segunda-feira, 15 de junho de 2015

Faculdades da universidade nacional timorense encerradas há duas semanas por segurança


Díli, 15 jun (Lusa) - As aulas nas faculdades de ciências sociais e medicina e o trabalho do Centro de Investigação Cientifica da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, em Díli, estão suspensos há duas semanas, depois de ameaças de um grupo de alunos.

O problema arrasta-se há vários anos mas a situação tornou-se "insustentável" no início deste mês, segundo explicou à Lusa o decano da Faculdade de Ciências Sociais, Eurico Araújo, que referiu que hoje as aulas deveriam ter sido retomadas, o que "voltou a não ser possível".

Outras fontes universitárias ouvidas pela Lusa dizem que já chegou a haver ameaças de morte escritas, deixadas contra funcionários e professores, que há "intimidação de outros estudantes" pelo pequeno grupo de alunos e que se detetaram tentativas de acesso a computadores das faculdades.

Sem comentar estes detalhes, Eurico Araújo explicou que elementos de uma autoproclamada associação de estudantes, que não está formalmente registada como tal, têm ocupado parte do edifício há vários anos, tendo sempre procurado interferir em assuntos da gestão das faculdades.

"O ambiente tem estado sempre algo complicado, tentamos dialogar e conviver com os estudantes mas sem soluções e sem conseguir resolver o problema de fundo", referiu.

A tensão subiu de tom no final de maio quando funcionários tentaram instalar um novo mastro no interior do complexo, localizado na zona de Caicoli, em Díli, para a cerimónia mensal de hastear da bandeira nacional, que deveria realizar-se a 1 de junho, segunda-feira.

"Queríamos a cerimónia noutro sítio, sem ser à frente do edifício, porque somos muitos professores, alunos e funcionários e a cerimónia ou interrompia o trânsito ou o trânsito impedia que a realizássemos como dever ser", explicou.

"Os estudantes não concordaram com esta decisão da direção da faculdade. No sábado à tarde o mastro ficou pronto e à noite arrancaram aquilo", disse.

Na segunda-feira quando os professores viram o mastro no chão, a faculdade pediu explicações aos alunos tendo a tensão aumentado quando alguns professores "movidos por sentimentos de quem não gostou de ver o mastro no chão" e alunos se envolveram em confrontos.

A polícia nacional acabou por ser chamada e um professor foi detido por agressões, não tendo sido detido qualquer dos alunos.

"Perante esta situação, considerei que não a poderia controlar e informei o reitor. A UNTL tomou posição e o reitor por motivos de segurança, de falta de condições psicológicas para ensinar, mandou suspender as aulas, provisoriamente", afirmou.

Na semana passada foi emitida uma ordem do Ministério Público para retirar os alunos do edifício, tendo o reitor da UNTL informado que as aulas deveriam ser retomadas esta semana.

"Deveria ter sido feita uma limpeza e preparadas outras condições, o que ainda não ocorreu, pelo que as aulas voltaram a não ocorrer hoje", disse o decano Eurico Araújo.

"Talvez consigamos retomar as aulas amanhã (terça-feira)", afirmou.

ASP // JPS

Luisa dos Santos Rosa dá prata a Timor-Leste em taekwondo nos Southeast Asian Games


Singapura, 15 jun (Lusa) - A atleta timorense Luisa dos Santos Rosa conquistou este fim-de-semana, na final da categoria de menos de 49 quilos de taekwondo, a primeira medalha de prata deste ano para Timor-Leste nos Southeast Asian Games, em Singapura.

Depois de derrotar a cambojana Chantheary Chem e a singapurense Nur Fadzlyn Binte Mohd Zahruddin, Rosa, de 22 anos, chegou à final, onde acabou por perder contra a atleta tailandesa Chanatip Sonkham.

O pugilista timorense Henrique Borges Pereira conseguiu a primeira medalha para o seu país, um bronze, na categoria de peso meio-médio, nos Southeast Asian Games.

Nas edições anteriores, Timor-Leste, que participa desde 2003, conquistou 24 medalhas, incluindo três ouros, quatro pratas e 17 bronzes, destacando-se nas artes marciais.

Timor-Leste conquistou as primeiras medalhas em 2005 (três bronzes) na competição de arnis, uma arte marcial tradicional que teve origem nas Filipinas, país anfitrião dessa edição.

Em 2009, Timor-Leste somou mais três bronzes, em boxe, karate e taekwondo, tendo em 2011 a delegação timorense conquistado sete medalhas, uma de ouro, uma de prata e quarto de bronze, também em kenpo, e uma bronze em taekwondo.

Em 2013 a equipa timorense de kenpo conquistou o ouro na modalidade.

A tabela de medalhas é liderada pela Tailândia, com 234, das quais 87 ouros, seguindo-se Singapura com 252 medalhas mas apenas 82 ouros.

ASP// ISG.

ECONOMIA DOMÉSTICA TIMORENSE DESACELEROU NO INÍCIO DE 2015


Díli, 15 jun (Lusa) - A economia timorense, especialmente no que toca ao mercado de retalho, desacelerou na primeira metade deste ano, com dados estatísticos a confirmarem quedas na importação e no consumo.

Segundo o relatório de indicadores estatísticos trimestrais do Ministério das Finanças, divulgado este mês, o volume de importações de mercadorias no primeiro trimestre do ano, 102,88 milhões de dólares, foi o mais baixo dos últimos anos.

