quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Timor-Leste quer português como língua de trabalho da União Interparlamentar (UIP)

Díli, 10 out (Lusa) - O presidente do Parlamento Nacional timorense apelou hoje às "nações amigas" para que o português seja aprovado como língua de trabalho da União Interparlamentar (UIP) na Assembleia Geral da instituição que decorre este mês em Genebra.

"Este é um assunto muito importante e, quando fui eleito presidente do parlamento, o primeiro assunto que tratei foi a luta para a introdução da língua portuguesa como língua de trabalho da UIP", afirmou Arão Noé Amaral em declarações à Lusa.

"Enviei muitas cartas aos países da ASEAN e do G7+ para obter apoio nesta votação. Desejo que, com esta minha presença e intervenção na UIP, consiga que os nossos países amigos apoiem e deem um voto favorável a esta iniciativa", acrescentou.

Arão Noé Amaral lidera a delegação do parlamento timorense que participa, entre 14 e 18 de outubro em Genebra, na 139.ª Assembleia Geral da União Inter Parlamentar (UIP), onde esta questão deverá ser votada.

"Esta vai ser uma luta para podermos chegar até lá. O número de falantes de português no mundo é muito significativo e, por isso, merece que o português seja língua de trabalho em instituições como a UIP", disse.

Portugal tem estado a liderar os esforços diplomáticos, especialmente junto dos restantes países lusófonos, para conseguir que o português seja aprovado como língua de trabalho na Assembleia Geral daquela instituição, que decorre este mês em Genebra.

Para isso é necessária uma alteração aos estatutos da organização, posição expressa numa carta que o deputado português Duarte Pacheco enviou a responsáveis parlamentares lusófonos.

"Solicito em nome da delegação portuguesa o seu empenho junto do grupo geopolítico em que se insere, assim como do vosso corpo diplomático junto de Estados amigos, para obter o apoio do maior número de países para esta proposta que nos fortalece a todos e engrandece a própria UIP", refere a carta.

"Esta é uma hipótese única. Não sabemos quando haverá nova oportunidade de incluir o português como língua de trabalho da UIP, só com o empenho de todos e de cada um de nós será possível alcançar o resultado que todos desejamos", sublinha.

O objetivo era que a questão tivesse sido debatida e votada na assembleia-geral de março, mas o assunto acabou por ser adiado.

A mexicana Gabriela Cuevas Barron, presidente da UIP, assumiu durante a sua campanha para o cargo o compromisso de incluir o português, o espanhol e o árabe como línguas oficiais da organização, para assim a tornar mais inclusiva.

O objetivo foi acolhido com "reservas" por vários países tendo, por isso, o objetivo sido alterado para conseguir que o português seja língua oficial de trabalho, destacando que é língua oficial de nove Estados membros da UIP e a mais falada no hemisfério sul.

Na carta enviada aos parlamentos lusófonos, Duarte Pacheco refere que mesmo essa opção preocupa alguns dos países, dado o seu eventual impacto nos custos e, por conseguinte, nas contribuições nacionais.

O deputado português diz que no mercado é possível encontrar soluções mais baratas que as atualmente usadas pela UIP e que viabilizam a introdução do português.

Paralelamente a esta questão, Arão Noé Amaral aproveitará a ida a Genebra para dar conta dos avanços democrático em Timor-Leste.

"Timor-Leste sempre esteve a favor da democracia. Desde a proclamação da independência, a 28 de novembro, que definimos a República Democrática de Timor-Leste. A democracia é o nosso princípio e lutamos até á última gota de sangue por isso e muitos guerrilheiros tombaram por causa desta defesa da democracia", considerou.

"E agora estamos num debate de diferenças políticas internas, mas penso que isso não vai afetar o processo democrático em Timor-Leste", disse ainda.

ASP // FST

Subtituisaun Kargu Lere, Filomeno” Karta Hau Aprezenta Ona Ba KM”


DILI - Ministru Defesa Filomeno Paixao hateten, Nia parte aprezenta ona karta ba iha Konsellu Ministru, Konaba prosesu subtituisaun kargu ba Xefi de Estadu Maior Jeneral Forsas Armadas, Major Jeneral Lere Anan Timor.

“Surat ida nee hau aprezenta hotu ona ba iha Konsellu Ministru, desizaun portantu iha F-FDTL hasae ona konaba se maka atu kontinua nafatin ou atu ba fali Xefi Estadu Maior Jeneral, semak atu ba XEM atu troka Vise XEM portantu sira nee hein Konsellu Ministru, Konsellu Ministru sei hola desizaun ba nee para haruka mai Prezidente da Republika,” dehan Ministru Filomeno ba jornalista sira, bainhira remata enkontru ho Prezidente da Republika Francisco Guetrres Lu Olo, iha Palasiu Prezidente Nicolau Lobato, Dili, Tersa (09/10/2018).

Portantu responde konaba Jeneral Lere sei atu prolonga tan Ministru Filomeno hateten, depende intrepretasaun neebe fo, tanba iha tinan rua ou tolu iha intrepretasaun rua, intrepretasaun ida dehan Jeneral Lere tinan hat, pedidu ida tanba idade liu ona bele renova deit tinan tinan.

Iha biban nee mos Ministru Defesa Filomeno Paixao hateten, Ohin mai hasoru Prezidente da Republika hodi relata konaba servisu iha F-FDTLno PNTL, asuntu espesifiku liu liu konaba elaborasaun orsamentu 2019 ba F-FDTL – PNTL. Portantu Forsa Armadas nian atensaun especial liu ba iha seguransa mar de Timor.

Nia dehan, Iha Polisia nian ba iha polisia komunitariu, tanba Dili Ministru Defsa kolia ho Komandante PNTL katak, Dili nee tenke kontroladu, labele hetan ameasa husi se deit.

Portantu Ministru Defesa Filomeno hateten, iha PNTL hanoin mos atu kria estatutu  PNTL seidauk iha agora sei diskute hela agora prontu ona para sira submete mai Ministru konaba  sira nia kareira ajente soladdu, bainhira mak ba reforma no ho idade saida mak okupa Suprentindenti komesa husi Ispetor sae to leten. 

Notisia kompletu lee iha jornal STL edisaun Kuarta (10102018)

Carme Ximenes | Suara Timor Lorosae

Imajen: Filomeno Paixão | iha Tatoli

Xanana: Hau Uza Osan ba Interese Nasional


DILI - Xefe Negosiador Xanana Gusmao durante nee nia uza osan laos ba iha nian aan deit, maibe osan neebe maka nian uza durante ba iha prosesu negosiasaun ba tratadu Fronteira Maritima ba povu no nasaun nian interese.

