sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ásia-África. Angola e Timor-Leste discutem reforço da cooperação bilateral


As estratégias para o reforço da cooperação bilateral entre Angola e Timor-Leste estiveram, esta quinta-feira, no centro das conversações entre o presidente timorense Taur Matan Ruak e o vice-presidente angolano Manuel Vicente.

Jakarta - As estratégias para o reforço da cooperação bilateral entre Angola e Timor-Leste estiveram, esta quinta-feira, no centro das conversações entre o presidente timorense Taur Matan Ruak e o vice-presidente angolano Manuel Vicente.

O encontro foi realizado à margem da Cimeira Ásia-África, que desde quarta-feira reúne na capital indonésia líderes dos dois continentes, no quadro das celebrações dos sessenta anos da Conferência de Bandung e dos dez do estabelecimento da parceria estratégica.

Em declarações à imprensa, o presidente de Timor-Leste disse que o encontro serviu para agradecer o apoio de Angola dado ao seu país, sobretudo na presidência da CPLP.

Aproveitou ainda a ocasião para reforçar o desejo  de ver continuadas as relações de cooperação, sobretudo no domínio económico. A cooperação na área petrolífera é uma prioridade para Timor Leste.

Acompanharam o vice-presidente angolano neste encontro os ministros das Relações Exteriores, Manuel Domingos Vicente, e da Economia, Abraão Gourgel.

África 21 com Angop

Companhias não têm o sentimento de nacionalismo na implementação dos projetos


Algumas companhias nacionais não têm o sentimento de nacionalismo na implementação do Projeto de Emergência, pois as construções não duram.

Segundo o deputado da Bancada da Fretilin, Manuel Gaspar os projetos que as companhias implementam não têm qualidade.

“Considero que as companhias não têm o interesse de melhorar o país e a vida do povo, mas sim que só querem gastar o dinheiro do estado. Estas revelam que não têm o sentimento de nacionalismo e de patriotismo”, disse Manuel ao STL anteontem no Parlamento Nacional.

Este pediu também que o governo crie um programa integrado antes da implementação de qualquer projeto, a fim de ter bons resultados, principalmente na reabilitação das estradas.

SAPO TL com STL 

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA RECRUTA ACESSORES ESTRANGEIROS


O Ministro de Estado e Coordenador dos Assuntos Administrativos Internos, Dionísio Babo informa que, apesar do VI Governo Constitucional ter uma nova política para a área de Justiça, o de não recrutar os estrangeiros para assumirem cargos de juízes e procuradores, segundo o Suara Timor Lorosa’e. 

“Os estrangeiros que foram recrutados por nós não vão assumir os cargos de juízes, procuradores ou de defensores públicos, mas sim de consultores na área de magistratura”, disse Dionísio Babo.

O responsável salientou ainda que o tribunal é um dos orgãos de soberania de um país, por isso deve ser gerido pelos próprios timorenses a fim de tomar uma decisão em conformidade com a lei e com a realidade timorense, embora o país ainda esteja a precisar do apoio externo em algumas áreas.

Por outro lado o presidente do Tribunal de Recursos, Guilhermino da Silva disse que é ainda necessário recrutar juízes estrangeiros porque os juízes nacionais ainda não conseguem lidar com os casos de grande complexidade.

Salientou ainda que para já os juízes internacionais não podem estar encarregues de tratar dos casos dos tribunais distritais,mas podem ser acessores e juízes inspetores.

Na mesma ocasião o procurador geral da república, José Ximenes informa que o recrutamento feito dos juízes internacionais baseia-se no quadro legal, ou seja está escrito na constituição do país.

SAPO TL com STL 

Muda STAE ba Orgaun Independente, Babo: La iha Baze Fundamental Lalika Akuza Arbiru


DILI - Planu reprezentante Povu iha uma Fukun Parlamentu Nasional Atu muda Sekretariadu Teknika Administrasaun Eleitoral (STAE), ba orgaun Nasional Eleitoral Independente hodi garante Imparsialidade prosesu eleitoral, kuandu Laiha baze fundamental lalika akuza Arbiru.