Comparativamente ao último trimestre de 2014, quando o volume total foi de 275,84 milhões de dólares, a queda no volume de importações foi de cerca de 139%.

Desde o início de 2013 o valor trimestral mais baixo tinha-se registado no terceiro trimestre daquele ano, quando Timor-Leste importou 121,73 milhões de dólares, mesmo assim quase 16% acima do valor do início deste ano.

Outros dados estatísticos que parecem indicar alguma desaceleração económica são os do Relatório de Execução Orçamental do primeiro trimestre do ano, divulgado pelo Ministério das Finanças (com informação sobre o final do V Governo, até 15 de fevereiro e dos primeiros dias do VI Governo, entre 16 de fevereiro e 31 de março).

Este relatório demonstra quedas em todas os impostos sobre mercadorias - significativo para a medida do comportamento da economia já que o setor do retalho assume uma importância significativa no setor doméstico não petrolífero.

Em concreto, o volume total de receitas provenientes de impostos sobre mercadorias caiu de 14,6 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2014 para 12,53 milhões no período homólogo deste ano.

Mesmo o valor global de receitas domésticas caiu, de 33,86 para 32,5 milhões de dólares, sendo que a queda poderia ser maior se não fosse pelo aumento das receitas provenientes da eletricidade e de aluguer de terrenos e propriedades.

O imposto sobre as vendas caiu de 3,35 para 2,87 milhões, o de consumo de 8,1 para 7,1 milhões e o de importação de 3,16 para 2,54 milhões.

A saída de assessores internacionais - terminaram vários contratos no final do ano passado e inicio deste ano - atrasos nos pagamentos do Governo, por problemas nos procedimentos e devido à mudança de Governo e ao orçamento retificativo podem ajudar a explicar parte da queda do consumo.

A desaceleração económica evidencia-se ainda na movimentação portuária com uma queda de cerca de 4% no volume de contentores importados.

Segundo dados do Departamento de Operações do Porto de Díli facultados à Lusa, em 2014, o Porto de Díli recebeu em média 1.759 contentores por mês (um total anual de 21.105).

No primeiro trimestre deste ano recebeu apenas 5.072 contentores ou 1.690 por mês, uma queda de 3,92% - ainda que este valor mensal seja superior à média mensal dos anos entre 2010 e 2013.

ASP // JPS

PARLAMENTO TIMORENSE APROVA RATIFICAÇÃO DE CONVENÇÕES DA UNESCO


Díli, 15 jun (Lusa) - O Parlamento Nacional timorense aprovou hoje por unanimidade a ratificação de três convenções da UNESCO, abrindo a porta para que o país possa candidatar, no futuro, património à lista protegida da organização com sede em Paris.

Em concreto, foi aprovada a Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural e o de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Foi ainda aprovada a Convenção para a Proteção da Diversidade das Expressões Culturais.

ASP // JPS

L-7 Mantein Pozisaun Atu Halo Demo, Longuinhos La Fo Autorizasaun


DILI - Cornelio Gama L-7 mantein pozisaun atu halo Demostrasaun hasoru estadu Timor Leste, karik Ministru Interior Longuinhor Monteiro la fo autorizasaun.

Tuir Cornelio Gama L-7 katak, demonstrasaun nebe maka atu halo nee hare liu ba korupsaun neebe buras iha rai laran, tan nee hanesan ema Falintil ida hare katak Nasaun nee mosu problema barak, boot sira mos komesa lori malu ba tribunal.

Hau hanoin Ministru Interior Longuinhos Monteiro keta ameasa fali dehan, karik demostrasaun nee realize  duni, no laiha autorizasaun maka Long sei haruka forsa sira sei sai hotu, liafuan ida nee hanesan amesa fali ami no halo fali ditadura, tan nee Longuinhos ameasa ami ho ditadura maka ami mos kaer ditadura no sei la tauk ema ida too mate, nee maka pozisaun ami nia karik Ministru Interior la fo autorizasaun atu halo demostrasaun,” informa L-7 ba Jornalista sira Segunda (15/06/2015) iha nia knar fatin Bidau Mota Laran.

Nia informa liu tan katak, karta neebe maka L-7 haruka ba PNTL nee atu husu autorizasaun halo demostrasaun, tamba korupsaun iha rai laran buras, no liu hosi manifestasaun nee atu ajuda Governu sira bele lao los no labele estraga Nasaun, tamba rai ida nee sosa ho ran.

Iha parte seluk Ministru Interior Longuinhor Monteiru Via Telefone informa demostrasaun nee konforme Cornelio Gama L7 atu halo. Informasaun Kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Tersa (16/6/2015). Madalena Horta/Sonia Fereira

Suara Timor Lorosae

REFUZIADU HAKARAK FILA, GOVERNU SEI HALO REINSERSAUN


DILI - Refuziadu Timor oan nebe hela iha Kupang no Atambua Indoensia Hakarak fila, odamatan Governu nian Nakloke, maibe sira nebe mak iha lista justisa tenki submete ba tribunal hodi responsabiliza ba aktu nebe komete.

Tuir Primeiru Ministru Rui Maria Araujo katak Timor Leste oras nee nakoloke ba sidadaun hotu-hotu nebe hakarak hola deziaun fila fali, tamba periode tranzisaun nasoens unidas nian iha mekanismu propriu hodi halo Akoilamentu ba sira.

