco Antonio Soares dos Santos, Avelino Afonso Brites, Cacilda Maria Lobato da Cruz, Guilhermino dos Santos no Moises da Costa Ximenes hanesan arguidu hanesan fugsionariu publiku iha MS. Arguidu sira nee ministeriu publiku akuza ho krime burla agravadu ba kazu sosa bis rua iha Abril 2007 neebe deskunfia uzadu hodi halakon osan estadu ho montante $84,250 mil. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sesta (22/5/2015). Domingas Gomes

Suara Timor Lorosae

Universidade 10 Hamahan Aan Iha KIESPTL Hametin Kulidade Edukasaun


DILI - Universidade 10 hamahan aan iha Klibur Institusaun Ensinu Suprior Privadu Timor Leste (KIESP-TL), promote sei grantia no hametin kulidade eduksaun iha pais ida nee.

Komitmentu nee hatudu iha sermonia tomada depose ba diretur ezekutivu KIESP-TL Manuel Vong ho vise diretur Pe. Urbanus Bunga Lolon. Seremonia tomada de posse nee ho tema Hamutuk Hametin Kualidade Ensino Suprior ba Dezenvolvementu Nasaun Timor Leste.

Ministru Estadu Kordinador Assuntu Sosiais no Ministru Edukasaun Fernando Lasama de Araujo nebe asiste tomada de pose nee fo parabens ba diretur foun no agradese ba estrutura sesante.

Hau fiar eduksaun ba oin iha Timor laran, tenki iha edukasaun neebe kulidade, maibee se maka grante eduksaun kolidade nee, maka Istitusaun Insinu Superior sira, tamba imi maka formadores, imi maka sei forma professores sira, ba iha insinu baziku, insinu sekundaria no ba Pre-eskolar sira ita boot sira maka bele forma,” hateten La Sama, liu husi tomada depose ba Direitur Ezekutivu KIESP-TL, iha Salaun Kanossa, Dili, Kuarta (20/05/2015).

Iha fatin hanesan Direitur Ezekutivu KIESP-TL Manuel Vong hateten nia agradese tebes ba Prezidente Board no Universidade 10 foo fiar ba nia ho Pe. Urbanus atu halao knar nudar Direitur Ezekutivu no Vice Direitu KIESP-TL. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sesta (22/5/2015). Joao Anibal/Prizaldo Almeida

Suara Timor Lorosae

Edukasaun-Sosial Todan, La-Sama: “Ita Servisu Ekipa Bele Susesu”


DILI - Servisu ba Edukasaun no Saude nee todan tebes, maibee kuandu serbisu ho ekipa bele susesu no lori nasaun nee ba oin, tamba edukasaun sai pilar importante ba pais ida nee.

Lia hirak nee hatoo husi Ministru Estadu Kordenador Assuntu Sosiais no Ministru Edukasaun Fernando La Sama de Araujo, wainhira partisipa sermonia Tomada depose ba estruktura KIESP-TL, iha Canossa, Has Laran, Dili, Kuarta (20/05/2015).

Hau Serbisu iha Ministeru Edukasaun aumesmu tempu tenki kordena serbisu iha setor social nia, nee todan tebe-tebes, maibee hau fiar katak ho mutivasaun neebe maka aas, ho estratezia ida katak hau mesak la bele, mas serbisu ho ekipa nee ita bele, ekipa maka hanesan ita nia kbit no ita nia forsa bele lao ho susesu,” hateten La Sama.

Antes nee Prezidente Republika Taur Matan Ruak mos halo vizita iha suku barak iha Timor laran, Xefi estadu sempre alerta katak Timor oan ema ida deit, tamba nee tenki hamutuk foo liman ba malu hodi serbisu ekipa atu lori nasaun nee ba oin.

Iha parte seluk Direitur Ezekutivu Fundasaun Cristal Agustinho dos Santos Goncalves hateten agora nee future nasaun nia iha estudante sira, tamba nee professor no dosente sira hamutuk fahe matenek ba joven sira hodi lori nasaun nee ba oin. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sesta (22/5/2015). Joao Anibal

Suara Timor Lorosae

NÚMERO DE SEQUESTROS DISPARA EM MACAU MAS CRIMINALIDADE VIOLENTA DIMINUI


Macau, China, 21 mai (Lusa) - Nos primeiros três meses deste ano Macau assistiu a um aumento de 97% dos casos de sequestro, a grande maioria relacionados com o jogo, revelou hoje o secretário para a Segurança.

