domingo, 22 de julho de 2018

Sekretária-ezekutivu: Aumenta observador asosiadu sia hanesan "sinal kredibilidade nian"

Entrada previzível ba observador asosiadu sira ba Komunidade hosi Nasaun sira Lian Portugeza nian (CPLP), iha simeira tuirmai, hanesan "sinal kredibilidade ho vizibilidade" hosi organizasaun, ne'ebé agora tenki reflete kona-ba oinsá aproveita parseria sira ne'e, defende hosi sekretária-ezekutivu.

Iha ajenda hosi konferénsia ba dala 11 hosi xefe Estadu no Governu sira CPLP nian, ne'ebé hala'o iha loron-tersa ho loron-kuarta iha Santa Maria, illa Sal, Cabo Verde, iha proposta hodi fó estatutu observador asosiadu ba nasaun ualu - Reinu Unidu, Fransa, Itália, Andorra, Luxemburgu, Sérvia, Arjentina ho Xile – no, ba dala uluk, organizasaun ida - Organizasaun hosi Estadu Ibero-Amerikanu sira ba Edukasaun, Siénsia no Kultura (OEI).

"Hanesan sinal kredibilidade no vizibilidade ne'ebé maka CPLP hetan iha tempu ikus ne'e iha área internasional", hatete hosi sekretária-ezekutiva hosi organizasaun, Maria do Carmo Silveira, iha entrevista ba Lusa.

Ba responsável, "ne'e hatudu katak CPLP hetan vizibilizasaun hanesan fórum ida hosi konsertasaun polítiku-diplomátika importante, iha nafatin atuasaun iha área internasional ho susesu balun, hodi permiti atu hatudu atratividade ne'ebé boot oituan".

Nune'e, nia hatutan ona, "nasaun sira haree iha CPLP oportunidade ida hodi reforsa sira nia parseria ho relasaun koperasaun nian".

Ho entrada hosi nasaun ualu ho hosi OEI, komunidade luzófonu sei hetan observador asosiadu hamutuk 19, liu dobru hosi membru sira ne'ebé maka halo parte loloos.

Tuir sekretária-ezekutivu, ne'e reprezenta hanesan "dezafiu boot" hosi "hasoru ho aumentu hosi númeru asosiadu sira no oinsá bele hetan proveitu di'ak hosi relasaun ne'ebé maka parseria ne'e estabelese".

"Tanba motivu ne'e, ita hahú ona reflesaun sira iha nível sekretariadu nian no ita sei kontinua hametin liután, tanba hanesan nasaun sira ho nível dezenvolvimentu ne'ebé la hanesan no ho potensialidade sira ne'ebé la hanesan", nia konsidera.

Tuir Maria do Carmo Silveira, CPLP "aumenta nune'e posibilidade hosi konsertasaun polítika-diplomátiku, maibé mós iha nível hosi koperasaun ekonómiku no mós koperasaun iha área tomak".

Responsável rekorda mós katak, tuir nia estatutu sira, CPLP "iha disponibilidade hodi kopera ho observador asosiadu sira iha área oioin: iha edukasaun, kultura, iha formasaun ema sira nian, iha koperasaun ekonómiku no emprezarial, iha investigasaun".

Hatán kona-ba karik observador asosiadu balun bele iha ambisaun hodi sai hanesan membru loloos - hanesan akontese, iha pasadu, ho Guiné Ekuatorial -, Maria do Carmo Silveira, afirma ona katak CPLP "nunka simu tuir dalan formal manifestasaun hosi interese ne'e" no admiti ona katak ne'e hanesan ideia ida ne'ebé ladún provável.

"Fator ne'ebé halibur nasaun-membru sira hosi plenu direitu CPLP maka lian portugeza. Nasaun observador sira, no tanba la'ós nasaun ho lian ofisial portugeza, ha'u haree susar ruma iha futuru ba nia adezaun iah CPLP", nia refere.

Iha Guiné Ekuatorial, ne'ebé adere ba organizasaun iha tinan 2014, lian portugeza mós la'ós hanesan lian ne'ebé uza hodi ko'alia, maibé autoridade ekuato-guiniense sira hatama ona hanesan lian ofisial datoluk, hamutuk ho españól ho fransés, iha momentu adezaun ba CPLP.

Ba Maria do Carmo Silveira, "iha aspetu istóriku sira ne'ebé favorese ba Guiné Ekuatorial", nasaun ida ne'ebé ema portugés sira deskobre iha tinan 1470, maibé hafoin ne'e okupa hosi ema españól sira iha tinan 1778, to'o hetan independénsia iha tinan 1968.

Agora daudaun, observador asosiadu sira hosi CPLP maka Hungria, Repúblika Xeka, Eslovákia, Uruguai, illa Maurísia, Namíbia, Senegal, Turkia, Japaun ho Jeórjia.

Kosta-Marfim ho Peru mós hatudu ona intensaun hodi husu estatutu ba organizasaun luzófonu, maibé prosesu sira seidauk hotu antes reuniaun.