Sira nebe mak iha justisa ninia lista sira tenki asumi ninia responsabiidade ida nee mak prisipou nebe governu Timor Leste adopta. Agora ita nokloke se mak hakarak fila bele fila,” dean PM Rui ba Jornalista Segunda (15/06/2015) iha Palasiu Prezidensial Nicolao Lobato.

Nia hatete Refuziadu Timor oan sira iha nebe deit hakarak fila bele kuandu too iha nee Ministeriu relevantes no autoridade sira, sei halo reinsersaun ba sira nebe mak hakarak fila Timor Leste.

Iha fatin ketak Kornedador Manatuto Oan iha Kupang Sebastiao da Silva katak Manatuto oan i hakarak fila Uluk kedas maibe senti tauk tamba iha tinan 1999, koalia lia Aat ba malu ba malu maibe rona ona ulun boot Timor nia liafuan no loke ona dalan, tan nee prontu atu fila. Informasaun Kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Tersa (16/6/2015). Timotio Gusmao

Suara Timor Lorosae

EMBAIXADOR CHINA DESPEDE PR TAUR


DILI - Embaixador China ba Timor-Leste, Tian Guangfeng despede Prezidente Repúblika Taur Matan Ruak, tanba nia mandatu durante tinan 3 remata ona.

Remata Despede ho Prezidente Republika Taur Matan Ruak, Embaixador Repúblika Popular China, Tian Guangfeng hatete ninia missaun diplomata durante tinan tolu (3) ho balun remata ona, tanba nee sei fila ba China.

Hau halo vizita despedida, tanba hau halo servisu iha Timor-Leste tinan tolu liu ona no sei fila ba China,” dehan embaixador China, Tian Guangfeng ba jornalista Segunda (16/06/2015) iha Palacio Prezidensial Nicolao Lobato.

Nia hatete Durante enkontru koalia konaba kooperasaun entre Timor-Leste no China iha nivel hotu, tan nee hanesan diplomata neebe halao ona missaun iha Timor-Leste sei halo esforsu tomak, hodi nunee Timor-Leste no China bele hametin liu kooperasaun iha futuru.

Iha fatin Hanesan komunidade Bairopite, Antonio da Conseição Lobato mos halao enkontru ho Prezidente Republika Taur Matan Ruak, maibe enkotru nebe mak halao labele fo sai ba publiku tamba enkontru privadu. Informasaun Kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Tersa (16/6/2015). Timotio Gusmao

Suara Timor Lorosae

TAUR HATUTAN POVU NIA HALERIK BA GOVERNU


Prezidente Repúblika (PR), Taur Matan Ruak, Kinta (11/6/2015), introdus sofrementu no halerik povu rurais nian ba Governu liu husi Ministru Obras Publiku, Transporte no Komunikasoens (MOPTK), Gastão de Sousa ho nia vise Januario Pereira.

Durante PR Taur hala’o vizita tama sai suku, komunidade sira sempre levanta sira nia problema, falta bee mos, la iha eletrisidade no la hatan asesu estrada ne’ebe diak no seguru.

PR Taur husu ba Ministru Gastão de Sousa ho Vise Ministru Januario Pereira, atu fo atensaun loke estrada no dada eletrisidade ba komunidade sira iha suku ho aldeia.

“Prezidenti bolu mai para bele fo nia hanoin depois ami tenta ba iha terenu atu rezolve kestoens sira ne’e,” informa Gastão de Sousa, ba jornalista sira hafoin hasoru malu ho PR Taur Matan Ruak iha Palacio Presidente.

Suku ho aldeia sira ne’ebe maka identifikadu la iha estrada maka suku balun iha Postu Administrativu Quelicai, Municipio Baucau, balun fali Postu Administrativu Hatolia no balun iha Kaicako-Bobonaro.

PR Taur Matan Ruak mos lavanta kona-ba projetu de emerjensia ne’ebe mak kompanha sira finaliza ona sira nia obra, maibe ladauk iha pagamentu husi Governu.

“Ami berefika dadauk ona iha pakotes 55 haruka ba Ajensisa Dezenvolvimentu Nasional (ADN) atu identifika depois sei lori ba Parlamentu,” hateten Gastão de Sousa.

Gastão Sousa dehan, orsamentu ne’ebe mak aloka ba Governu hodi hadia estrada iha Timor laran tomak, hamutuk   iha miloens 50-resin USD. “Husi ami nia linha ministeriu, ami iha miloens 29 USD ne’ebe mak atu rezolve pagamentu no hodi atende servisu emerjensia nian ne’ebe akontese iha tinan ne’e nia laran,” haklaken Gastão Sousa.

Projetu Fiziku Oecusse Sei Hetan Progresu

Projetu fiziku loke estrada no dada eletridade ne’ebe mak ligasaun ho komemorasaun   tinan 500 embarkasaaun Portugues mai Lifau Oecusse sei hetan progresesu diak iha Novembru tinan ne’e.

“Ami ba Oecusse haree projetu fiziku sira, hanesan estradas, eletridades no Aeroportu lao diak,” hateten Ministru Gastão Sousa. Avi

Jornal Nacional

Nesesidade Baziku ho Material Konstruksaun, Dominante Tama iha Portu Dili


Nesesidades bazikus ho material konstrusaun sivil nian maka durante ne’e domina tama mai Timor Leste liu husi odamatan bot Portu Dili.