Se sira dehan hau uza estadu, hau uza osan estadu manan Fronteira Maritima, hau uza osan estadu laos ba hau nian aan rasik,” dehan Xanana ba jornalista sira liu husi Komferensia Imprensa hafoin fila husi extrajeira iha sede CNRT Bairru dos Gruillos, Segunda (8/10/2018).

Xanana Gusmao kazu lia hirak nee hodi hatan ba iha preukupasaun bankada oposizaun sira nian pedidu atu husu Xefe Negosiador Fronteira Maritima Xanana Gusmao apresenta relatoriu finaseira, durante halo negosiasaun ba tratadu Fronteira Maritima.

Tuir Xanana Gusmao katak, sobre ba relatoriu finaseiru osan huira maka durante ekipa negosiador sira uza ba halo negisiasaun Fronteira Maritima nee tinan tinan gabinete FM nian semprese apresenta relatoriu nee ba iha parlamentu.

Lider mazimu Aliansa Mudansa ba Progressu (AMP) nee rekonese iha Timor-Leste kona ba kestaun interees nasiona nee   difisil atu suporta malu ba interese nasional.

Ba tempu ida nee nia husu ba iha partidu hotu aqtu hamtuk lao hamutuk hodi atinji mehi povu nian. 

Natalino Costa | Suara Timor Lorosae

TL-Portugal Hametin Kooperasaun iha área Komunikasaun


DILI, (TATOLI) - Governu Timor Leste no Portugal nafatin iha kompromisu hodi dezenvolve área komunikasaun sosiál.

Sekretáriu Estadu Negósiu Estranjeiru no Kooperasaun ba Asuntu Kooperasaun Servisu Portugal, Teresa Ribeiro ho Sekretáriu Estadu Komunikasaun Sosiál, Mericio Juvinal dos Reis Akara hato’o kompromisu ne’e durante hasoru malu iha Palásiu Governu Dili, ohin.

Omólogu Portuguesa ne’e hateten, iha sorumutu ko’alia kona-ba melora servisu iha área komunikasaun sosiál tanba importante hodi forma sosiedade ida demokrátika.

ʺÁrea ida ne’e iha papél decisivu atu informa ba sidadaun hodi eskola desizaun polítika ho konxiénsia,ʺ dehan, Teresa Ribeiro.

Governu Portugal liuhosi ninia organizasaun sira hanesan RTP, Ajénsia Lusa mós sei servisu hamutuk ho Governu no Ajénsia Notísias Timor Leste (TATOLI) iha área Komunikasaun. Sekretáriu Estadu, Mericio Juvinal dos Reis Akara aumenta, reprezenta Governu da ualu apresia kooperasaun entre nasaun rua ne’ebé la’o ona durante ne’e.

ʺAmi ko’alia kona-ba formasaun lingua Portuguesa ne’e ninia rezultadu positive, segundu ita ko’alia kona-ba kooperasaun entre ajénsia LUSA no TATOLI hahú agora ba oin bele iha kooperasaun, Kooperasaun entre RTTL, ep no RTP,ʺ Governante reforsa.

Nia mós konsidera kooperasaun entre Ajénsia LUSA no TATOLI entremus interkámbiu entre jornalista, apoiu tékniku ba hakerek notísia iha Lian Portuguesa no seluk tan.

Jornalista: Agapito dos Santos | Editór: Manuel Pinto

Imajen: Sekretáriu Estadu Negósiu Estranjeiru no Kooperasaun ba Asuntu Kooperasaun Servisu Portugal, Teresa Ribeiro ho Sekretáriu Estadu Komunikasaun Sosiál, Mericio Juvinal dos Reis Akara ka'er liman durante hasoru malu iha Palásiu Governu Dili, ohin.

Tribunál Tenke Kriminaliza Hahalok Mal Edukadu Hasoru Líder Nasionál


DILI, (TATOLI) - Xefe Estadu Maior Jenerál FALINTIL-Forsa Dezesa Timor Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur, apela ba Tribunál tenke kriminaliza ema sira ne’ebé insulta líder nasionál sira liuhusi karikatura.

Hanesan ezemplu, nia esplika, iha loron ida liu-ba, ema edita Primeiru-Ministru, Taur Matan Ruak nia foto depois tau tali ba iha kakorok nomós insulta tan ho liafuan mal edukadu.

“Timoroan balun la respeita no la dignifika líder nasionál sira nia esforsu no sira nia matenek ne’ebé halo Timor-Leste sai ukun-án. Hanesan ezemplu, sira tau tali ba primeiru-ministru nia kakorok hodi tara (publika iha medsos) hanesan mós uluk halo ba Prezidente Lú Olo, Xanana, Ramos Horta no Alkatiri. Ida ne’e ha’u dehan katak laiha edukasaun no morál,” Lere ba jornalista sira iha Palásiu Prezidente Nicolau Lobato, Bairru Pité, kuarta ne’e, hafoin levanta kestaun ne’e ba Prezidente Repúblika, Francisco Guterres Lú Olo.

Tuir nia katak ema ne’ebé halo ida ne’e (edita foto ho defama), dalaruma ema ne’ebé maka uluk lakohi ukun-án, ne’e duni, husu Tribunál tenke kriminaliza tanba ne’e krimi públiku no nia sei atua hahalok ne’e fora hosi lei.

“Ha’u nu’udar elementu seguransa ida nian, ha’u aban bainrua toman ema sira hanesan ne’e, ha’u atua fora hosi lei no ha’u hein para ema kontra ha’u nia desizaun,” eis Komandante Rezisténsia ne’e realsa.

Nia hateten, nia admira tanba buat sira ne’e kona de’it ba sira Rezisténsia Libertasaun Nasionál hanesan Marí, Xanana, Taur no Lú Olo, maibé la halo ba ema seluk.

Jornalista: Xisto Freitas | Editór: Manuel Pinto

Imajen: Xefe Estadu Maiór FALINTIL-Forsa Defeza Timor-Leste (F-FDTL), Majór Jenerál Lere Anan Timur

Mehi no pensamentu polítiku Maun Boot Kay Rala Xanana Gusmão...

…nian no ninia  implementasaun iha procesu konstrusaun Estadu

Roger Rafael Soares * | opinião

“Viva Timor-Leste”  expresaun ne′ebé Maun Boot Kay Rala Xanana Gusmão, uza bebeik, durante procesu históriku naruk iha autodeterminasaun ba ita nia rain. La trata deit nudar simples frase ida. Maibé, sim, frase ne′ebé nakonu ho firmeza no determinasaun, husi expresaun ida ne′ebé karega ho emosaun bo′ot, sentidu nasionalista, dejezu ne′ebé inkansável atu alkansa direitu ba Timor Leste, konsekuentemente, paz ba ninia povu.