Estatutu hosi observador asosiadu harii iha tinan 2005 no bele aplika ba Estadu sira no rejiaun luzófonu sira ne'ebé pertense ba nasaun datoluk sira.

CPLP defini katak Estadu sira ne'ebé simu estatutu ne'e tenki fahe "prinsípiu orientador sira" hosi organizasaun, liuliu kona-ba "promosaun hosi asaun demokrátiku sira, governasaun di'ak no respeitu ba direitu ema nian", no ne'ebé "kontinua liuhosi programa sir aGovernu nian objetivu sira ne'ebé hanesan" ho objetivu sira bloku luzófonu nian, "maski, ba dala uluk, laiha kondisaun nesesáriu sira hodi sai hanesan membru loloos".

Observador asosiadu sira bele partisipa, lahó direitu votu nian, iha simeira ho Konsellu Ministru sira (ne'ebé halibur xefe sira diplomasia nian hosi Estadu-membru sira), nune'e mós iha reuniaun tékniku sira.

Cabo Verde simu, iha loron 17 no 18 Jullu, iha illa Sal, konferénsia ba dala 11 hosi xefe Estadu no Governu CPLP nian, simeira ne'ebé marka inísiu hosi prezidénsia kabu-verdianu hosi organizasaun nian, ne'ebé hili ba tema "Kultura, ema sira ho oseanu sira".

CPLP komposta hosi Angola, Brazil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Ekuatorial, Mosambike, Portugal, São Tomé e& Prínsipe ho Timor-Leste.

SAPO TL ho Lusa

CPLP | Estadu-membru sira hakarak "impulsu desizivu" iha kooperasaun ekonomika


Iha rezolusaun kona-ba Komersiu, Investimentu no Dezenvolvimentu Kadeias Valor nian iha Komunidade Nasaun sira Lian Portugeza nian (CPLP) ne'ebé aprova iha reuniaun Konsellu-Ministru CPLP ba dala 13, iha loron 16 liu bá, no ne'ebé maka divulga iha loron-kinta ne'e.

Ho objetivu atu "tranzmite impulsu desizivu" ne'e iha kooperasaun ekonómika no emprezarial entre nasaun CPLP sira no rekoñese katak tema ne'e "la iha avansu barak dezde nia hari'i" hosi Komunidade, rezolusaun ne'e aprezenta medidas barak ne'ebé maka Konsellu-Ministru hakarak atu adota.

Konsellu-Ministru deside "afirma fali interese Estadu-Membru sira nia'an hodi promove dezenvolvimentu fluxu komersiu nian no investimentu entre sira", hakarak mos atu adota medida sira ne'ebé maka "hadia ambiente negosiu nian no hodi dada besik ekonomia sira" atu nune'e "promove no fasilita kooperasaun entre empreza no organizasaun emprerarial reprezentativa sira".

Iha rezolusaun ne'e halo mós apelu ba Estadu-membru no obrservador asosiadu sira atu bele hetan modelu no parseria finanseira sira ne'ebé fo "mobilizasaun rekursu nian" no "diversifikasaun iha fonte finansiamentu ba empreendimentu sira ho impaktu ne'ebé importante" iha ekonomia nasaun CPLP nian".

Iha nota ne'e divulga mós interese iha kooperasaun entre Estadu-membru CPLP sira no obrservador asosiadu sira, tanba relasaun ne'ebé metin permite "dada investimentu ba dezenvolvimentu ekonómiku no sosial iha espasu Komunidade ne'e".

Konsellu-Ministru sira mos destaka importánsia ba kriasaun kuadru jurídiku-institusional ida ne'ebé maka bele halo "selebrasaun akordu sira atu evita repetisaun iha kontribuisaun materia ba impostu nian" kona-ba empreza, ne'ebé "promove no proteje investimentu sira" no "fasilita mobilidade emprezariu sira nian".

Iha final, Konsellu-Ministru sira enkoraja ministru sira ne'ebé iha knaar iha area komersiu,ekonomia no finansa Estadu-membru sira nian atu halao hamutuk too fulan Jullu 2019 ba definisaun ba "estratejia ida no medida hodi aumenta komersiu, investimentu no dezenvolvimentu kadeias valor CPLP nian".

Angola, Brazil, Cabo Verde, Guiné-Bisau, Guiné Ekuatorial, Mosambike, Portugal, São Tomé & Prínsipe no Timor-Leste maka halo parte hanesan Estadu-membru CPLP nian.

SAPO TL ho Lusa

“Sabor de Timor” livro com receitas dedicado a recuperar a gastronomia original do país


Luís Simões, jovem chef português em Timor-Leste é quem assina a autoria do livro que está a dar o que falar na lusofonia, porque procura promover “genuína gastronomia” de Timor-Leste com uma abordagem contemporânea.

chef Luís Simões assumiu o desafio de recuperar receitas e sabores autênticos, estando já a trabalhar cinco anos naquele país asiático da lusofonia, diz ter constatado que a cozinha quotidiana timorense é muito influenciada pelas gastronomias indonésia e portuguesa.