Direitor Portu Dili, Lino Barreto, hateten, sasan importasaun   ne’ebe mak tama mai iha portu Dili mak hanesan sasan nesesidade baziku no mos material konstruksaun nian.

“Hau hakarak hateten katak, durante sasan ne’ebe mak tama liu husi Portu Dili mak hanesan sasan nesesidade baziku nian mak fos, mina inklui material konstruksaun sira ne’e, ne’ebe bele dehan pursentu sia nulu resin ualu mak sasan tama mai iha portun Dili. Ami sura katak, loron ida ro tama dala ida,” hateten Lino ba Jornalista iha nia kna’ar fatin Portu Dili, Kuarta (10/06/2015).

Iha parte seluk Deputada Brigida Correia, hanesan membru komisaun D Parlamentu Nasional (PN) ne’ebe trata asuntu kona ba Ekonomia Dezemvolvimentu hateten katak, sira nia kna’ar sempre preokupa hela no husu ba Governu presiza tau matan ba sasan sira ne’ebe mak tama mai, tanba hare katak, liu-liu ba sasan ne’ebe mak ilegais.

“Ami nia kna’ar sempre preokupa hela no husu ba Governu presiza tau matan ba sasan sira ne’ebe mak tama mai, liu-liu ba sasan ne’ebe mak ilegais, entaun Governu tenki konsidera no tenki halo kontrolu maximu ba sasan sira ne’ebe mak tama mai,” deputada Bankada CNRT ne’e dehan.

Prezidente komisaun D PN, Deputada Jacinta Pereira mos realsa tan katak, bainhira atu halo kontrolu diak ba sasan importasaun ne’ebe mak tama mai iha TL ne’e kompetensia MCIA nian ne’ebe sira mak presiza halo kontrolu. Mia

 Jornal Nacional

JSMP Forñese Treinamentu, Asesu Ba Justisa No Direitu Feto Iha Liquiça


Programa Monitorizasaun ba Sistema Judisiáriu (JSMP) lansa treinamentu ba Konsellu Suku hamutuk 100 iha Munisípiu Liquiça. Atividade ne’e parte ida husi USAID nia projetu Ba Distrito.

Treinamentu ne’e hala’o durante loron tolu hahú husi Tersa-Kuarta feira (9-11 Juñu) iha sede suku Vaviquina, Postu Administrativu Maubara, Munisípiu Liquiça.

Treinamentu ne’e foka liu ba feto sira nia direitu no asesu ba justisa inklui direitu ba igualdade, propriedade, alimentasaun no prosesu justisa formál. Tarjetu pastisipante iha treinamentu ne’e inklui Xefi Suku, Lia-na’in no reprezentante feto.

Modulu ne’e hanaran Asesu ba Justisa no Feto sira nia Direitu, ne’ebé implementa husi JSMP ho apoiu jenerozu husi povu Amerikanu liu husi USAID nia projetu Ba Distrito, hodi haforsa kapasidade ba membru konsellu suku-sira ne’ebé importante tanba iha kazu barak, lideransa lokál-sira mak ema primeiru ne’ebé komunidade kontaktu kona-ba asuntu oi-oin inklui prevensaun no rezolusaun konflitu.

“Apoiu jenerozu husi povu Amerikanu sei ajuda harii Timor-Leste hanesan nasaun ne’ebé moris iha dame, seguru no inkluzivu, ne’ebé sidadaun hotu bele asesu ba justisa,” hateten Diretór Misaun USAID John Seong, liu husi komunikadu imprensa ne’ebé redasaun Jornal Nacional Diário simu, iha Kuarta feira (10/6), “Governu Estadus Unidus orgullu tebes atu suporta JSMP no organizasaun seluk atu garante katak sidadaun hotu bele asesu sira nia direitu legál.”

Luis Oliveira Sampaio, Diretór Ezekutivu JSMP hateten katak, treinamentu ne’e importante ba lideransa komunitáriu sira tanba sira mak autór primáriu ne’ebé besik no hamutuk ho povu lor-loron no hein katak programa ne’e bele aumenta sira nia koñesementu relasiona ho kazu ida-di’ak nia natureza.

Formasaun ne’e foñese ba ema hamutuk na’in rua nulu resin ida (21), kompostu husi lideransa lokál sira inklui Xefi suku, Lia-Na’in no reprezentante feto, husi konsellu suku hamutuk hitu (7): Suku Guguleur, Guico, Lisadila, Maubaralisa, Vatuboro, Vatuvou no Vaviquinia.

“Ami espera katak formasaun ida ne’e sei prepara lideransa komunitária ne’ebé atu promove no hametin kultura inklusivu iha komunidade-sira leet ne’ebé feto sei hetan apoiu, protesaun, no igualdade,” dehan Fausto Belo Ximenes, Jestór ekipa Asesu ba Justisa husi projetu Ba Distrito.

Durante loron tolu, benefisiáriu sira sei aprende kona-ba, Direitu no lei iha Timor-Leste, Igualdade jéneru, Feto sira nia direitu, Violénsia doméstika, Asesu ba sistema justisa formal, Ajuda vítima sira iha komunidade.