Alkansada ona etapa ida husi mehi Maun Boot nian, Timor Leste hetan independénsia no sai ona nudar Nasaun ida soberana iha mundu. Maibé figura no lideransa Maun Boot nian, iha procesu ba konstrusaun Estadu no Nasaun Timor Leste, sei nafatin inkontornável no desijivu durante tinan senulu resin nen nia laran.

Maun Boot nia mehi agrega objektivu prinsipal rua: hetan ukun rasik an ba Timor Leste, ne′ebé rekoñesidu, internasionalmente, iha loron 20, fulan Maiu, tinan 2002. Dezde momentu ne′eba persiste objektivu segundu, dezenvolvimentu nasional, ne′ebé proporciona ba povu tomak, ho forma ne′ebé justa no hanesan, acesu ne′ebé permite vivencia hodi hetan moris diak ho dignidade no kualidade, iha teritóriu Timor laran tomak.

Nudar instrumentu polítiku husi luta ne′ebé koresponde ba kada objetivu Maun Boot nian, hamosu Conselho Nacional de Resistência Timorense (iha momentu resistensia nia laran)  no hafoin, funda no sai nudar prezidente ba Congresso Nacional de Reconstrução Timorense (CNRT) − instrumentu rua ne′ebé hatur iha objetivu ida deit - defesa ba interese nasional no dezenvolvimentu nasional.

Iha kada momentu históriku Timor Leste nian, Xanana Gusmão sempre hatene, ho forma ne′ebé diak no elegante tebes, mobiliza no haforsa unidade nasional, ne′ebé sai nudar motor aranke importante no principal hodi implementa metas no objetivu husi Nasaun no husi Povu.  

Duante procesu dezenvolvimentu nasional, Maun Boot sempre proporsiona, ho empenhu ne′ebé boot no maka′as hodi arketekta no hadiak sistema Nasaun nian, ne′ebé sai nudar aliserce importante, no mos meius esenciais ba funcionamentu diak husi sistema demokratiku no seguransa, atu nune′e bele fo solusaun adekuada ba problemas sociais no ekonomikus ne′ebé Nasaun no Povo hasoru.

Iha momentu rejisténsia Maun Boot konta ho partisipasaun povu nian, ohin loron mos, alkansadu tiha ona ukun rasik an, Maun Boot konta nafatin ho povu iha procesu konstrusaun Estadu-Nasaun, ne′ebé koinside tebes ho lema ne′ebé Maun Boot rasik maka designa “ Libertada a Patria e libertemos o Povo”, projetu boot ida ne′ebé exije empenhu, dedikasaun no esforsu atu humutuk ida deit ho povu, hodi fo kontinuidade ba implementasaun Planu Estratejiku Desenvolvimentu Nasional, iha ne′ebé reflete aspirasaun no mehi husi timor ona tomak nian hodi moris iha prosperiedade nia laran.

Ohin, Maun Boot hakerek tan istória foun iha procesu konstrusaun Estadu−Nasaun: Vitória ba Delimitasaun Fronteira Marítima ho ita nia nasaun viziñu, kadoras dada mai Timor Leste − vitórias ne′ebé komprova esforsu no sakrefisiu Maun Boot nian hodi luta atu hasai povu timor tomak husi kiak no mukit nia laran −, komprometidu dunik ho promesas eleitorais iha eleisoens jerais rua ne′ebé liu ba. Ohin mos ita bele afirma katak Maun Boot nudar figura polítika destakada iha país, nunka falha iha ninia kompromisu politiku eleitoral. Politiku sériu no responsável ne′ebé kumpri promesa sira sein reserva, promesas ne′ebé Nia promete duranta kampaña eleitoral. Nune′e, hamutuk ho Maun Boot, ita loke kapítulu foun iha prosesu konsolidasaun Estadu−Nasaun, prosesu  ne′ebé hatur iha konkretizasaun ba mehi sira: mehi atu lori dezenvolvimentu humanu no fíziku ba ita nia rain, mehi atu muda povu nia moris, liu husi kriasaun kampu servisu ba joven sira, mehi atu moderniza ita nia rain. Mehi ita hotu nian!

Parabéns Maun Boot, Kay Rala Xanana Gusmão!

Rojer Rafael T. Soares | Ailiili, Manatuto, Timor-Leste
rrtsoares@hotmaill.co

Kazu Sona Mate Carlos iha Hera Ohin, Polisia Kaer tan Na’in 5


DILI: Kazu sona mate Carlos da Costa iha Hera, Munisipiu Dili, iha fulan kotuk sai naruk liu tan no envolve suspeitu barak liu tan. Iha inisiu fulan ne’e polisia kaer ona suspeitu na’in haat, no ohin, Kuarta (10/10), polisia sei kaer tan suspeitu na’in lima (5) seluk.

Ofisial polisia ida ne’ebé lakohi públika ninia identidade informa, iha Tersa (09/10) Polisia Servisu Investigasaun Kriminal Munisipiu Dili simu tan mandadu detensaun husi Tribunal Munisipiu Dili (TMD) hodi halo tan kapturasaun ba joven na’in lima.

Nia dehan, TMD rasik mak indika atu polisia halo kapturasaun ba ema na’in lima seluk relasiona ho kazu omesidu agravadu hasoru Carlos da Costa ne’ebé akontese iha Hera iha 9 Setembru 2018.

“Orden (detensaun) ne’e sei ezekuta iha loron 10 Outubru dader maizumenus tuku 09:00,” informa fonte ne’e horseik.

Ho kapturasaun ba na’in lima ne’e signifika sei iha suspeitu na’in sia mak tuir prosesu justisa ba kazu oho Carlos iha Hera.

Entretantu iha 3 Outubru foin lalais, polisia konsege kaptura suspeitu na’in haat ho inisial FFR, LBG, AG no AC, hafoin simu karta detensaun husi tribunal iha 2 Outubru.

Komandante Polisia Munisipiu Dili, Superintendente Xefe Pedro Belo kapturasaun ba suspeitu na’in haat ne’e ho kooperasaun husi autoridade local, inklui Ofisial Polisia Suku no Konsellu Polisiamentu Komunitariu.

“Tribunal fó karta detensaun iha loron 2 Outubru 2018 husu polisia atu ezekuta orden ida ne’e. Ne’eduni iha 3 Outubru 2018, SIK aranka ba Hera iha oras dader tuku 08:30 hodi lori joven na’in haat ne’e ho karta notifikasaun ne’ebé tribunal fó sai,” informa Pedro Belo iha nia knar fatin.

Nia hatutan, polisia kaptura uluk suspeitu na’in rua, FFR no AC, iha Ailok-Laran, Hera, hafoin kaptura tan LBG no AG iha aldeia Mota Ki’ik, Hera.

Suspeitu ida ho inisial AG, Komandante ne’e informa, bainhira polisia to’o nia uma, suspeitu ne’e iha hela eskola, nune’e polisia husu ba ninia inan-aman atu ba bolu, hafoin polisia kaptura suspeitu refere.

