sábado, 6 de maio de 2017

Descentralizar a Educação e mais português nas escolas timorenses

M.Azancot de Menezes*, Díli | opinião

Especialistas timorenses recomendam escolas com autonomia e mais português no currículo. Ao mesmo tempo, as agências internacionais, com agendas estruturadas, prejudicam a implantação da língua portuguesa em Timor-Leste.

O ensino da língua portuguesa logo no início dos primeiros anos de escolaridade, com carga horária semanal muito mais intensa, e a existência de escolas timorenses com mais autonomia em respeito pelos princípios de democraticidade e de participação defendidos na lei de bases da educação, para além de fortes críticas às agências internacionais que querem “aniquilar a língua portuguesa em Timor-Leste”, foram algumas das recomendações e preocupações enunciadas no Seminário que ocorreu no dia 3, no Auditório do Arquivo e Museu da Resistência Timorense (AMRT), em Díli.

Língua Portuguesa em Díli, sessão de abertura

A sessão de abertura deste Seminário, promovido pela Embaixada de Portugal em Díli, e no âmbito da Semana da Língua portuguesa que decorre de 2 a 6 de Maio na capital timorense, contou com a presença do Ministro da Educação de Timor-Leste, António da Conceição, e do Embaixador de Portugal em Díli, Manuel Gonçalves de Jesus.

O Director da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento da Universidade Nacional de Timor Lorosa´e (UNTL), Vicente Paulino, no âmbito da comunicação que apresentou, intitulada, «Cultura e Língua Portuguesa em Timor-Leste: assimilação histórico-cultural, cooperação, tensões e implicações no ensino», teceu sérias críticas aos governantes timorenses afirmando que a falta de “consistência política” dificulta a consolidação do português e contribui para “a tensão linguística no país”.

Vicente Paulino sobrepôs que os problemas começaram quando se decidiu incluir na Constituição da República o português como língua oficial, em conjunto com o tétum, e que ao nível do sistema educativo devia-se “ter adoptado o português como única língua de instrução”, tendo formulado sérias críticas às organizações internacionais que têm um programa anglo-saxónico conhecido por S.O.S. a ser realizado em todo país.

Neo-liberalismo prejudica países frágeis e vulneráveis

Azancot de Menezes, Assessor Nacional do Departamento do Currículo do Ensino Superior do Ministério da Educação, que apresentou uma comunicação com o tema «Elementos essenciais da Escola eficaz e autónoma. Uma perspectiva em contexto global e local», criticou de forma contundente o “neo-liberalismo hegemónico que prejudica os países do hemisfério Sul e em particular as Nações frágeis e mais vulneráveis como Timor-Leste”, referindo que há “agências internacionais com agendas estruturadas a interferir nas decisões soberanas do país e a prejudicar gravemente a implantação da língua portuguesa”.

Azancot de Menezes, especialista em educação, e antigo pró-reitor da Universidade de Díli, em relação à organização e ao funcionamento do sistema educativo, sustentou que no “respeito pela descentralização da educação”, a escola timorense deve “evoluir para uma instituição mais aberta, atenta às dimensões fundamentais que caracterizam uma escola eficaz e autónoma”.

No entender do assessor nacional do Ministério da Educação, o director escolar “deve ser mais líder e menos gestor”, acrescentando que a eficácia do líder “resulta da sua concentração nas pessoas, em ouvir, em mobilizar o contributo dos voluntários, alargando o círculo de decisão”.

Assumindo-se como “acérrimo defensor das teorias críticas do currículo”, Azancot de Menezes afirmou que a decisão política que obrigou à:

“diminuição da carga horária do ensino de língua portuguesa nos primeiros anos de escolaridade foi um grave erro e teve como único objectivo aniquilar a inserção da língua portuguesa no país”

Tendo recomendado que o:

“processo de desenvolvimento do currículo em Timor-Leste deve ser implementado com o envolvimento de professores, alunos, família, comunidade e outros agentes educativos porque as escolas devem estar organizadas para a aprendizagem reflexiva”

Benjamim Corte-Real e Dulce Turquel

Também foram oradores no evento Benjamim Corte-Real, Director do Instituto Nacional de Linguística, com a apresentação do tema «O ensino da língua portuguesa em Timor-Leste – Espaços a conquistar», e Dulce Turquel, Directora e Fundadora da empresa ABUT, com o tema, «Percursos inclusivos e criativos de resposta a necessidades sociais e culturais».