“Informasaun ne’ebé ami hetan bele uza hodi eduka liu tan komunidade iha ami nia suku laran, liu-liu kona-ba oinsa feto sira bele asesu ba Justisa no oinsa atu buka dalan hodi rezolve problema feto nian iha suku laran no mós iha prosesu justisa formál,” hateten reprezentante Feto husi Suku Vatuboro, Luisa Fernandes Nunes.

Fó komentáriu mós ba formasaun ne’e, Xefi Suku Vaviquinia, Antoninho dos Santos, hateten “Ami sempre hetan dezafiu/problema barak wainhira tenta atu rezolve problema iha suku laran tanba dala barak ami rasik falta informasaun. Ho treinamentu ida ne’e, bele reforsa ami nia esforsu hodi rezolve problema hirak ne’e. Pur izemplu, problema ne’ebé mak tama kategoria hanesan Krime Semi-Públiku”.

Tuir planu treinamentu hanesan sei hala’o iha Postu Administrativu Liquiça hahú iha 15-17 Juñu 2015 no Postu Administrativu Bazartete hahú iha 18-20 Juñu 2015.*/dac

Jornal Nacional

Austrália: UMA SELFIE COM UM “AMIGO” INESPERADO… UM TUBARÃO


Na imagem pode ver Alex Hayes na sua prancha de surf e do seu lado esquerdo um tubarão, quase à tona da água.

Um surfista australiano estava a tirar uma selfie, sem adivinhar o que estava à sua volta. A verdade é que tinha um tubarão a rondá-lo, informa o Independent.

Este poderia ter sido um momento assustador, mas a verdade é que o tubarão nada fez ao rapaz e ele ainda aproveitou para tirar a selfie. 

Alex Hayes publicou a imagem no Instagram e escreveu: “Fui surfar um pouco e parei para descansar. Tirei uma fotografia e foi quando vi este ‘bad boy’. Primeiro entrei em pânico, mas depois percebi que ele estava calmo”.

“Ainda bem que trouxe a minha Gopro, caso contrário ninguém tinha acreditado em mim”, acrescenta o rapaz que agora é notícia pela curiosa companhia na selfie que tirou.

Notícias Ao Minuto

NOVA LEI FACILITA AINDA MAIS TRABALHO INFANTIL NA ÍNDIA


A nível global, as estatísticas sobre trabalho infantil têm melhorado. Mas a Índia não está a seguir o mesmo caminho.

A poucos dias do Dia Mundial contra o trabalho infantil – será na próxima sexta-feira –, o tema volta a estar na ordem do dia na Índia.

Segundo a UNICEF, haverá 28 milhões de crianças entre os 5 e os 14 anos de idade a trabalhar naquele que é o segundo país mais populoso do mundo. Mas ativistas temem que o cenário piore neste país asiático, dá conta o Huffington Post.

Em causa está uma alteração à legislação, que cria menos restrições à lei que proíbe a exploração infantil no país. Esta mudança na lei permite que crianças trabalhem depois das aulas ou durante as férias escolares nos negócios familiares, sendo que este tipo de negócios contemplam as mais variadas tarefas.

As autoridades indianas justificam as alterações à lei como uma forma de incentivar o “espírito empreendedor”, escreve a mesma publicação.

Mas num país onde culturalmente o tema ainda causa muitas divergências de opinião, e onde os índices de pobreza continuam elevados, teme-se que os esforços dos últimos anos, com o intuito de contrariar o fenómeno, sofram novo revés, levando a que mais crianças, muitas de 'tenra' idade, sejam colocadas a fazer tarefas pouco adequadas à sua idade.

Notícias Ao Minuto

OMS DIZ QUE SURTO DE MERS NA COREIA DO SUL É COMPLEXO


Comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde se reúne na terça-feira para discutir a evolução da doença, que já matou 14 pessoas e infectou outras 138 no país. Mais 12 novos casos foram registrados.

O comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou neste sábado (13/06) que vai se reunir na próxima terça-feira para discutir a evolução da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês) na Coreia do Sul. A entidade definiu o surto como "amplo e complexo" e afirmou que espera o aparecimento de mais casos da doença.

Neste sábado, foram anunciados 12 novos casos, incluindo o motorista de uma ambulância que transportou um infectado.

No total, pelo menos 14 pessoas morreram e outras 138 foram infectadas no país pelo coronavírus desde o primeiro diagnóstico, realizado a 20 de maio, num homem que tinha estado na Arábia Saudita e em outros países do Golfo Pérsico.

A reunião do comitê de emergência foi convocada na sexta-feira pela diretora-geral da OMS, Margaret Chan, e será o nono encontro deste grupo de especialistas – localizados em distintas partes do mundo e que se comunicam através de teleconferência – dedicado à Mers.

A maioria das reuniões abordou a presença da síndrome na Arábia Saudita, onde mais de 950 pessoas foram contaminadas e 412 morreram desde 2012.

Os peritos do comitê vão avaliar as novas informações que possam ter surgido sobre as características epidemiológicas da doença. Segundo confirmou uma missão especial enviada pela OMS à Coreia do Sul, o vírus não sofreu mutações genéticas. A mesma missão constatou que o padrão de contágio é igual ao que foi observado no Oriente Médio.