Tuir Ministru Estadu, Kordenador Asuntu Administrativu no Ministru Administrasaun Interna Dionisio Babo hatete orgaun STAE orgaun nebe independente ida nebe tutela iha Ministeriu STATAL nia okos.

Sekretariadu tekniku nee tenki iha duni governu ninia okos maibe independente, hau hanoin ketak konfundi karik, hau nunka rona buat nee ita lalika uza fali ita nia logika pensamentu nebe laiha baze fundamental hodi halo kometariu,” dehan Dionisio ba Jornalista Kinta (23/04/2015) iha Salaun STAE Caicoli.

Iha fatin ketak Deputadu bankada PD Virgilio Hornai hatete Parlamentu Nasional hakarak Muda STAE ba orgaun eleitoral nasaional sai orgaun independente, labele iha Estatal nia okos, atu nunee bele garantia imparsialidadae, independensia iha prosesu eleisaun tomak. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sesta (24/4/2015). Timotio Gusmao

Suara Timor Lorosae

Tribunal Rekruta Sidadaun Internasional ba Asesor Laos Juiz-Prokurador


DILI - Sidadaun Internasional nebe maka parte Judisiariu atu rekruta hodi asumi Kargu hanesan Asesor, hodi Ajuda Timor Oan sira nebe mak servisu iha Area Mazislatura laos atu asumi kargu hanesan Juiz no Prokurador.

Tuir Ministru Estadu, Kordenador Asuntu Administrativu no Ministru Administrasaun Interna Dionisio Babo katak politika foun governu nian la rekurta ona sidaduan internasional hodi tur hanesan Juiz no prokurador.

Ita la rekruta ona ema internasional tur hanesan Juiz ou hanesan Prokurador ou defenfor Publiku maibe ita rekruta hanesan Advaizer hodi bele ajuda ita nia timor oan sira iha area Magistratura,” dehan Dionisio ba Jornalista Kinta (23/04/2015) iha Salaun STAE Caicoli.

Nia hatete kestaun tribunais nee orgaun soberania, estadu tenki tau Timor oan mak tur iha orgaun nee, uluk Timor Leste iha Situasaun nebe foin ukun Aan presija Sidadaun Internasional, oras nee Presiza Timorizasaun iha Area Justisa. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sesta (24/4/2015). Timotio Gusmao

Suara Timor Lorosae

Indonésia deu ordem para preparar execuções de dez condenados, incluindo um brasileiro


Jacarta, 23 abr (Lusa) -- O Governo indonésio anunciou hoje ter emitido a ordem para preparar as execuções de dez condenados à morte por tráfico de droga, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte.

"Foi dada ordem para iniciar os preparativos", declarou à agência noticiosa AFP Tony Spontana, porta-voz do gabinete do procurador-geral, sem fornecer mais detalhes.

No entanto, ainda não foi anunciada a data das execuções.

Os dez condenados, são provenientes da Austrália, França, Brasil, Filipinas, Nigéria, Gana e Indonésia, serão alinhados em conjunto frente a um pelotão de execução.

O cidadão brasileiro Rodrigo Gularte foi detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf, e condenado no ano seguinte.

No caso do cidadão francês condenado, Paris tem elevado o tom dos protestos desde a rejeição, na terça-feira, do último recurso pelo Supremo tribunal da Indonésia, com poderes para comutar a pena.

Detido há dez anos, Serge Atlaoui afirma que se limitou a instalar máquinas industriais no que considerava ser uma fábrica de acrílicos, mas onde de facto funcionava uma fábrica clandestina de 'ecstasy'.

Esta execução "seria prejudicial para a Indonésia, para as relações que pretendemos manter com ela", declarou na quarta-feira o Presidente francês François Hollande, ao recordar a sua oposição à pena de morte, abolida em França em 1981.

Numa carta dirigida ao seu homólogo indonésio, hoje divulgada pela AFP, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Laurent Fabius denuncia o facto de Serge Atlaoui "não ter beneficiado do pleno exercício dos seus direitos" devido a "graves disfuncionamentos da justiça indonésia".

PCR // EL