Komandante ne’e dehan tan, SIK halo identifikasaun ba suspeitu sira no tuir mandadu tribunal sira tenke kumpri oras 72 hodi hein prosesu julgamentu.

Tomé Amado | Independente

Indonézia Hakarak Koopera ho TL Promove Setór Turizmu Arte-Kultura


BELU: Liu husi Festival Cross Border Tourism Governu Indonézia hakarak atu koopera ho Governu Timor-Leste hodi promove setór turizmu no arte-kultura entre rai rua ne’e.

Kultura populasaun Indonézia, liuliu sira ne’ebé lokaliza iha área fronteira terrestres Timor-Leste nian laiha diferensa dook, tanba ne’e nu’udar eventu ida hodi hametin nafatin lasu amizade populasaun rai rua ne’e nian.

Nune’e, kooperasaun ne’e inisia atu atrai turista husi estranjeiru, nune’e bele fó benefísiu ba nasaun viziñu rua ne’e através eventu arte-kultura no mós turizmu lokál.

Governu Indonézia rasik kria atividade Festival Cross Border Tourism ho alvu ida oinsá atu dada atensaun turista nasaun viziñu sira hanesan Timor-Leste no Austrália hodi hametin setór turizmu.

Ministru Turizmu Indonézia, Arief Yahya, ne’ebé partisipa diretamente iha eventu ne’e hateten, kooperasaun bilaterál Indonézia ho Timor-Leste iha área ne’e foka liu ba setór turizmu no arte-kultura.

“Kultura Belu no Timor-Leste laiha diferensa dook ne’ebé bele sai lasu entre nasaun rua ne’e hodi hametin mós kooperasaun iha setór komérsiu no investimentu”, dehan Ministru Yahya, bainhira partisipa Festival Cross Border iha Simpang Lima, BeluAtambua, Nusa Tenggara Timur (NTT), foin lalais ne’e.

Tuir nia, bainhira relasaun povu ho povu la’o di'ak ona, automatikamente sei eleva kooperasaun iha área sira seluk. Ne’e duni, presiza atu hahú husi setór turizmu no arte-kultura nian.

La’ós ne’e de’it, tuir planu, sei promove mós sport tourism (desportu turizmu) nian iha área fronteira. Nune’e, populasaun iha nasaun rua ne’e bele esplora mós area desportu sira.

Iha vizita ne’e Ministru Turizmu Indonezia mos inaugura Destinasi Digital no Abertura Festival Wonderful Indonesia, iha Tasi-Ibun Rai Henek Mutin, Suku Kenebibi, Atapupu.

Festival Cross Border Tourism tama ba kategoria 100 wonderful event CoE 2018 hala'o iha Belu-Atambua, Nusa Tenggara Timur (NTT) durante loron rua (4-5/10) ho eventu oioin, hanesan Festival Fulan Fehan no mós konsertu Cross Border, ne’ebé harame husi kantora Indonesian Idol 2017, Maria Simorangkir, artista lokál no mós dansa kulturál.

Entretantu, Administradór Distritu Belu-NTT, Willybrodus Lay hateten, eventu lubuk ida ne’ebé hala'o iha Belu-Atambua nu’udar maneira ida hodi hametin lasu amizade entre populasaun viziñu iha nasaun rua ne’e.

Tanba ne’e, Governu Indonézia kontinua konvida nafatin populasaun Timor-Leste nian atu hola parte mós iha eventu hirak ne’e hala'o iha fronteira rai rua ne’e nian.

Atu hametin lasu amizade ne’e, Governu Indonézia mós hanoin ona oinsá koopera ho Governu Timor-Leste atu kria atividade desportu turizmu. Prinsipalmente sei envolve área desportu sira hotu hodi bele atrai mós turista sira husi estranjeiru.

Área hirak ne’ebé Indonézia hakarak atu haree hamutuk ho Timor-Leste maka oinsá bele hamutuk hodi haree hikas mekanizmu burokrasia atu hakat husi fronteira, ne’ebé durante ne’e bele mós sai hanesan dezafiu ida atu atrai turista sira.

Eujevio da Silva | Independente

Brasil | Três semanas para interromper um funeral


É possível evitar a grande ameaça. A condição é corrigir os três erros grosseiros que levaram ao desastre de ontem e abrir caminho para uma reinvenção da esquerda, escreve Antonio Martins, jornalista, em artigo publicado por Outras Palavras, 08-10-2018.

Eis o artigo.

1. É nas grandes derrotas que se enxergam os problemas ocultados por “sucessos” ilusórios; e que se abre caminho para o novo. As dimensões do retrocesso de ontem, primeiro turno das eleições gerais, dificilmente poderiam ser mais dramáticas. O circo de horrores que já é o Congresso Nacional será piorado por uma bancada de extrema-direita. O antes pequenino PSL, de Bolsonaro, passará de 7 para 51 deputados. Expoentes da arrogância desvairada, como os irmãos Bolsonaro e a advogada Janaína PaschoalKim Kataguiri e Alexandre Frota receberam enxurradas de votos, enquanto Eduardo Suplicy, Dilma Rousseff e Lindberg Farias naufragaram. Exceto no Nordeste, a boia de salvação que evitou uma catástrofe, o que se chama até agora de “esquerda” não governará estado algum. O PCdoB e a Rede, ficaram abaixo da cláusula de barreira e perderão acesso à TV e recursos do Fundo Partidário. E no entanto, o pior não se deu. Depois de ter perdido por um tris a chance de eleger-se presidente no primeiro turno, Jair Bolsonaro estava abatido e soturno ontem à noite, ao gravar um pronunciamento a seus eleitores. Serão 21 dias de enorme tensão, mas derrotá-lo é possível, porque os resultados de ontem são uma aberração, fruto de três erros grosseiros que é possível corrigir. Reparar estes equívocos – na prática, com determinação e em curtíssimo prazo – será tarefa dificílima. Mas é a única alternativa e, se concretizada com sucesso, permitirá trocar um funeral pelas chances de reinvenção da esquerda.

2. A recusa do PT a uma frente antigolpe, fruto de um hegemonismo encruado e pueril, foi, em ordem cronológica, o primeiro dos três erros bizarros cometidos – e que é possível agora corrigir. Há seis meses, quando o cenário eleitoral se conformava, o governo Temer era um farrapo político. A agenda de retrocessos deixava claro o sentido da tomada do poder por uma coalizão conservadora, em 2016. As pesquisas de opinião mostravam que vasta maioria da opinião pública rechaçava pontos essenciais da agenda imposta após a derrubada do governo legítimo – como as privatizações, a contrarreforma trabalhista e a tentativa de desmonte do sistema da Previdência. Os dois principais símbolos do poder ilegítimo – o presidente e o Congresso – eram apoiados por menos de 10% da população.