O Mers é um vírus mais fatal, mas não se propaga tão rapidamente como o responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, na sigla em inglês) que, em 2003, fez cerca de 800 mortos em todo o mundo.

O vírus da Mers provoca infecção pulmonar, e os afetados sofrem de febre, tosse e dificuldades respiratórias. Não há, por enquanto, vacina ou tratamento para a enfermidade, cuja taxa de mortalidade é de cerca de 35%, de acordo com a OMS.

MD/lusa/rtr – Deutsche Welle

CHINA PRETENDE TRIPLICAR PRODUÇÃO DE ARROZ NA GUINÉ-BISSAU


A China vai aprofundar a cooperação bilateral com a Guiné-Bissau nos domínios da pesca, agricultura, especialmente na cultura de arroz e noutras áreas de interesse dos dois países, disse quinta-feira em Bissau o embaixador da China.

O embaixador Wang Hua disse à saída de uma audiência concedida pelo Presidente José Mário Vaz que uma equipa de técnicos agrícolas chineses está a trabalhar na produção de arroz na região de Bafatá e adiantou “pretendemos que essa actividade se alargue às restantes regiões da Guiné-Bissau.”

O embaixador da China acrescentou que, de acordo com a previsão dos técnicos chineses, a produção de arroz na região Bafatá irá na presente campanha agrícola registar uma produtividade triplicada relativamente às campanhas anteriores.

O interesse em aumentar a produção de arroz, produto base da dieta alimentar da Guiné-Bissau, ocorreu na mesma altura em que o governo distribuiu pelos diferentes departamentos estatais cerca de 400 computadores e respectivos acessórios doados pela China. (Macauhub/CN/GW)

MOÇAMBIQUE ASSINA CONTRATO DE EMPRÉSTIMO COM O JAPÃO


Moçambique assinou quinta-feira com o governo do Japão o contrato para a concessão de um empréstimo de 250 milhões de dólares para a execução da segunda fase do projecto de desenvolvimento do porto de Nacala, província de Nampula, informou a agência noticiosa AIM.

O contrato para a concessão do empréstimo, anunciado recentemente, foi assinado em Maputo pelo ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane e pelo representante residente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) em Moçambique, Katsuyoshi Sudo.

O financiamento agora concedido vai permitir a transferência do terminal de contentores do cais sul para o cais norte, que terá uma maior capacidade de manuseamento com equipamentos modernos e maior espaço para parqueamento.

Este investimento constitui a parte mais importante de uma série de apoios concedidos pela JICA para renovar e aumentar a capacidade do porto de Nacala.

Para a primeira fase, a JICA disponibilizou cerca de 27 milhões de dólares para obras de emergência em 2012 e cerca de 66 milhões de dólares em 2013. (Macauhub/MZ)

CHINA PROCURA REFORÇAR POSIÇÃO NO GÁS NATURAL DE MOÇAMBIQUE


A China pretende fazer com que as suas empresas do sector petrolífero reforcem as respectivas participações em blocos de gás natural em Moçambique, onde foram descobertas até à data reservas de dimensão mundial.

Em particular, a empresa estatal China Huadian Corporation está a negociar com a italiana ENI uma participação no bloco 4 da bacia do Rovuma, onde a também estatal Sinopec comprou há 2 anos uma participação de 20%.

Na semana passada, a agência financeira Reuters avançou que em causa está uma participação de 15%, dos 50% que a ENI actualmente detém, mas que há outros interessados e que a principal questão em cima da mesa é o preço.

Fontes ligadas ao sector adiantam que a ENI não estará disposta a perder o estatuto de operador do bloco, o que poderá afastar grandes multinacionais como a Exxon ou a Shell, e que a duração das discussões com a Huadian já é significativa.

“Há muito interesse chinês em Moçambique, com mais do que uma empresa de segunda linha na disputa”, segundo fonte citada pela Reuters.

O objectivo, não confirmado pela empresa italiana, que somente anunciou publicamente a intenção de alienar activos para financiar o desenvolvimento de projectos, é fechar o negócio ainda em 2015.

Há dois anos, a CNPC pagou 4,2 mil milhões de dólares por 20% do bloco 4 do Rovuma, superando a concorrência de vulto das principais empresas do sector na zona onde foi identificada uma das maiores reservas recentes de gás natural – 85 biliões de pés cúbicos.

Aos preços actuais, que já reflectem a quebra no mercado de energia no último ano, a participação de 15% poderá valer cerca de 1,5 mil milhões de dólares.

A Ásia aparece como o mercado natural para o gás natural moçambicano, sendo inclusive mencionado por alguns analistas o objectivo de fazer de Moçambique um centro de produção de gás para a China.

A Ásia é actualmente considerado o único mercado em boas condições de rentabilizar os investimentos já efectuados e a efectuar na produção de gás natural liquefeito em Moçambique.

O investigador Loro-Horta afirmou em artigo recente que a China está a afirmar-se rapidamente “como o mais importante actor diplomático e económico em Moçambique”, investindo milhões “sem fazer perguntas.”

As reservas de gás natural no mar de Moçambique estão avaliadas pela concessionária estatal Empresa Nacional de Hidrocarbonetos em 250 biliões de pés cúbicos, o suficiente para abastecer todo o mercado mundial durante 2 anos.