O linguista Corte-Real advogou que “é preciso informalizar a língua portuguesa, levá-la às aldeias, através da poesia, do teatro e de outras acções”, e defendeu que a “Igreja pode e deve ter um papel mais activo” nesta matéria.

Numa linha de raciocínio similar conducente à implantação da língua portuguesa, Dulce Turquel, na sua comunicação, partilhou a experiência da ABUT na divulgação e consolidação do português em Timor-Leste através de actividades lúdicas e dos tempos livres, e na aposta e divulgação de livros em língua portuguesa junto da população mais jovem.

Neste Seminário, moderado pelo professor universitário senegalês Samba Ndiaye, com auditório completo, estiveram presentes diplomatas, representantes da Presidência da República e da Igreja, da Fundação Oriente de Díli e da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, professores nacionais e estrangeiros, estudantes universitários timorenses e moçambicanos, funcionários do Ministério da Educação, jornalistas, e o Director do Banco Nacional Ultramarino (BNU), entre outros membros da sociedade civil e militar.


* Professor Universitário e Secretário-Geral do Partido Socialista de Timor (PST)

M.Azancot de Menezes, Díli – também colabora no Timor Agora

PR toma posse no mesmo local onde há 15 anos proclamou restauração da independência

Díli, 05 mai (Lusa) - O Presidente eleito timorense, Francisco Guterres Lu-Olo toma posse às 00:00 de 20 de maio em Tasi-Tolu, arredores de Díli, exatamente no mesmo local e à mesma hora em que em 2002 proclamou a restauração da independência do país.

Equipas estão a preparar o recinto localizado na saída oriental da capital timorense onde Lu-Olo sucederá a Taur Matan Ruak como o 4.º chefe de Estado desde a restauração da independência.

Para que se possa realizar em Tasi Tolu, como pretendia o Presidente eleito, o Parlamento Nacional teve que aprovar uma resolução a autorizar a 'mudança' temporária do plenário para aquele local.

A lei prevê que o chefe de Estado eleito tome posse numa sessão solene do plenário que será aberta às 22:30 do dia 19 de maio (hora local) pelo presidente do Parlamento Nacional, Adérito Hugo da Costa.

Depois de lido o Acórdão do Tribunal de Recurso que confirma a vitória eleitoral de Lu-Olo nas eleições presidenciais de 20 de março, será feito o juramento e assinado o auto de posse de declaração de compromisso.

Setor privado pode aumentar salários como na função pública - PM timorense

Díli, 05 mai (Lusa) - O primeiro-ministro timorense considerou hoje que o setor privado deveria estudar aplicar aos seus funcionários o aumento dado no início do ano à função pública, ainda que considere que isso não baste para reforçar o poder de compra.

"Se no setor público houve certa percentagem de aumento, essa percentagem de aumento deveria também ser estudada pelo setor privado, particularmente tendo em conta as margens de lucro disponíveis, para poder beneficiar também os trabalhadores", afirmou Rui Araújo, em declarações à Lusa.

Reivindicações neste sentido têm sido feitas nos últimos dias por sindicatos e organizações laborais que questionam o facto de o salário mínimo não ter sido alterado em vários anos e de o poder de compra dos timorenses estar a diminuir.

Caso isso ocorresse, poderia representar, na prática, um aumento do salário mínimo de 115 dólares - valor que correspondia ao escalão mais baixo da função pública antes do aumento deste ano - para cerca de 150 dólares, o valor mais baixo pago agora na função pública.