Propor, como decorrência, uma frente antigolpe teria enorme poder simbólico e mobilizador. Permitiria ampliar a repolitização que se esboçava, transformar a campanha eleitoral numa oportunidade para convocar as ruas, colocar na defensiva os políticos conservadores e o poder econômico neoliberal. Mas, como ocorre com todas as frentes, implicava não ter certeza sobre seu comando. Lula seria o candidato natural a disputar a presidência. Mas diante de seu impedimento, a condição era incerta. Líderes históricos do PT, como o agora senador Jacques Wagner, propuseram que o partido cedesse o lugar Ciro Gomes, que somava consistência política e forte apelo eleitoral.

O medo de perder o protagonismo levou o PT a sabotar a possibilidade. Ao longo dos meses seguintes a ideia de uma frente antigolpe (que o PCdoB enunciou, mas da qual abriu mão rapidamente) foi não apenas esquecida, mas ativamente sabotada. O comando petista trabalhou com empenho para impedir que Ciro se articulasse com setores do “centrão” e, em seguida, até mesmo para que ele tivesse apoio do PSB. Esta ação tirou-lhe tempo de TV e palanque nos Estados. Cada manobra era celebrada por parte dos petistas, nas redes sociais, como sinal de sabedoria política. Os pretextos apresentados são risíveis. Ciro não teria comparecido a São Bernardo do Campo, nos dias que antecederam a prisão de Lula… como se as decisões políticas pudessem ser guiadas pelo cumprimento das regras de boas maneiras. Foi apenas graças à resiliência impressionante do candidato do PDT, ao longo da campanha, que a sabotagem não permitiu a Bolsonaro liquidar a disputa presidencial já no primeiro turno.

3. O segundo erro grosseiro está inteiramente articulado com o anterior. Para inviabilizar uma frente antigolpe, que teria dado à disputa eleitoral feição totalmente distinta, o PT tentou reduzir o pleito a um plebiscito sobre o legado de Lula. Ao fazê-lo, esqueceu-se do próprio sentido de ser da esquerda e voltou o debate político para a exaltação passado, ao invés de projetá-lo para as possibilidades do futuro.

A rememoração das conquistas do passado até fazia sentido, como ponto de partida. Milhões de eleitores se emocionaram com as imagens que comparavam a melhora das condições de vida, na era Lula, com as portas de aço do comércio se fechando agora, sinal da recessão. Mas o que poderia ter durado três dias, quiçá uma semana, prolongou-se por um longo mês, como se o candidato nada tivesse, ele mesmo, a dizer.

A recusa a assumir propostas concretas corresponde a um velho cacoete petista: obter, via eleições, um cheque em branco da população; acomodar-se com as deformações do sistema institucional brasileiro, sem jamais ousar propor uma Reforma Política; negociar a governabilidade do presidente em parceria com as maiorias parlamentares que resultam destas deformações; e realizar, nestas condições, as “reformas fracas” (para usar expressão de André Singer) que tais acordos permitirem. Desta vez, porém, o primeiro efeito foi reacender e intensificar o antipetismo. Fernando Haddad era, de fato, apenas um poste? Ao votar no candidato, a população estaria transferindo sua vontade política a um partido que muitos veem – correta ou incorretamente, não importa – como uma máquina de aparelhamento do Estado?

4. Mas a pior consequência de uma campanha Haddad voltada ao passado e à saudade foi dar a Jair Bolsonaro condições de vestir a máscara do antissistema. Paralisado, o candidato do PT foi incapaz de desafiar a casta política, suas ações e suas misérias. A direita tradicional, umbilicalmente ligada a Temer, ao Congresso e ao golpe, evidentemente não poderia fazê-lo. Todo o imenso espaço político da contestação a uma “democracia” que empobrece e humilha a maior pare dos brasileiros caiu no colo do ex-capitão.

O caráter grotesco desta apropriação basta para demonstrar a estupidez da tática que prevaleceu entre a esquerda. Jair Bolsonaro integra o partido que seguiu de modo mais canino as orientações de Michel Temer. Seu programa expressa a adesão mais completa ao programa das grandes corporações. Seus vínculos com a casta política e seus métodos odiados são tão profundos que ele não se envergonha de reconhecer que se beneficia de verba pública para receber auxílio-moradia superior a R$ 4 mil, possuindo imóvel próprio, e de alardear que usou dinheiro do contribuinte para “comer gente”. A este personagem deprimente, permitiu-se que aparecesse com o rótulo de “antissistema”…

Foi esta a chave para sua vitória no primeiro turno. Dentre os que votaram em Bolsonaro, há uma enorme maioria de não-fascistas. São, porém, eleitores muito descrentes das instituições, da possibilidade de que estas assegurem os direitos estabelecidos na Constituição, e, mais ainda, de que estabeleçam novas garantias e conquistas. São pessoas ressentidas com uma elite supostamente bem-pensante, mas que cuida apenas de seus próprios interesses e não se importa com a degradação geral do país, desde que se mantenha acima da linha da barbárie. Este imenso contingente de eleitores, que deu vitória a Trump nos Estados Unidos e promoveu o Brexit no Reino Unido, foi, no Brasil, entregue ao candidato fascista quando a esquerda abriu mão da chance de encarnar ela própria a oposição ao sistema; voltou-se apenas ao passado; e se recusou a oferecer, no futuro, uma perspectiva de direitos e igualdade.

5. O caminho para evitar a conquista do aparato de Estado pelo fascismo, e para abrir espaço a uma nova esquerda, começa por enfrentar este último erro gravíssimo. Para que tenha alguma chance, Fernando Haddad precisa produzir, o mais rápido possível, uma virada na campanha; um fato político novo que impeça Jair Bolsonaro de continuar ostentando a máscara antissistema.

Uma forma concretíssima de fazê-lo seria apresentar, nos próximos dias ou horas, um conjunto de dez propostas muito concretas e claras, que dialoguem com as dificuldades concretas vividas pela população após o golpe e que seu adversário não possa responder – devido a seus compromissos com o poder econômico, o programa neoliberal de seu guru Paulo Guedes ou as máfias parlamentares.