A título de exemplo: Se antes a alimentação se baseava no milho, na batata e nos vegetais e as confeções passavam por assados, cozidos e grelhados, hoje muito do que se come em Timor-Leste é frito e à base de arroz.

“É um grande passo para criar uma genuína gastronomia timorense, com base nos ingredientes e com sabor de Timor”, disse Luís Simões.

Do seu currículo podem destacar-se experiências profissionais em grupos hoteleiros como o Ritz Carlton em Tenerife, o Hilton em Praga e o Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe. Antes de voar para Timor-Leste foi assistente do Diretor de Operações na Pestana Management em Lisboa.  

O  livro que chega nas bancas em breve, foi  prefaciado por Xanana Gusmão. Relembrando que o chef português Luís Simões, é também o autor do livro “Os sabores da Língua Portuguesa“, fruto de uma investigação de 18 meses a gastronomia de países geograficamente distantes como o Brasil, Portugal e Moçambique, mas que, na gastronomia, estão mais próximos do que imaginamos. 

- Em Conexão Lusófona | Reposição TA


Nas fotos Luís Simões, na arte de 'chef' e num mercado de Díli |Por Jorge Simão

PR de Timor-Leste desacredita o gabinete do presidente e perverte a vontade do povo

East Timor Guide Post publicou uma tradução em inglês de um relato de mídia datado de 17 de julho de 2018 por Suara Timor Lorosa'e sobre as circunstâncias políticas em Timor-Leste que tem um escrutínio mais detalhado. 

Segue-se o texto traduzido:

"Lacuna do governo de Timor-Leste: falta de cooperação entre Taur e Lu-Olo, Suara Timor Lorosae, 17 de julho de 2018" 

"O novo governo de Timor-Leste ainda tem lacunas ministeriais após três semanas por falta de cooperação entre o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak e o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo.

O reitor da Universidade Dili (SERD) disse que Timor-Leste enfrentava uma crise de coordenação entre o Presidente da República e o Primeiro Ministro que deixam lacunas no novo governo.

“Como cidadão, estou triste de ver que o impasse no país continua se estendendo e isso acontece por causa da falta de coordenação entre o governo e o presidente da República”, disse Belo à STL em seu escritório na segunda-feira (16/07).

Ele disse que os principais líderes do partido da coligação que formaram o governo deveriam deixar o primeiro-ministro mudar os candidatos apresentados, para que o primeiro-ministro negoceie com o presidente da República, caso contrário, o impasse não terminará. Além disso, a organização da sociedade civil, o director da Fundasaun Mahein, Nelson Belo, disse que o prolongamento do impasse após eleições recentes afectou o povo timorense e o desenvolvimento do país, portanto, era importante que os que estavam no poder se sentassem juntos e resolvessem a situação política actual.

Epifanio Faculto, um sobrevivente do Massacre de Santa Cruz disse que estava triste com a atitude dos líderes de Timor-Leste que prolongaram o impasse, porque ela afetou a economia do povo timorense e o desenvolvimento do país"

Em outro relatório da mídia, o seguinte texto tradução Inglês aparece:

O PM Ruak defende a inocência dos candidatos a ministros rejeitados Timor Post, 17 de julho de 2018 Fonte: Tetun

O Primeiro Ministro de Timor-Leste (PM), Taur Matan Ruak mantém a lista de ministros nomeados que recusou pelo Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, porque, de acordo com a lei de Timor-Leste, essas pessoas são inocentes antes de o tribunal as declarar culpadas.

Em 22 de junho de 2018, o Presidente da República recusou-se a empossar 11 ministros nomeados pelos partidos de coligação, a Aliança da Mudança para o Progresso (AMP) por causa de investigação de corrupção.

“A posição do primeiro ministro é manter a lista que apresentou ao Presidente da República antes da posse em 22 de junho”, disse à mídia Fidelis Magalhães, Ministro da Reforma Legislativa e Questões Parlamentares, após participar numa sessão plenária no Parlamento Nacional na segunda-feira. 07).

Os membros da AMP que o presidente Lu-Olo se recusou a empossar em 22 de junho incluem:

Helder Lopes, Francisco Kalbuadi Lay, Gastão Sousa, Tomas Cabral, Marcos Da Cruz, Sérgio Lobo, Virgilo Smith, Jacinto Rigoberto, Antonio Verdial, José Turquel Filomeno Paixão. 

No entanto, após duas semanas de discussão desde que o governo tomou posse, o Presidente da República deu posse a Filomeno Paixão como Ministro da Defesa em 10 de julho e, na semana passada, o Primeiro Ministro Ruak disse que dois candidatos, Gastão Sousa e Marcos Da Cruz, deixaram as candidaturas que seriam substituídas por Xanana Gusmão e Rogério Mendonça. Magalhães disse que Taur Matan Ruak não poderia escolher outras pessoas para substituir esses candidatos, uma vez que o Tribunal Distrital de Dili havia dito que os nomes desses candidatos não apareciam em qualquer caso que atualmente constasse no tribunal."

Os factos 

Para os presentes propósitos, os fatos relevantes são:
O governo democraticamente eleito apresentou os nomes dos ministros ao presidente. O Presidente recusou-se a dar posse a 10 candidatos ministeriais.