Cerca de 200 detidos evadiram-se de prisão na Indonésia

Jacarta, 05 mai (Lusa) -- Cerca de 200 detidos evadiram-se hoje de uma prisão sobrelotada na zona oeste da Indonésia, quando se dirigiam para a oração de sexta-feira, tendo entretanto sido capturados 77, anunciaram as autoridades penitenciárias locais.

Hoje de manhã, dia de oração naquele arquipélago de maioria muçulmana, os guardas prisionais abriram as celas para permitir a participação dos detidos no ritual.

Os detidos dirigiram-se em massa para a entrada principal da prisão de Pekanbaru, uma localidade na ilha de Sumatra, tentando forçar o portão, em vão, acabando por saírem por uma porta lateral depois de forçarem uma grade vigiada por alguns guardas, explicou o diretor-geral dos serviços prisionais indonésios, I Wayan Dusak, em declarações à agência France Presse (AFP).

Tomada Pose ba PR Foun Sei Partisipa Nasaun Sanulu

DILI – Seremonia Tomada de Pose ba Presidente Republika Foun Fracisco Guterres Lu-Olo neebe maka sei halao iha loron 19 Maio tinan nee, sei partisipa husi bainaka importante nasaun sanulu inklui enviadu espesial Sekretariu Jeral Nasaun Unidas.

Deklarasaun nee fo sai husi Ministru Negosius Estrajeirus no Koperasaun (MNEK) Hernani Coelho ba jornalista sira hafoin partisipa Komemora Loron Portugues no Kultura CPLP neebe maka organiza husi Universidade Nasional Timor-Leste (UNTL), iha Salaun Auditorium Museum Resistensia Caicoli, Kinta (4/5/2017).

Ami konfira ona ona ba bainaka sira neebe maka sei partisipa iha tomada de Pose aba ita nia Preesidente Republika foun no maka xefe estadu husi nasaun sanulu maka sei mai partisipa iha seremonia refere,” deha nia.

Governante nee mos afirma liu tan katak konaba Presensa sekretariu jeral nasaun unidas neebe maka nudar bainaka iha seremonia tomada de pose Presidente Republika foin TL, posibilidade sei lamarka presensa iha seremonia nee, nomos koferensia internasional ida hanaran ekonomia sustentavel neebe organisa husi TL rasik.

Iha fatin ketak deputadu Cesar Valente dehan nia parte louva servisu governu nia hodi bele komvida bainaka rai liur ho ida nee afirtma tan posisaun TL nian iha mundu internasional liu liu ba kestaun relasaun internasional nian. Natalino T. da Costa

Suara Timor Lorosae

Parpol Prontu Aprezenta Konta Bankaria Ba CNE Hasoru Elpar

DILI - Partidu Politiku (Parpol) oras nee rejista iha Tribunal Rekursu (TR) hamutuk 31 deklara sira nia protidaun atu aprezenta konta bankaria ba Komisaun Nasional Eleisaun (CNE), antes hasoru Eleisaun Parlamentar (Elpar).

Tuir Prezidente Interino Partidu PUDD, Julio Salsinha katak, PUDD hanesan partidu politiku ida iha Timor Leste prontu atu kumpri regra sira neebe mak CNE iha hodi aprezenta konta bankaria.

Partidu PUDD iha osan bele fo konta bankaria wainhira CNE presiza ami prontu para bele fo,” dehan Prezidente Interino Partidu PUDD, Julio ba STL iha salaun Laline-Larigutu, CNE, Caicoli-Dili, Kuarta (03/05/2017).

Prezidente Interino haktuir, CNE nudar orgaun administrasaun eleitoral hanesan mahon ida ba partidu politiku hothotu iha Timor Leste neebe halo knar supervizaun no fiskalizasaun.

Iha fatin hanesan, Sekretariu Jeral Partidu PSD, Reinaldo Borges esplika, Partidu PSD hanesan forsa politika ida iha Timor Leste prontu atu kolabora hamutuk ho CNE hodi aprezenta konta bankaria. Raimundo Sarmento Fraga/Est-4

Suara Timor Lorosae

HIV/AIDS HAMATE ONA TIMOROAN 80

Ema nain 80 mak mate ona ba moras Human Immuno Deficiency/Acquired immune Deficiency Syndrome (HIV/AIDS) husi total afeitadu nain 642.