O conjunto pode incluir, por exemplo: a) a retomada da política de valorização real do salário mínimo e da bolsa-família, interrompido por Temer; b) a revogação da Emenda Constitucional 95 e um plano de reforço financeiro ao SUS e de reinício da expansão das universidades federais; c) a renegociação da dívida das dezenas de milhões de brasileiros que se encontram negativados no SPC, como proposto por Ciro Gomes; d) os primeiros passos de uma Reforma Tributária, com a isenção de Imposto de Renda para salários até cinco mínimos, taxação dos lucros, dividendos e grandes fortunas; e) a revogação dos leilões de entrega do Pré-Sal a petroleiras estrangeiras; f) o reinício das demarcações das terras indígenas e quilombolas e a volta de critérios sérios para licenciamento das obras de infraestrutura, como querem Marina Silva e os ambientalistas; g) a revisão dos privilégios odiosos de que desfrutam os parlamentares e juízes, tais como auxílio-moradia, as férias longuíssimas, as diárias polpudas, o subsídio a Saúde e Educação privadas; h) uma Reforma Agrária que implique, além da concessão de lotes aos sem-terra, a revisão do modelo agrícola com ênfase no cooperativismo, na policultura, no orgânico e na limitação do uso de venenos.

Medidas como estas permitem reparar o segundo erro catastrófico cometido até agora: o de voltar a campanha para o passado. Propostas de maneira enfática no programa eleitoral, nas ruas, nas entrevistas à imprensa e nos debates, estas medidas são a melhor fórmula para chamar Bolsonaro ao debate político, do qual ele tenta a todo custo se esvair. Reproduzidas de maneira popular, difundidas nas ruas e nas redes, criarão um constrangimento ao ex-capitão. Seu programa de ultraliberalismo o impede de concordar com elas; sua vinculação com os setores mais fisiológicos da casta política, também. Mas como dizê-lo, sem despir a máscara de antissistema que tanto o beneficia?

6. A correção dos dois primeiros erros políticos permite tocar num terceiro: a tendência do PT ao hegemonismo. Fernando Haddad precisaria acenar desde já, e sem rodeios, para a composição de um governo plural. Não significa “chamar o Meirelles”, ou ventilar um ministro da Fazenda que corteje a aristocracia financeira. Isso não traria voto algum e permitiria a Bolsonaro identificar seu oponente com o sistema – ou, ao menos, neutralizar o desgaste que pode sofrer ao manter a seu lado um banqueiro neoliberal como Paulo Guedes.

Trata-se, ao contrário, de acenar com uma espécie de “geringonça brasileira”, de coalizão firme entre os partidos de esquerda e centro-esquerda, capaz de indicar claramente um novo rumo. Implica convidar Ciro Gomes para que, num ministério do Planejamento reforçado (inclusive com o BNDES), articule o enorme esforço de reflexão necessário para desenhar e começar a aplicar um novo projeto de desenvolvimento. Significa convocar desde já gente como Guilherme Boulos e Ermínia Maricato, e sugerir-lhes que construam um programa pelo Direito à Cidade, contra a ditadura do automóvel e a especulação imobiliária. Equivale a reinserir no governo as correntes ambientalistas que Marina Silva em certo momento representou. Inclui lançar acenos ao setor democrático que ainda resta no PSDB, convocando por exemplo Bresser Pereira para a formulação macroeconômica ou Paulo Sérgio Pinheiro (que atuou nos governos FHC) para a política de Justiça e Direitos Humanos. Envolve desenvolver políticas de Segurança Pública, retomando um esforço que a esquerda abandonou e restabelecendo a colaboração com formuladores como Luiz Eduardo Soares ou Ibis Pereira.

7. Compromissos claros com propostas de futuro. Abertura para um governo compartilhado com outras forças democráticas. Uma postura assim criaria um conjunto de fatos novos na eleição. Permitiria retomar as ruas, acenando não apenas aos que já apoiam Haddad, mas aos que se mobilizaram por Ciro, Boulos e Marina. Dialogaria, em especial, com os movimentos (os feminismos, o antirracismo, os sindicatos, o ambientalismo e tantos outros) e coletivos que, agindo autonomamente, tornaram possível, por exemplo, as gigantescas manifestações #elenão, em todo o país. Mudaria o cenário de uma eleição até agora fúnebre. Seria suficiente para a vitória? É impossível assegurar – mas certamente prepararia e vertebraria a resistência, em caso de vitória de Bolsonaro.

Seria uma ruptura nítida com o que o petismo significou até agora – em especial em sua fase governista. Abriria caminho para uma renovação da esquerda. É algo possível – como mostra, por exemplo, a transformação que Jeremy Corbyn lidera, há dois anos, no Partido Trabalhista inglês.

Fernando Haddad estará à altura de algo semelhante? Ou sucumbirá, sem nada criar, ao destino que hoje parece o mais provável?

*Publicado em IHU - Unisinos

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A liçao do Titanic: o Iceberg da política timorense

Afmend Sarmento* | opinião

O homo sapiens é o único animal racional distinto de todos os outros seres criados por Deus, dotado de raciocínio para distinguir entre o bem e o mal. Foi criado e posto na “serena alegria despreocupada da ignorância paradisíaca” (Bauman, 2003, 14-15). Esta é a bela imagem de Adão e Eva. A soberba do ser humano representada por Adão e Eva, por não terem obedecido à ordem estabelecida por Deus, o castigo foi imediato, e por terem comido o fruto da Árvore do Conhecimento,  foram expulsos lá do paraíso. Deus  tirou-lhes a serena alegria e a felicidade perpétua do paraíso, para os colocar “a leste do Jardim do Éden”, com esta demanda: “Precisarás trabalhar para comer... Ganharás o pão com o suor de teu rosto”.

À semelhança da história bíblica do Génesis, a mitologia grega oferece-nos o mito de Tântalo. Neste, é valorizado, demasiadamente, a presunção e arrogância do homem em detrimento das regras dos deuses. Tântalo, filho de Zeus e de Plota, tinha boas relações com os deuses, frequentemente, é convidado a beber e comer com os deuses nas festas do Olimpo. A vida era pautada, pelos padrões normais, sem problemas, alegre e feliz. A culpa de Tântalo foi de adquirir a priori os segredos dos deuses, e a posteriori divulgar os conhecimentos, que nem os seres mortais nem imortais deveriam ter acesso. Numa só palavra, Tântalo quebrou aquilo que lhe foi dado como dádiva divina — pela soberba humana, queria possuir por si próprio aquilo que poderia ser desfrutado como dádiva.

A punição foi imediata, Tântalo foi mergulhado até o pescoço num regato — mas quando abaixava a cabeça tentando saciar a sede, a água desaparecia. Sobre sua cabeça estava pendurado um belo ramo de frutas — mas quando ele estendia a mão tentando saciar a fome, um repentino golpe de vento carregava o alimento para longe (Bauman, 2003, 13-14).

Que tipos de ensinamentos podemos extrair destas duas histórias humanas? A história hebraica dos relatos da criação e o mito grego de Tântalo, ensinam-nos que para manter a pura felicidade abençoada e despreocupada, só o faremos se mantivermos a nossa inocência: enquanto desfrutarmos de sua alegria ignorando a natureza das coisas que o fazem feliz sem tentar mexer com elas, e muito menos “tomá-las em suas próprias mãos” (Bauman, 2003, 14-15). Dito de outro modo, não podemos ir além daquilo que nos foi entregue como uma dádiva. A ganância e soberba corrompem a natureza humana, atraindo o homem a ir contranatura, até violar as regras estabelecidas por Deus.