A Questão 

A questão mais central levantada por esses fatos é se ela está dentro dos poderes constitucionais do Presidente; se o Presidente agiu constitucionalmente, ou se o cargo de Presidente foi desacreditado além dos princípios democraticamente aceitáveis. Não é suficiente esconder-se atrás do texto da Constituição.

A Constituição

Requer um exame de:

CAPÍTULO II 
FORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE
Artigo 106.º (Nomeação) 

1. O Primeiro-Ministro é indigitado pelo partido mais votado ou pela aliança de
Part in the parlamentar e nomeado pelo Presidente da República, os partidos políticos representam o Parlamento Nacional. 

2. Os membros do Governo são nomeados pelo Presidente da República, sob a
proposta do Primeiro Ministro.

O Google Tradutor fornece uma tradução suficiente em inglês. Esta tradução é retirada do texto português da Constituição publicado pelo governo de Timor-Leste.

CAPÍTULO II
FORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE
Artigo 106  (Nomeação)

1. O Primeiro Ministro é nomeado pelo partido mais votado ou pelos partidos da aliança com maioria parlamentar e nomeado pelo Presidente da República, os partidos políticos representados no Parlamento Nacional.

2. Os restantes membros do Governo serão nomeados pelo Presidente mediante proposta do Primeiro-Ministro.

As palavras são claras o suficiente em seu significado comum.

Não há jurisprudência constitucional para interpretar as disposições.

Na minha opinião, os poderes do Presidente em relação à nomeação dos Ministros Executivos não lhe permitem recusar os candidatos do governo.

Ao fazê-lo, o Presidente agiu de forma inconstitucional e deveria ser chamado antes de o Parlamento e o Tribunal de Recurso prestarem contas em conformidade. Ele desacreditou o Gabinete do Presidente da República Democrática. Ele perverteu a vontade do povo expressa pelas eleições.

O Presidente deve renunciar.

Warren L. Wright BA
Advogado LLB

Fontes 
Constituição República Democrática de Timor-Leste   http : // timor - leste . gov . tl /? cat = 37
Artigo 106: Perdido na tradução http : // www . easttimorlawandjusticebulletin . com / 2018 / 05 / Constituição - artigo - 106 - perdido - no . html

*Em East Timor Law and Justice Bulletin, 21 de julho de 2018 – Tradução Google do original em inglês

Xanana Gusmão: Um ídolo com pés de barro?


Xanana Gusmão: A construção enganosa de um herói que nunca o foi. Pelo menos nunca foi herói mais que outros timorenses chamados comuns que também lutaram pela libertação da Pátria do Povo por mais de duas décadas, e ainda hoje.

Caído o pano da boca do palco o ator Xanana Gusmão vem mostrando que afinal constitui uma desilusão e que na realidade não é o personagem que enganosamente veio sendo construído para consumo dos timorenses e dos que por todo o mundo o chegaram a venerar. Afinal Xanana é só um simples mortal, com defeitos e virtudes, com ganância e maldade quanto baste, similar a outros "estadistas", a políticos que mais não fazem que enganar os que governam. Acontece sempre, salvo raras e honrosas exceções. Ao longo das décadas das nossas vidas é o que vimos e tantas vezes sentimos na pele, no estômago, no coração e na alma por via da ansiedade de sofrimentos e carências do quotidiano que cai sobre os povos mais injustiçados. E dessas vítimas também existem em Timor-Leste. Assim como roubos e corrupção, jogos de interesses e etc. Sem se saber quantos milhões foram ou são o total do que foi roubado aos povos. São assim as elites, eleitas ou não eleitas. É indiferente.

De Reflexão sobre Timor extraímos parte de prosa sobre Xanana Gusmão. Dele muito pouco ou nada abonatória. Cai-nos em cima como pedras aguçadas pela desilusão e engano causados. Mas a vida é mesmo assim. Um ídolo é um ídolo, quase sempre fabricado por segundas intenções, em busca de vantagens que uns quantos vislumbram mas que quase sempre redundam para os povos numa amálgama de sentimentos sofridos e numa quebra de confiança legitima. Há anos e anos que Xanana vem sendo referenciado como corrupto e corruptor, pelo menos isso. Mas nem todos os timorenses, nem os cidadãos do mundo acreditam, por enquanto. Talvez um dia os pés de barro não suportem o peso das mentiras, das falsidades, das maldades e causem a queda do falso ídolo. Até lá o aconselhável é esperar.

Do que vem sendo afirmado aqui e ali acerca de Xanana Gusmão, a ser correto e correspondente a verdades, também aquele falso ídolo cairá. Ainda mais porque parece não controlar a sua arrogância e o convencimento de que é dono do país e do povo. A acontecer, se as "histórias" forem mesmo verdades, cairá o pano e o ídolo mostrará que somente possui uns singelos pés de barro. Muito inferiores aos pés dos imensos timorenses carenciados, com "apetite", que calcorreiam os caminhos de Timor-Leste em busca não se sabe bem de quê. Talvez de uma vida digna que lhes foi prometida mas que tarda em lhes ser entregue. Merecem. E muito. Tudo é uma questão de tempo. 