Iha tinan 2016 komunidade jeral liu-liu ho idade 24 to’o 44 ne’ebé komete HIV ne’e atinji 60%, joven ho idade 14 to’o 25 husi eskola sekundaria to’o universidade ne’e iha 28%, labarik tinan 5 mai kraik ne’e iha ida ou rua no agora halo hela tratamentu saúde.

Bazeia ba dadus ne’ebé maka rezistadu iha Ministériu Saúde dau-daun ne’e munisípiu Díli maka risku makaas ba HIV, tanba iha Díli ema nain 300 ba leten maka komete HIV, segundu maka munisípiu Bobonaro ho ema nain  60 ba leten, depois Covalima, tuir fali Oe-Cusse no Baucau.

Diretor Prevensaun Edukasaun Comissão Nacional Combate HIV/SIDA Timor-Leste (CNCS-TL), Atanasio de Jesus informa “Ema ne’ebé afeitadu HIV/AIDS hamutuk nain  642, husi numeru ne’e nain 80 maka mate ona, 280 resin iha hela tratamentu ARV iha hospital, ne’e ita garantia sira nia vida naruk, saudavel no sira nia imunidade diak”.

“Sira ne’ebé maka ativu tratamentu ne’e ita laduun duvidas ho sira, maibé ita duvidas maka sira ne’ebé seidauk hetan tratamentu, tanba sira nafatin halo sira nia atividade hanesan balun ho vida prostituisaun no mezmu balun ema normal maibé kontinua halo hela hahalok risku hodi transmiti virus HIV ba ema seluk,”dehan Atanasio ba JN-Diário hafoin remata sosializasaun informasaun kombate HIV/AIDS ba estudante sira iha Escola Secundaria Geral Públika (ESGP) paralelu Bogoro, Bazartete, Liquiça, Sesta (28-04-2017).

Ministériu Finansa: Folin iha Timor-Leste aumenta 0,2% iha Marsu no 0,3% iha tinan ikus

Folin sira aumenta 0,2% entre fulan-Fevereiru no fulan-Marsu iha Timor-Leste, akumula aumentu ida hosi 0,3% iha tinan ikus ne'e, haktuir hosi informasaun ne'ebé fó sai iha loron-sesta ne'e hosi Ministériu Finansa.

Bainhira hasai folin habitasaun nian, ne'ebé mantén estável iha fulan-Marsu no diminuisaun hosi 2% iha tinan ikus ne'e, folin sira ne'e aumenta ba 0,6%.

Informasaun sira hosi Diresaun Nasional Estatístika nian hosi Ministériu Finansa timoroan hatudu katak folin sira iha fulan-Marsu mantén estável iha parte barak hosi komponente hosi kabaz kompras nian.

Alterasaun maka'as liu maka iha aumentu hosi 1,3% hosi álkol no tabako, rejista mós aumentu hosi 0,9% iha rekreasaun no kultura, no 0,3% iha mobiliáriu no ekipamentu doméstiku seluk.

Iha termu homólogu sira, aumentu maka'as maka iha saúde (1,9%) ho komponente prinsipal sira rejista diminuisaun, destaka ba mobiliáriu (3,2%), habitasaun (-2%) no komunikasaun (-1,8%).

SAPO TL ho Lusa

Pasaporte biométriku dahuluk Timor-Leste nian fó ba Xanana Gusmão

Iha loron-sesta ne'e, líder istóriku timoroan Xanana Gusmão hetan ona pasaporte biométriku dahuluk Timor-Leste nian, dokumentu ne'ebé sei hahú neineik hodi troka pasaporte sira antigu liu no ne'ebé maka lansa tuir dalan ofisial iha loron-sesta ne'e.