Por sorte ou por ironia do destino, Deus criou este paraíso de lafaek e o povo que amorosamente denominados dos timores, dotado de toda a beleza fantástica que o rodeia, e sobretudo, de uma riqueza que faz todo o mundo ter ciúme: o petróleo. Neste contexto vital, parafraseando Bauman, questionam-se as promessas feitas nos tempos da resistência de tornar Timor-Leste  um paraíso, altamente, desejável para todos e, a obter uma vida digna, mas, que não se encontra mais ao alcance nesta era de Ukun Rasik-An, por isso, pergunta-se:  é  um “paraíso perdido ou um paraíso ainda esperado/por vir?”.

Desde as primeiras tentativas da elaboração de teorias da política, arraigadas na Democracia Ateniense, o homem pelo uso da razão, tem desenvolvido as regras para a vida na polis, ou seja, na sociedade da qual faz parte. Sendo assim, a essência humana é o que define o seu telos (finalidade), assim, a vida humana tem por objetivo o desenvolvimento do fim teleológico e este telos desenvolve-se na polis. A vida quotidiana na polis, este animal não é destinado a viver só, mas, relacionando-se com os outros seres numa determinada sociedade. Para tal, Aristóteles afirmou na Política que o homem é um animal político, entende dizer que, diferentes de outros animais, o homem não pode viver senão em sociedade, tanto que São Tomás de Aquino, veio depois distinguir nitidamente entre duas sociedades: a religiosa e a política, traduz, “animal politicum et sociale” (Bobbio, 2000, 222). Este é o animal político e social que constrói este maravilhoso paraíso chamado Timor Lorosa’e.

No dia 26 de janeiro de 2017 dá-se um momento histórico, e este acontece quando o Presidente da República anunciou a convocação da Eleição Antecipada, com intuito de vir a resolver o impasse político que o país estava a enfrentar.  Assim, no dia 12 de maio de 2018, todo o povo, voluntariamente, cumpriu os seus “deveres cívicos” de exercer o direito de voto nas urnas. Maioritariamente, o homo elegens deu uma vitória absoluta à Coligação de Aliança de Mudança para o Progresso (AMP). Já passamos os momentos turbulências da Campanha Eleitoral, porém, a cena revela-se ainda mais dramática, a crise política, perdura no tempo. Adivinha-se uma outra crise económica e financeira, e até pode ser, uma crise social. Para usar o termo feliz cunhado por Anthony Giddens, a nossa incerteza é fabricada. A incerteza não é algo que reparamos, mas algo que criamos e criamos sempre de modo novo e em maior quantidade, e criamos através dos esforços para repará-la (citado em Bauman, 2000, 125).

O marco histórico deste impasse político, configura-se nas outras facetas da crise, isto é, a crise económica e financeira, se olharmos para o que a desencadeou. No entanto, é também política, institucional e, consequentemente, cultural (Bauman, 2016, 7). Veremos, separadamente, cada uma destas crises provocada pelo impasse político. A crise económica e financeira - capacidade de comprar nos mercados nacionais está cada vez mais diminuindo por falta de dinheiro, pois, os que detém o poder económico e financeiro no país são dominados pelos estrangeiros, isto verifica-se nos mercados nacionais com a dominação dos chineses e indonésios, bem como, os grandes projetos que estão a operacionalizar no país. Assim, os dinheiros não circulam no país, porém, todos se caminham para os países de origem, dos detentores do poder financeiro e económico. Já foi promulgado o OGE de 2018 pelo Presidente da República, porém, este orçamento é destinado, apenas, para a manutenção da máquina do Estado. Não há desenvolvimento nas áreas rurais, assim, quase não há circulação do dinheiro na base.

A crise política - talvez este é o nosso Zeitgeist (“espírito da época”), no próprio momento em que tudo aquilo que nos ajudou a criar este “juntos” desabou -  parafraseando Bauman – os partidos políticos não se entendem, a grande cultura política de “omnium consensus” perdeu o seu rigor, os modos de expressão como o meu irmão/ o meu compadre afundou-se no abismo – o espaço para o debate e a reflexão dos founding fathers como o Encontro de Maubisse I e II encolheu subitamente, e o discurso público vigente atrofiou-se no colapso da comunicação entre as elites políticas (Bauman, 2016, 12.). Em suma, nós estamos a enfrentar “uma instabilidade política que, em primeiro lugar e acima de tudo, é uma solidão política, uma incomunicabilidade política” (Bauman, 2016, 12.), - continua Bauman - uma ausência de  habilidades de diálogo, como força vital sine qua non da democracia (Bauman, 2016, 85). Estamos a assistir uma onda de vinganças políticas, pois este homo politicus “por sua natureza, demasiado propensos à rivalidade e à exclusão recíproca, eles parecem que, intensionalmente, indispostos à cooperação e incapazes de estabelecer bens comuns globais” (Bauman, 2016, 19).

Observa-se in loco, esta falta de cooperação nas instituições fundamentais do Estado, assim, o Presidente da República está firme com a sua posição política sob a intenção de promover uma boa governação para combater a corrupção, para não dar posse aos novos membros de Governo propostos pelo PM, enquanto, para os partidos da coligação de Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) refutam-se, diariamente, os argumentos do PR, sob a forma de presunção da inocência, pautada pela política de “Tina”, quer dizer There Is No Alternative, para dizer que estas nove pessoas são os únicos homo intelligens (mais inteligentes) na sociedade timorense.

A crise institucional - O problema, porém, - recorrendo às interpretações de Zygmunt Bauman - é que se fazer algo efetivamente para curar ou ao menos mitigar a inquietude e incerteza que exige ação unificada, a maioria das medidas empreendidas sob a bandeira da segurança são divisórias, semeiam a desconfiança mútua, separam as pessoas, dispondo-as a farejar inimigos e conspiradores por trás de toda discordância e divergência (Bauman, 2000, 10). A crise da incomunicabilidade entre os líderes dos partidos políticos alastra-se também nas Instituições do Estado, pautando-se pela política de divide et impera, por isso, torna-se cada vez mais problemático alcançar o que Hans-Georg Gadamer chama de “fusão de horizontes”, (citado em Bauman, 2016, 37), que forja consciências, posturas, políticas coletivas e cultura compartilhada em prol da causa do desenvolvimento nacional. A dúvida e a preocupação suscitada pelo povo em geral — fundamentando por Bauman  (Bauman, 2000, 77) — a separação entre a Presidência da República, o Governo e o Parlamento Nacional, cada uma destas instituições atua na sua independência mútua? Ou é antes a ligação, a dependência mútua, a comunicação entre os quatro pilares da nação, que atuam para o mesmo objetivo: os interesses superiores do Estado de Timor-Leste.