Segue-se a tradução Google do original no já citado "Reflexão". (BG | MM | PG)

Novo livro para expor a corrupção e o favoritismo de Xanana

Um oficial português que foi expulso de Timor-Leste pelo governo de Xanana promete contar tudo num livro que ele diz estar prestes a publicar.

O oficial do PSP, José Fernando Brito, costumava trabalhar para o CAC, o órgão anticorrupção de Timor-Leste, ou a Comissão Anti-Corrupção. Escrevendo em português para um post no Facebook em meio à tensão política entre Xanana e FRETILIN, Brito deixou uma série de "pistas" para seus leitores.

No projeto de eletricidade, ele afirma ter entregue documentos ao então comissário da CAC, José Neves. Brito alega que todos os projectos de energia em Timor-Leste foram contaminados pela corrupção. Pelo menos Brito sustenta que alguém está lucrando três vezes mais com o custo de administrar o setor.

No caso de Bobby B. Boye, Brito afirma que as autoridades de Timor-Leste sempre foram alertadas sobre as suas actividades. O governo deveria ter detido Boye, em vez disso, os avisos foram ignorados e, pior de tudo, Boye foi premiado em reconhecimento por seus excelentes serviços.

Investigações sobre alegações de corrupção no setor de saúde começaram em novembro de 2010 pela CAC. Mas, devido à falta de disposição dentro do CAC e do Ministério Público, a investigação continuou na Holanda, na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália. Como resultado disso, US $ 240 milhões foram recuperados e um número de indivíduos foram detidos, incluindo funcionários do Banco Mundial.

Brito foi expulso de Timor-Leste, juntamente com um grupo de procuradores portugueses que investigavam membros do governo de Xanana em 2014. Após o incidente, Brito alegou em Portugal que Xanana está ligada a contratos para comprar arroz através da filha, bem como contratos fornecer combustível para a central de Timor-Leste através do seu sobrinho Nilton Gusmão. Brito alegou ainda que a Xanana também tem participação na exploração de petróleo, onshore e offshore. 

Hoje, dia da liberdade de pensamento, estou aqui para satisfazer todos os meus amigos de Timor-Leste e aqueles que estão preocupados com o destino dos cada vez mais excluídos timorenses, que insistem em procurar-me para ajudar a expor a tragédia que grassa naquele país. corrupção. Eu sou um policial de profissão desde o momento em que decidi abraçar essa causa, por isso sou guiado por princípios que visam a satisfação do bem público. Eu não estou disponível para alimentar a mídia na mídia e na agora muito badalada "mídia social", que, como o que aconteceu depois de 5 de novembro de 2014, é a cena das armas costumeiras dos covardes: insulto fácil e tentativas de descrença a ataques ao caráter da minha pessoa.

Sendo de "aplicação da lei", acredito em princípio e estou e sempre estarei disponível para apoiar a Justiça. A justiça em Timor-Leste, no entanto, não inclui equilíbrio e imparcialidade e está paralisada e incapaz de continuar no seu caminho para uma sociedade justa e livre. Seria exaustivo aqui e agora enumerar as situações do passado e do presente!

Você não precisa me questionar sobre a evidência de atos de corrupção perpetrados por uma elite corrupta e faminta por poder. A evidência está em Timor-Leste, basta querer e poder seguir o seu rastro .... o dinheiro deixa vestígios e marcas e pode facilmente identificar os agentes e beneficiários da corrupção .. Pegue os projectos, estude os momentos da sua a concepção, os atores de todos os lados, e ver a disparidade entre objetivos e resultados, que invariavelmente se concentram em enriquecer essa elite, sempre na bênção real da liderança infame. Deixo algumas pistas:

Projecto de electricidade (cujos documentos e provas foram entregues em mão ao Sr. José Neves, então Comissário no CAC, por um consultor ... que mais tarde obteve um contrato no CAC como um "prémio" pelo silêncio). Todo o projeto de energia em Timor-Leste é danificado por atos de corrupção, que consumiram e consumiram enormes recursos financeiros que quase triplicaram seu custo real. O emaranhado de relações na lama que se constituiu em torno do desenvolvimento das infraestruturas do projeto, bem investigado, expõe toda uma elite que, como a lapa, se perpetua no poder desenvolvendo os tentáculos ao estilo de organização criminosa da máfia, com sua padrinho e acólitos que não se limitam a Timor-Leste, estendendo-se a glutões em vários países que sugam tudo à sua volta. Ao expurgar esse lixo tóxico e corrupto,

Obter o caso de Bobby B. Boye. Porque em Timor-Leste, em vez de ser preso quando deveriam, ignorou os avisos oportunos e recompensou-o com prémios de reconhecimento pelos altos serviços prestados! Mas isso não impediu que a justiça fosse feita, Bobby B. Boye foi preso ... mas muita coisa não ficou clara!