Introdusaun ba pasaporte foun sira hahú planeadu iha tinan barak nia laran iha Timor-Leste, no Governu aprova ona rejimi jurídiku foun iha 2016 no ajusta ona norma ba padraun internasional sira iha fulan-Janeiru nia rohan iha tinan ne'e.

Ministériu Justisa hatete katak ho pasaporte Eletróniku Timor-Leste (PETL) nian hakarak "halo dokumentu ne'e sai seguru liu, modernu no kompatível ho sistema sira ne'ebé adopta hosi maioria nasaun sira, hodi fasilita sirkulasaun hosi sidadaun timoroan sira".

Iha deklarasaun sira ba Lusa, primeiru-ministru, Rui Maria de Aráujo, fó hanoin ona katak pasaporte foun bele ajuda rezolve problema sira ne'ebé marka ona iha tempu uluk ho kesar balun hosi utente sira.

Ema rihun resin deslokadu iha Nova Zelándia tanba siklone Debbie

Pelumenus ema rihun haat sai deslokadu iha loron-kinta ne'e hosi fatin rua iha Illa Norte Nova Zelándia nian tanba inundasaun sira ne'ebé mosu tanba siklone Debbie ne'ebé to'o, ne'ebé nia pasajen liuhosi Austrália halo ema na'in lima mate.

Tuir autoridade neozelandés sira, rezidente rihun rua resin hosi fatin Edgecumbe, iha norte illa nian, hasai ona, hafoin mota Rangitaiki nakonu no hamosu inundasaun iha uma oioin.

Iha fatin viziñu Whakatane deklara ona estadu emerjénsia, no hasai ona ema rihun rua seluk.

Tuir previzaun ofisial sira, bee hosi Rangitaiki sei mantén iha nível aas sira to'o loron-sesta dadeer, bainhira hein katak sei hahú tuun.

Patrulla polísia oioin haree hela fatin sira hodi evita naok iha uma abandonadu sira, haktuir hosi jornal New Zealand Herald, no blokeia ona estrada sira ne'ebé liga sidade sira ne'e.

Ministério das Finanças: Preços em Timor-Leste subiram 0,2% em março e 0,3% no último ano

Os preços subiram 0,2% entre fevereiro e março em Timor-Leste, acumulando um aumento de 0,3% no último ano, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério das Finanças.

e for excluído o preço da habitação, que se manteve estável em março e desceu 2% no último ano, os preços subiram 0,6%.

Os dados da Direção Nacional de Estatísticas do Ministério das Finanças timorense mostram que os preços em março se mantiveram estáveis em grande parte dos componentes do cabaz de compras.

A alteração mais acentuada foi o aumento de 1,3% em álcool e tabaco, registando-se ainda aumentos de 0,9% em recreação e cultura, e de 0,3% em mobiliário e outro equipamento doméstico.

Em termos homólogos, o maior aumento foi na saúde (1,9%) com os principais componentes a registarem quedas, destacando-se o mobiliário (-3,2%), habitação (-2%) e comunicações (-1,8%).

SAPO TL com Lusa

Primeiro passaporte biométrico de Timor-Leste atribuído a Xanana Gusmão

O líder histórico timorense Xanana Gusmão obteve hoje o primeiro passaporte biométrico de Timor-Leste, documento que começará progressivamente a substituir os passaportes mais antigos e que foi hoje lançado oficialmente.

A introdução dos novos passaportes está a ser planeada há vários anos em Timor-Leste, tendo o Governo aprovado o novo regime jurídico em 2016 e ajustado a norma a padrões internacionais no final de janeiro deste ano.

O Passaporte Eletrónico de Timor-Leste (PETL) pretende, segundo o Ministério da Justiça, "tornar este documento mais seguro, moderno e compatível com os sistemas adotados pela maioria dos países, facilitando a circulação de cidadãos timorenses".

Em declarações à Lusa, o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, recordou que o novo passaporte ajudará a resolver parte dos problemas que marcaram o anterior, com algumas queixas de utentes.