Enquanto as autoridades apontam para que a produção tenha início em 2018, a EIU considera 2020 como um horizonte mais realista, considerando atrasos no desenvolvimento de infra-estruturas e preocupações das empresas do sector em relação a um excesso de oferta no mercado, entre outros factores.

Os analistas consideram que, quando a produção estiver em “velocidade de cruzeiro”, Moçambique será o terceiro maior produtor mundial de gás natural, atrás apenas do Qatar e Austrália. (Macauhub/CN/MZ)

ANGOLA PEDE À CHINA MORATÓRIA NO PAGAMENTO DA DÍVIDA


O Presidente de Angola pediu, quarta-feira em Pequim, uma moratória de pelo menos dois anos no pagamento da dívida à China e a concessão de novas linhas de crédito ou a ampliação das já existentes, informou a televisão pública angolana TPA.

A TPA, que não divulgou o montante da dívida de Angola à China, informou ainda que José Eduardo dos Santos fez esta solicitação quando discursava na abertura das conversações oficiais com o seu congénere chinês, Xi Jinping, no âmbito da visita oficial que efectua à China desde segunda-feira.

O presidente referiu que Angola pretende continuar a realizar acções conjuntas com a China nos domínios das infra-estruturas básicas e económicas, bem como da educação, ciência, energia e águas, agricultura, indústria transformadora, geologia e minas, formação de técnicos e especialistas.

José Eduardo dos Santos informou que Angola enfrenta um problema sério resultante do facto de a economia do país estar essencialmente dependente da exportação de um único produto, o petróleo, que representa cerca de 90% do total das exportações angolanas.

“A queda significativa do preço do petróleo e a consequente redução acentuada das receitas do Estado obrigou-nos a rever em baixa o nosso Orçamento Geral do Estado e a fazer contenção de despesas, diminuindo a nossa capacidade de recuperar infra-estruturas económicas e sociais e de promover investimentos públicos e privados”, disse.

José Eduardo dos Santos disse ainda que Angola pretende estabelecer com a China acordos bilaterais para acelerar a aplicação do programa de diversificação da economia, “tendo em conta a nossa capacidade tecnológica e os meios necessários que o país detém.”

Nesse contexto, frisou que o Estado angolano pretende renegociar os actuais termos da dívida, solicitando uma moratória de pelo menos dois anos no pagamento, negociar novos acordos de financiamento, uma vez que os recursos da linha de crédito da China têm sido uma das principais fontes de financiamento das acções executadas e a executar no sector público e privado.

Acompanham o chefe de Estado angolano nesta sua quarta visita oficial à China o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa e o titular das pasta das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.

Integram ainda a comitiva presidencial os ministros das Finanças, Armando Manuel, do Comércio, Rosa Pacavira, da Agricultura, Afonso Pedro Canga, dos Transportes, António da Silva Tomás, das Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ensino Superior, Adão do Nascimento e da Educação, Mpinda Simão. (Macauhub/AO/CN)

Apenas um milhar participam em manifestação de pró-democratas em Hong Kong


Hong Kong, China, 14 jun (Lusa) - Apenas um milhar de pessoas participaram hoje em Hong Kong numa manifestação convocada pelo movimento pró-democrático antes da votação no Parlamento local de um projeto de reforma eleitoral que divide o território autónomo chinês.

O número de manifestantes é significativamente inferior ao das dezenas de milhares que saiam à rua no último outono para protestar contra esta reforma e que paralisaram uma parte da cidade durante dois meses antes de serem desincentivados pelo uso da força pela polícia.

Depois, apareceram discórdias no interior do "Movimento dos Guarda-chuvas" entre os defensores da confrontação e os do consenso.

"Nós queremos mostrar à opinião pública que estamos unidos. Queremos mostrar à comunidade internacional que a maioria recusa uma democracia truncada", declarava antes da manifestação de hoje Daisy Chan, porta-voz da Civil Human Rights Front.

Mas sob um sol escaldante, 30 graus centígrados à sombra e 80% de humidade, apenas um milhar de pessoas participaram na manifestação cerca das 15:00 locais (8:00 em Lisboa) entre o parque Victoria e o Legislative Council (LegCo), o parlamento de Hong Kong situado no centro financeiro e administrativo da cidade.

O número de participantes deve aumentar quando se aproximarem do LegCo mas está longe de responder às expetativas dos organizadores que esperavam até 50.000 participantes.

O projeto de reforma eleitoral prevê o direito de voto a todos os cidadãos maiores de idade de Hong Kong na próxima eleição do chefe executivo em 2017.

Atualmente, o chefe executivo é designado por um comité de 1.200 grandes eleitores maioritariamente pró-Pequim.

O governo estima que o seu projeto representa um "grande passo" em termos democráticos na antiga colónia britânica que passou para as mãos da China em 1997.

Os críticos do projeto consideram-no uma "paródia de democracia" pois Pequim continua a controlar o processo já que só são autorizados dois ou três candidatos escolhidos por um comité leal ao Partido Comunista Chinês.

Encontros de conciliação entre os militantes de um lado, o governo local e os responsáveis chineses de outro lado, foram infrutíferos porque todos rejeitam ceder o que quer que seja.

O LegCo vai analisar a proposta de lei relativa ao método eleitoral para a escolha do chefe do Executivo na quarta-feira mas, tendo em conta o intenso debate que deve desencadear, prevê-se que a votação propriamente dita seja protelada para quinta ou mesmo para sexta-feira.

