domingo, 24 de novembro de 2024

TIMOR AGORA ESTÁ DE REGRESSO

PRECISAMOS DE COLABORADORES. BEM-VINDOS!

Estamos a regressar a nova edição  do TIMOR AGORA. Temos por objectivo obter o fulgor anterior com publicações em tétum, português e em inglês sempre que tragam interesse, boa comunicação e conhecimento. Para além da atualidade que se impõe em notícias, reportagens, análises e opiniões.

Para o efeito temos muito trabalho a fazer e precisamos de colaboradores. Exatamente por essa razão convidamos todos que connosco queiram colaborar num dos idiomas acima mencionados à sua escolha, como era prática do TIMOR AGORA anteriormente. Aguardamos que potenciais interessados em colaborar se manifestem via email para timoragora@gmail.com e se declarem interessados em constar na lista de colaboradores do TIMOR AGORA.

Até lá. Sejam muito bem-vindos. 

Redação TA

Abusos à vista de todos e sistema negligente: quem protege as crianças em Timor-Leste?

Domingos Javelino | Diligente

Uma criança com transtornos mentais sofre abusos recorrentes em Timor-Leste, enquanto autoridades ignoram provas claras e refugiam-se em burocracias. Promessas de proteção não saem do papel, deixando o menor vulnerável. Quando algo pior acontecer, quem se responsabilizará?

Um vídeo recente com duração de 30 segundos, amplamente partilhado no Facebook e TikTok, mostra uma criança com transtornos mentais a ser forçada por um grupo de indivíduos a beijar um adulto”, reforçou.

Para evitar situações semelhantes no futuro, o jurista destacou a necessidade urgente de o governo criar locais de acolhimento e proteção para crianças em risco, especialmente para aquelas com deficiência, doenças mentais ou outras condições de vulnerabilidade. Além disso, apelou à sociedade para que não feche os olhos a estas violações e denuncie imediatamente, assumindo também a sua responsabilidade na proteção das crianças.

A Presidente do Instituto Nacional de Defesa dos Direitos das Crianças (INDDICA), Dinora Granadeiro, lamentou a recorrência de abusos contra a criança, reforçando que este não é um caso isolado. “Estamos a coordenar com a PNTL para identificar todos os autores e com o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) para garantir a proteção do menor. Já foi solicitado que a criança seja acolhida no Centro de Apoio à Saúde, S. João de Deus, em Laclubar, para assegurar a sua segurança e cuidados adequados”, afirmou.

No entanto, esta informação foi desmentida pelo diretor do centro, Dr. Elvis do Rosário, que esclareceu que não receberam qualquer contacto sobre o caso. O psicólogo sublinhou ainda que o Centro de Saúde Mental São João de Deus, em Laclubar, oferece tratamento agudo e reabilitação psicossocial exclusivamente para adultos, não tendo capacidade para atender crianças ou adolescentes.

Já Dinora Granadeiro explicou que a família tem dificuldade em protegê-lo, uma vez que vive com a avó e a mãe, ambas sem condições de garantir o controlo necessário devido à sua condição mental.

Timor-Leste e Austrália reforçam compromisso no desenvolvimento do Greater Sunrise

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, reuniu-se hoje, dia 21 de novembro de 2024, com o Representante Especial da Austrália para o Projeto Greater Sunrise, Steve Bracks, no Palácio do Governo, em Díli. O encontro contou também com a participação do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Interlocutor de Timor-Leste para o Projeto Greater Sunrise, Agio Pereira, e do Ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Francisco da Costa Monteiro. 

A reunião teve como objetivo analisar o estado atual do projeto e promover o diálogo sobre os próximos passos, após a entrega do estudo conceptual elaborado pela Wood Australia ao consórcio de desenvolvimento dos campos do Greater Sunrise (Sunrise Joint Venture), composto pela TIMOR GAP (56,6%), Woodside (33,44%) e Osaka Gas Australia (10%). O estudo conceptual identifica as melhores opções para o desenvolvimento, processamento e comercialização do gás extraído do Greater Sunrise, um projeto estratégico para Timor-Leste, considerado essencial para o crescimento económico sustentável do país.

Durante o encontro, as partes discutiram formas de maximizar os benefícios do projeto para ambas as nações, com foco na implementação de uma infraestrutura que assegure o transporte do gás para a costa sul de Timor-Leste, uma prioridade nacional com impacto significativo no desenvolvimento económico e social do país.