A maior pesquisa já realizada no campo da saúde começou em novembro de 2010 no CAC. Na ausência da vontade do CAC e MP, a investigação continuou na Holanda, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália. Resultado: US $ 240 milhões em ativos recuperados e vários indivíduos detidos, de funcionários do Banco Mundial e de uma empresa de distribuição de equipamentos hospitalares. Nada aconteceu em Timor-Leste ... Mas eu poderia e deveria ter liderado este trabalho, dando ao mundo e especialmente aos timorenses um sinal positivo de que estava comprometido com a luta contra a corrupção!

Que triste destino ... Os timorenses seguem os seus heróis que hoje são os seus governantes, eleitos, pelo que insistem em chamar democracia. Apesar da dor que causam e até excluem, sem acesso justo e equitativo, à distribuição de riqueza que o país possui, negando-lhes acesso à educação, saúde, moradia, segurança e dignidade da condição humana, continuam do lado das ruas esperando pelos atos magnânimos de seus heróis, contentes com as migalhas e sacos de arroz ...

Dito isto, não quero dizer que não abandonei nem deixei os timorenses, especialmente aqueles que confiaram em mim e com quem tenho laços eternos de amizade e gratidão. No entanto, eles não estão disponíveis para entrar na lama ou contribuir para desencadear situações de ataques pessoais que não pretendem desqualificar a mim e a causa anticorrupção como forma de desviar a atenção dos problemas gerados pela corrupção. A minha contribuição para a luta necessária dos timorenses será brevemente disponibilizada em forma de livro, onde tudo é exposto, desnudado de forma transparente.

Cabe aos timorenses reflectir e criar condições para que a Justiça actue através dos seus instrumentos, para que a sociedade se torne mais justa e equitativa! É na Justiça e na Justiça que conheço e posso contribuir para que todos os timorenses possam beneficiar do que merecem! Cabe à comunidade internacional, em particular àqueles.

Reflesaun: uma reflexão sobre Timor Leste | Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Timor-Leste | Impasse que perdura


Depois de mais de um ano de tensão política e dois meses após as eleições antecipadas em Timor-Leste, os solavancos políticos continuam por resolver. O impasse entre o Presidente da República e o primeiro-ministro timorenses sobre a nomeação de nove membros do VIII Governo permanece.

De um lado Francisco Guterres Lu-Olo, Presidente da República e ainda presidente da Fretilin (agora na oposição), do outro a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), formada pelo Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) – de Xanana Gusmão – o Partido Libertação Popular (PLP) – de Taur Matan Ruak, primeiro-ministro – e o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).

Francisco Guterres Lu-Olo tem recusado dar posse a alguns dos membros nomeados pelo primeiro-ministro Taur Matan Ruak, por terem “o seu nome identificado nas instâncias judiciais competentes” ou possuírem “um perfil ético controverso”.

A decisão tem estado a causar tensão entre a Presidência e o Governo e a AMP, particularmente Xanana Gusmão, líder da coligação, que já foi nomeado duas vezes e ainda não tomou posse.

O impasse mantém-se em relação a nove nomes, sete dos quais do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT): Francisco Kalbuadi Lay, Virgílio Smith, Tomás do Rosário Cabral, Jacinto Rigoberto Gomes de Deus, Hélder Lopes, Amândio de Sá Benevides, Sérgio Gama da C. Lobo. 

Os dois outros são António Verdial de Sousa e José Manuel Soares Turquel de Jesus, ambos do KHUNTO.

Numa primeira cedência do Governo, o primeiro-ministro eliminou da lista de nomeados dois dos nomes inicialmente propostos – que estão atualmente envolvidos em processos já nos tribunais: Gastão de Sousa, proposto como ministro do Planejamento e Investimento Estratégico (MPIE) – cuja responsabilidade será assumida por Xanana Gusmão – e Marcos da Cruz, vice-ministro da Agricultura e Pescas, que foi substituído por Rogério Mendonça de Aileu.

Mas quase um mês depois do primeiro grupo de ministros ter tomado posse, continua sem haver fumo branco que indicie como se resolverá o impasse. E a tensão de um lado e de outro só tem vindo a aumentar, apesar de, publicamente, chefe de Estado e Governo manterem uma aposta no diálogo.

Lu-Olo, foi eleito com o apoio do CNRT – na altura em que CNRT e Fretilin votavam quase em conjunto no parlamento e membros dos dois partidos dividiam o executivo. 

Hoje CNRT e Lu-Olo – ou pelo menos Xanana Gusmão e Lu-Olo – estão mais distantes do que noutros tempos, com o líder histórico timorense a escrever ao presidente com duras críticas sobre a sua posição relativamente à tomada de posse.

Numa dura carta, Xanana Gusmão, ameaçou desencadear um processo de destituição do Presidente da República se mantiver a “rejeição sistemática e não fundamentada” de membros do Governo propostos pelo primeiro-ministro.

A ameaça é, pelo menos para já, de difícil concretização já que a medida dificilmente teria o apoio de dois terços dos 65 deputados, ou seja, 43: número que as bancadas que apoiam o Executivo não alcançam.