A proposta de lei prevê a introdução do sufrágio universal nas eleições para o chefe do Executivo em 2017, mas só depois de uma pré-seleção de dois a três candidatos, que ficará a cabo de um comité composto por 1.200 membros, num processo descrito pela ala democrata como uma "triagem".

MC // PJA

China vai permitir entrada dos residentes de Taiwan sem necessidade de visto


Pequim, 14 jun (Lusa) -- Pequim vai permitir a entrada dos cidadãos de Taiwan na China sem necessidade de requerem de visto como acontecia até à data, anunciou hoje o presidente da Conferência Política Consultiva do Povo (CCPPC), a segunda câmara do parlamento.

Yu Zhengsheng revelou os planos do Executivo no seu discurso no sétimo Fórum do Estreito, inaugurado este fim-de-semana em Xiamen, na província chinesa de Fujian.

O também membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista da China não especificou a data em que a decisão vai entrar em vigor.

O plano foi anunciado por Yu para "continuar a criar melhores condições para o intercâmbio entre as duas Chinas".

Até à data, a China exigia uma "autorização de viagem" aos residentes de Taiwan, designada "autorização para os compatriotas de Taiwan", que servia como documento de viagem e dispensava qualquer selo no passaporte taiwanês, para não mostrar um reconhecimento indireto de Taiwan como entidade política separada, escreve a agência Efe.

Essa autorização de viagem, que permitia aos taiwaneses trabalhar e viver no interior da China, era utilizada desde 1987, quando o então Presidente de Taiwan, Chiang Ching-Kuo, levantou a proibição de viajar através do estreito de Formosa, e Taiwan estabeleceu uma autorização paralela para os chineses.

Para viajar para a China, os taiwaneses precisavam de solicitar a autorização de entrada nos escritórios da "China Travel Service Limited" ou através de agências de viagens, e a autorização servia como documento de identificação na China e tinha validade de cinco anos.

Segundo adiantou Yu Zhengsheng, as autoridades vão dar um cartão aos taiwaneses que será válido como o seu atual passaporte, servindo para os identificar quando estão na China, evitando assim o mencionado problema político.

China e Taiwan mantêm uma disputa de soberania desde que, em 1949, o derrotado governo e o Exército do Partido Kuomintang se refugiaram em Taiwan e constituíram na ilha a República da China em Taiwan.

O Partido Kuomintang (KMT) mantém uma maioria absoluta no Parlamento de Taiwan e, segundo a maioria das sondagens citadas pela Efe, poderá manter a maioria em cooperação com outros grupos políticos nas eleições de janeiro de 2016.

Não obstante, o KMT anunciou hoje a vice-presidente do poder legislativo, Hung Hsiu-chu, como a sua candidata presidencial em 2016.

Hung é vista como candidata sem experiência de governo e considerada parte do núcleo duro do partido, segundo analistas, aumentando as expectativas de mudança do partido na presidência de Taiwan, já que nenhum dos pesos fortes do KMT vai disputar a presidência à candidata da oposição Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista de Taiwan.

FV // PJA

CHINA REDUZ VOOS PARA A COREIA DO SUL DEVIDO A CORONA VÍRUS


Pequim, 14 jun (Lusa) -- As principais companhias aéreas chinesas decidiram reduzir as viagens para a Coreia do Sul até ao final de agosto devido à Síndrome Respiratória de Oriente Medio (MERS), que já matou 15 pessoas naquele país desde 20 de maio.

Devido ao novo coronavírus companhias como a Air China reduziram de 24 para 21 voos até final de agosto, enquanto outras empresas como a China Eastern apenas garantem ligações três vezes por semana.

As seis empresas que decidiram reduzir ou suspender os voos para a Coreia do Sul justificaram a sua decisão com a redução da procura de viagens devido ao medo de contágio da MERS.

As autoridades chinesas ordenaram no sábado às companhias aéreas que aumentassem a prevenção, com medidas como a desinfeção dos aviões que cheguem da Coreia do Sul.
A Coreia do Sul confirmou hoje a 15.ª morte devido a este vírus e o registo de sete novos casos, o que eleva para 145 o número de contagiados.

A doença foi detetada em 2012 na Arábia Saudita.

PL // ZO

PORTUGAL SUB 20 ELIMINADO PELO BRASIL NA NOVA ZELÂNDIA


A seleção portuguesa de futebol de sub-20 foi, este domingo, eliminada nos quartos de final do Mundial da categoria, em Hamilton, na Nova Zelândia, ao perder com o Brasil por 3-1, no desempate por grandes penalidades.

Nos 120 minutos, a formação das "quinas", vicecampeã europeia de sub-19 em título, falhou várias oportunidades flagrantes, nomeadamente por André Silva (14 minutos), Rony Lopes (84 e 95) e Gelson Martins (105+1), e o "nulo" manteve-se até final.

A seleção "canarinha", campeão mundial em 1983, 85, 93, 2003 e 2011, vai jogar quarta-feira o encontro das meias-finais, em Christchurch, pelas 5.00 horas de Lisboa, com o vencedor do embate entre Uzbequistão e Senegal.

Jornal de Notícias – Foto: Riquicho disputa lance com o brasileiro Guilherme / EDDY LEMAISTRE/EPA