segunda-feira, 17 de maio de 2021
TATOLI - Agência Noticiosa de Timor-Leste -- EM PORTUGUÊS
Covid-19: Duas mortes e 179 novos casos em Timor-Leste no domingo (16)
Mortos em Timor-Leste sobem para 10 após morte de cidadão chinês
Díli, 16 mai 2021 (Lusa) – Um cidadão chinês morreu hoje no centro de isolamento de Vera Cruz, em Díli, infetado com SARS-CoV-2, elevando para dez o número de mortos em Timor-Leste desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades timorenses.
Também hoje as autoridades anunciaram que nas últimas 24 horas se registaram 179 infeções, 156 casos em Díli, oito em Baucau, seis em Viqueque, quatro cada em Covalima e Manatuto e um em Bobonaro, sendo que 12,2% dos casos tinham sintomas de covid-19.
Registaram-se ainda 65 casos recuperados, com o número de casos ativos a subir para 2.116 e o total acumulado desde o início da pandemia a subir para 4.458.
Rui Araújo, um dos coordenadores do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), explicou que a vítima mortal de hoje, o primeiro cidadão estrangeiro a morrer de covid-19 no território timorense, é um homem, de 58 anos se apresentou no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) no dia 11 de maio, onde lhe foi diagnosticado síndrome de insuficiência respiratória aguda.
“Desde 11 de maio esteve a
receber tratamento
ANA GOMES, A AMIGA DA ONÇA DE XANANA GUSMÃO
Ao ler os comentários (emocionais) da ex-deputada Ana Gomes em relação ao líder histórico da Resistência Timorense, publicados há alguns dias em vários órgãos de comunicação social, fiquei perplexo e escandalizado pela significativa falta de discernimento e de desconhecimento que esta dirigente do Partido Socialista português tem sobre a realidade actual timorense.
O observador menos atento, é minha convicção, após ter lido os comentários da Senhora, percebe de imediato que houve um objectivo premeditado em tentar colocar a figura mítica de Timor-Leste numa situação constrangedora e humilhante, como fazem os “Amigos da Onça”, quiçá, ao serviço de terceiros interesses.
Em termos de significação de conceitos e para me posicionar sem equívocos, considero que a expressão “amigo da onça” foi criada há muitos anos e tem como significado “figura malandra, debochada e irónica que gosta de levar a melhor sobre os outros”.
As expressões utilizadas pela Senhora Ana Gomes ao referir-se ao ex-Comandante das “Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste” (FALINTIL), Kay Rala Xanana Gusmão, referidas em órgãos de comunicação social, tais como:
“ar maltrapilho e perturbado”;
“até por temperamento, ele era dado a algumas atitudes coléricas”;
“foi de boca aberta que se viu o antigo Presidente a dormir ao relento”;
“parece estar desequilibrado”;
“admito que seja por questões do foro neurológico”;
que o estado do Katuas Xanana “pode ser resultado da velhice ou frustração por perder o poder”;
entre outras,
São a principal razão de ser da minha indignação pelo requinte utilizado por Ana Gomes em tentar ridicularizar uma figura histórica de Timor-Leste, amada pelo povo maubere, mas, igualmente muito grave, por ausência de qualquer fundamentação de carácter político, científico ou social.