Mesmo que se unissem todas as bancadas do parlamento contra a Fretilin – partido do Presidente da República e que controla 23 lugares no parlamento – ficariam aquém desse número, somando apenas 42 cadeiras.

Ainda assim, o texto causou mossa à relação e fez aumentar a tensão, especialmente depois de Xanana Gusmão juntar à ameaça críticas irónicas à ação de Lu-olo.

“Permita-me, Excelência, que comece por o cumprimentar, desejando-lhe tudo de bom”, escreve Xanana Gusmão na carta.

“Expresso-lhe este sentimento, porque estou extremamente preocupado com a sua saúde mental, psicológica e política, neste conturbado processo onde se impõe medirem-se as competências, à luz de uma Constituição que os Senhores é que escreveram, entendem com mestria e interpretam com uma sagacidade incomum, inacessível a vulgares cidadãos como eu”, escreve Xanana Gusmão.

Um texto que suscitou duras críticas e que em nada ajudou a resolver o impasse. Lu-Olo mantém a sua posição que não mudou depois de várias reuniões com Taur Matan Ruak e que levou mesmo as bancadas da AMP a negarem um pedido de autorização de Lu-Olo para uma visita de Estado a Portugal – que a Constituição exige – por o responsabilizarem pelo impasse.

Xanana Gusmão voltou à carga e considerou inaceitável que dirigentes do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), e das restantes forças políticas da coligação governamental Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) estejam a ser acusados de “ladrões e corruptos”.

“Sentimos isto sobretudo no CNRT. Sentimo-nos totalmente afetados e, por isso, não fui duas vezes à posse, em solidariedade com os meus quadros do partido, já que nos conhecemos”, afirmou Xanana Gusmão.

O CNRT enviou também ao presidente certidões criminais de todos os membros  que não fossem empossados, emitidas pelo Tribunal Distrital de Díli, que mostram que nenhum é arguido em qualquer processo.

As certidões narrativas detalham todos os registos de processos em que os sete estiveram envolvidos, confirmando que nenhum é atualmente arguido em qualquer processo judicial “pendente ou arquivado”.

Com o país em duodécimos desde janeiro, a pressão para que o impasse se resolva continua a aumentar. O Governo já teve que solicitar um levantamento extraordinário do Fundo Petrolífero para financiar as contas do Estado até agosto – sobravam nos cofres apenas 20 milhões – e continua sem ministro de Finanças – é um dos nove por empossar – para ‘assinar’ o Orçamento para o resto do ano.

E enquanto a situação persiste a economia do país – que depende quase na totalidade do Estado – vai definhando, com os investidores externos preocupados com a situação e os nacionais preocupados sobre o quanto terão que fazer para esticar a liquidez. 

António Sampaio-Exclusivo Lusa/Plataforma Macau - 20.07.2018

Solidariedade Bernard Collaery & Witness K ba Problema Tratadu Fronteira Maritima Timor-Leste

Husi: Moisés Vicente

Iha Díli loron hirak liuba, kuarta-feira data 04 de Julho de 2018 diskusaun ida ne’ebé mak organiza husi Organizasaun Naun Governmental ida (ONG LH). Ho organizasaun Sosiedade Sivil sira seluk tan iha Timor-Leste hamutuk mos ho organizasaun husi Australia The Timor Sea Justice Campaign hodi ko’alia kona-báProblema Tratadu Fronteira Maritima Timor-Leste nian. Iha ne’e hakerek na’in nia observasaun durante ne’e hare’e katak husu ba Governu Australia, durante ne’e Governu Australia uza barak ona osan husi Fronteira Maritima nian. Diak liu mak ami husi povu Timor-Leste husu ba Governu Australia atu entrega fali osan hirak ne’e ba ami nian Estado ka Governu Timor-Leste. Direitu Fronteira Maritina Timor-Leste nian Governu Australia laiha direitu atu hadau, nen tasi rohan ida mos Timor-Leste sei la entrega ba Australia. Ne’e ami povu Timor-Leste prontu atu mate, prontu atu fakar ran tan ba ami nia direitu soberania Tasi-Timor nian. Iha ne’e hakerek na’in mos hakarak fó Solidariedade Bernard Collaery no Witness K, ba Problema Tratadu Fronteira Maritima Timor-Leste nian ne’ebé sei lori sira ba Tribunal iha Australia nian iha dia 25 de Julho de 2018. Tanba deit sira nain rua (2) fó deklara sai segredu justisa Australia nian ba nasaun sira seluk hanesan nasaun viziñu República Democrática de Timor-Leste (RDTL).

Iha ami nia (Timor-Leste) nia Lei Inan Constituisaun da RDTL artigu 4 kona-ba rai 1. Rai Repúblika Demókratika Timór-Leste nian halo parte rai-foho nia luan no naruk no kle’an zona tasi nian no kalohan-laran tuka-ba rai-ketan nasionál sira, ne’ebé tuir liak-tuan tama hotu iha klees loro-sa'en tasi-le’un Timór nian, rai-le’un Oe-Kusi Ambenu, tasi-le’un Atauru no tasi-le’un Jaku. 2. Lei-oan sei hametin no hatuur kona-ba luan no rohan we rai-laran nian, zona ekonómiku eskluzivu (haketak tasi mutin no metan) no Timór-Leste nia direitu iha zona tatutan no plataforma kontinentál. 3. Estadu la taka matan ba Timór-oan nia rai rohan ida eh ba direitu soberania ne’ebé nia hala’o, hodi lahalo aat ba ratifikasaun kona-ba rai-ketan.