No balanço trimestral da criminalidade, Wong Sio Chak indicou que os sequestros subiram 97% em termos anuais, passando de 33 para 67 casos - destes, 61 estiveram relacionados com jogo.

Os casos de usura - todos ocorridos dentro de casinos - subiram 25,9% para um total de 68.
Entre janeiro e março os delitos subiram 2,4%, para um total de 3.588 mas as autoridades apontam para uma redução da criminalidade violenta em 4,7%, para 182 casos.

Macau continuou a não registar qualquer homicídio e o tráfico de droga teve uma descida significativa de 50,9%, para 28 casos.

Dentro dos casinos, além dos 68 casos de usura, foram registados nove casos de ofensa à integridade física, 42 furtos por carteiristas, 22 furtos de fichas e 38 burlas.

Ainda assim, Wong Sio Chak não estabelece qualquer relação entre a criminalidade e a queda que se tem registado nas receitas dos casinos.

"Foi registada uma subida significativa da 'usura' e no 'crime de cárcere privado'. Mesmo assim, acreditamos que este aumento, por si só, não significa que haja indícios de que o ajustamento das receitas de jogo traga consequências negativas para a segurança de Macau", disse o secretário, citado pela Rádio Macau.

ISG // JMR

CHINA VAI INVESTIR 164 MILHÕES DE EUROS NA EXPANSÃO DA INTERNET ATÉ 2017


Pequim, 20 mai (Lusa) -- O Conselho de Estado da China anunciou hoje um investimento de 164 milhões de euros, nos próximos três anos, para financiar o plano de aumento da velocidade de Internet e respetiva expansão em zonas rurais.

Este ano vão ser gastos 70.400 milhões de dólares (63.450 milhões de euros), e em 2016 e 2017 serão destinados 56.000 milhões de dólares (50.475 milhões de euros), segundo as linhas gerais publicadas hoje pelo Conselho de Estado, que desenvolvem o plano tecnológico aprovado na semana passada.

O plano nacional de melhoria do sistema de redes visa aumentar em 40% a velocidade da Internet e torná-la mais barata, medida para a qual o Governo vai pedir o apoio das grandes empresas estatais de telecomunicações.

Também está prevista a expansão da rede de banda larga e fibra ótica a 14.000 localidades de áreas rurais do país.

Apesar do elevado número de cibernautas (mais de 600 milhões de pessoas) e de já contar com algumas das maiores empresas de 'software' e Internet do mundo (Tencent, Baidu e Alibaba), a China tem uma velocidade de rede relativamente lenta em comparação com os países desenvolvidos.
FV // VM

CHINA COMPROU 80% DO CAPITAL DE UM BANCO BRASILEIRO


Pequim, 21 mai (Lusa) - Um grande banco estatal chinês, o Bank of Communications, comprou uma participação de 80 por cento no capital do banco brasileiro BBM por 525 milhões de reais (156 milhões de euros), anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa.

A aquisição, ainda sujeita a aprovação por parte dos reguladores dos dois países, foi anunciada em Brasília durante a visita ao Brasil do primeiro-ministro chines, Li Keqiang.

É a primeira operação internacional do género realizada pelo Bank of Communications e "o primeiro passo dos planos de expansão do banco na América Latina", disse o presidente da instituição, Niu Ximing, citado pela Xinhua.

"A aquisição estreitará a cooperação económica e financeira entre o Brasil e a China e impulsionará o investimento e o comércio bilaterais", acrescentou Niu Ximing.

Com sede em Xangai, o Bank of Communications é um dos cinco grandes bancos comerciais tutelados pelo governo chinês, juntamente com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), China Construction Bank, Agricultural Bank of China e Bank of China.

O banco brasileiro BBM faz parte do mais antigo grupo financeiro privado do país, fundado em 1858.

Li Keqiang, o primeiro-ministro chinês, é esperado hoje na Colômbia, segunda etapa de uma viagem de uma semana pela América Latina iniciada na segunda-feira no Brasil e que incluirá ainda o Peru e o Chile.

Nos últimos 14 anos, o comércio China-América Latina cresceu vinte vezes, somando 263.600 milhões de dólares (236 mil milhões de euros) em 2014, e segunda a imprensa oficial chinesa, dentro de uma década deverá atingir 500.000 milhões de dólares (447 mil milhões de euros).

O investimento chinês naquela região está também a crescer em ritmo acelerando, tendo já ultrapassado os 80.000 milhões de dólares (71 mil milhões de euros).

AC // APN