Timor-Leste manán ona nia vitória bo’ot iha 6 Marsu 2018, bainhira Australia no Timor-Leste asina Tratadu ba Estabelesimentu Sira-nia Fronteira Maritima iha Tasi Timor. Hafoin iha okupasaun no luta durante dékada balu nia laran, no hetan ona biliaun lubuk hosi estrasaun petróleu, ikus mai Governu Australia rekoñese direitu soberania ba nia viziñu iha norte hodi iha fronteira bazeia ba lei internasionál daudauk ne’e. Artigu ida ne’e sei ezamina provizaun no implikasaun hosi konkordánsia ida ne’e, nia valor istóriku, no mós saida mak sei bele akontese nudár rezultadu husi Tratadu Fronteira presedente ida ne'e.

Issu agora dadaun ne’ebé akontese iha nasaun Australia iha ne’ebá, membru Parlamentu Nacional Deputadu foti iha Meja Parlamentu Nacional Australia nian husi banakada INDEPENDENTE kona-ba problema Tasi Timor-Leste nian fulan hirak liuba. Australia dada an husi prosesu rezolusaun disputa fronteira maritima iha fulan rua antes Timor-Leste sai nasaun independente iha 2002 hodi nune’e Australia bele evita an hosi kontabilidade legal. Maske nune’e, sira falla tiha atu nota mekanizmu ida iha Konvensaun ONU nian kona-ba Lei Tasi (UNCLOS, ne’ebé asina iha 1982, ratifika husi Australia iha 1994 no husi Timor-Leste iha 2013) ne’ebé durante ne'e nunka uza. UNCLOS Artigu 298 no Anexu V deskreve prosesu konsiliasaun obrigatóriu ida ne’ebé fó dalan ba nasaun ida atu bele lori nia viziñu ida ne’ebé lakohi tuur hamutuk atu negosia ba iha diskusaun fronteira bilateral ne’ebé sei fasilita husi ekipa peritu konsiliador  ne’ebé hili husi nasaun rua ne’e, ho koñesimentu husi Organizasaun Nasoins Unidas (ONU). Konsiliador sira laiha podér atu halo desizaun, maibé sira sei halo servisu hodi enkoraja parte rua atu rona no fó resposta ba malu.   

Ikus liu, husi artigu ida ne’ebé hakerek na’in ne’ebé mensiona buat balu iha leten husu mos ba ita nia VIII Governu Constitusional, liu-liu Ministério Negosio Estranjeiro e Cooperação (MNEC) Dionisio Babo, no Xefe Negosiador Prinsipal Fronteira Maritima TL maun Xanana Gusmão ho nia ekipa. No Ministeriu sira seluk tan labele nonok deit oinsa mak kontinua book an atu husu nafatin ba Governu Australia fó fila direitu Timor-oan nia riku soin. Husu ba Movimentu Kontra Okupasaun Tasi Timor (MKOTT) no populasaun no Joven foin sae sira iha Díli laran iha tempu badak nia laran halo Komunikadu Imprensa ruma iha Díli no bele mini desmostrasaun iha Embaixada Australia nian iha Timor-Leste. No maluk sira iha Australia forma The Timor Sea Justice Campaign, no ativista sira iha nasaun barak mak espresa sira nia solidariedade ba Timor-Leste nia direitu sira.

Referénsia:
*. Asesu iha ONG Lao Hamutuk. Disponivel iha 6 de Julho de 2018.
*. Asesu iha NGO Lao Hamutuk. Disponivel iha 6 de Julho de 2018.
*. Asesu iha Eurekastreet. Disponivel iha loron 7 de Julho de 2018.
*. Asesu iha Lei Inan Constituição da República de Democrática Timor-Leste. Disponivel iha loron 9 de Julho de 2018.
*. Asesu iha Jornal Diaria Timor Post, Timor-Leste-Australia Asina Ona Akordu Foun. Disponivel iha loron 13 de Julho de 2018.
*. Asesu iha Timorese protest Australia's prosecution of 'Witness K' and lawyer. Disponivel iha 20 de Julho 2018. https://www.greenleft.org.au/content/timorese-protest-australias-prosecution-witness-k-and-lawyer

*Artigo ida ne’e larepresenta institusaun ne’ebé hakerek na’in haknar ba, maibé idea no argumentu sira ne’ebé lekar iha artigu ne’e nudar opinião pesoál. Hakerek Na’in Alumni Faculdade de Direito, Universidade da Paz-(UNPAZ), Díli, (2008). Iha sujestaun ruma bele haruka iha e-mail: moisesvicente.mahein@gmail.com