Observa-se que, institucionalmente, estes quatro pilares da nação têm-se encontrado para discutir os assuntos do país, porém, nota-se que cada um busca para satisfazer a sua própria instituição, lembrando expressões fáticas que podemos tomar emprestadas, a distinção feita por Martin Buber, tanto a Begegnungen - “encontros verdadeiros”, quanto a Vergegnungen, isto é, “encontros malogrados ou desapontadores”, (Bauman, 2016, 80), que conclui com todo o direito, segundo as regras protocolares, submetidos à esfera que se torna presa do direito à publicidade, no sentido de buscar o máximo de aparições na TV para acalmar as tensões políticas no país. No entanto, a situação do país está cada vez mais em retrocesso, piorando sistematicamente.

A crise cultural – esta crise política repercute-se também na esfera da cultura, reflete-se na perda de padrões morais na nossa sociedade.  Os mais novos já perdem a noção de respeito pelos mais velhos. Infelizmente, a globalização que hoje assistimos, traz em si mesmo, por um lado, “um tempo de incerteza e de ameaça” mas, também “representa uma grande oportunidade”, por outro lado. Estas ameaças dão se na absorção do local pelo global: “o timorense pode tornar-se o cidadão do mundo, desligando-se, por força maior e inércia da sua parte, das suas raízes culturais, património coletivo do seu povo”. (Basílio do Nascimento, Discurso proferido no I Congresso Nacional de Educação, Díli, 29-31 de Outubro de 2003). Não somos pessimistas, porém, esta globalização também se torna“pontes de entendimento entre os povos e avenidas da solidariedade” humana, num plano mais amplo e mais largo, no sentido, de se aproximar a interação cultural entre os povos.

No meio das mais diversas crises de paradigmas, os líderes políticos  atiram-se pedras, como se fossem todos isentos nesta crise. Lembremo-nos da famosa pergunta formulada por Pilatos há dois mil anos atrás que, representa a cobardia e arrogância do ser humano perante a distinção entre o bem e o mal, prestes a lavar a mão sanguinária diante do povo dizendo: Quid est veritas? Qual é a verdade que os founding fathers querem transmitir às novas gerações? Ou estão prestes a lavar as mãos como Pilatos diante do povo, neste futuro nebuloso,  condicionado por via do impasse político atual.

Nos ecrãs dos cinemas, as pessoas vislumbram-se com as cenas épicas do filme Titanic. Sendo assim, no mundo da música, o coração estremece com a lírica e a voz de Celine Dion, lembrando o trágico acontecimento que afundou no mar, um bando de gente, que buscavam o lazer neste navio. E este, representa a máxima sabedoria do homo sapiens em construir aquele barco de tal tamanho. Qual é a mensagem que poderemos extrair deste romance épico? Tentando entrar no amago deste filme, poderemos constatar que este filme trata, sobretudo, de algo inerente à  natureza humana: a vaidade e a arrogância. Trata-se de um filme que lucrou muitos milhões de dólares, o economista francês, Jacques Attali explicou o fenómeno do sucesso extraordinário do filme Titanic comparando numa nota similar aos espectadores que visualizam o filme e visualizavam a sua própria agonia. Atualmente, perante o caos que se aproxima, num futuro incerto e, alegoricamente, o show da vaidade e arrogância humana, tentando ir contranatura, choca-se contra um iceberg que, devido à arrogância do capitão e à docilidade da tripulação do navio, não antecipam o perigo que surje diante de nós.

Eis o trecho formulado, ipsis literis, por Jacques Attali:

“O Titanic somos nós, a nossa sociedade triunfalista, cega, autocongratulante, hipócrita, impiedosa com os pobres — uma sociedade em que tudo é previsto, exceto os meios de prever… Todos nós supomos que há um iceberg à nossa espera, escondido em algum lugar no futuro nebuloso, contra o qual nos chocaremos para em seguida afundarmos ao som de música”.

De forma sui generis, o Titanic representa as características da nossa sociedade hodierna cega e impiedosa com os pobres e excluídos à nossa volta. A soberba humana conduz o homo politicus a show-up com as misericórdias para atribuir uma grande quantia de dólares sob a máscara de ajudas humanitárias aos desastres naturais nos estrangeiros, mas fecham-se os olhos perante os pobres que todos os dias andam à procura de um dólar para sustentar as suas famílias.

O sociológo polonês, Zygmunt Bauman, retomou a fórmula de Attali, dizendo que há vários icebergs à nossa espera, cada um mais duro e traiçoeiro do que o outro. Há o iceberg económico que pode naufragar Timor-Leste, porque está dependente, excessivamente, do fundo petrolífero, enquanto, outros setores estão estagnados. Há o iceberg da política, com cerca de vinte e tais partidos políticos, cada um deles envolvido nas disputas eleitorais, provavelmente, no futuro nenhum partido governará com maioria absoluta, enquanto, os partidos políticos não se entenderem, voltaremos a repetir a infeliz história da eleição antecipada de 2018. Assim, desperdiçaremos tantos milhões só para atender à ganância e arrogância das elites políticas. Há o iceberg ecológico - Deus criou esta terra de sândalo com uma belíssima praia e uma natureza montanhosa que atrai os turistas a visitarem, porém, estamos a destruir esta bela criação com os lixos humanos, o mau descarte dos produtos utilizados causa riscos para a saúde das populações, bem como, o ambiente em si. Há o iceberg da corrupção que corrompe a economia da nação para tornar rico o corruptor. Tal como expressou de forma excelente Mia Couto: “A maior desgraça de uma nação pobre é que, em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza”. São novos ricos à custa dos roubos daquilo que pertence a todos, sobretudo, aquilo que é destinado aos mais pobres e marginalizados na nossa sociedade, por fim, conclui o poeta moçambicano: “a riqueza dos nossos novos-ricos nasceu de um movimento contrário: do empobrecimento da cidade e da sociedade”. Há o icerberg da Pensão Vitalícia com aquela maldita lei que confere privilégios aos eis titulares da nação. Num ciclo de cinco anos, aparecem novos titulares, mais cedo ou mais tarde, o recurso financeiro do país afundar-se-á no mar, tal como Titanic. Oxalá, que a V Legislatura tenha o sentido de Estado e do povo, para extinguir esta maldita lei. Há o icerberg do desemprego – o Estado de Timor-Leste torna-se o maior empregador nacional, nesta perspetiva, muitos graduados são descartáveis da sociedade, por não terem um emprego digno para sustentar as suas próprias vidas. Por tal, muitos jovens tomaram rumo ao Reino Unido, Austrália e Coreia do Sul para obter um emprego, a fim de ter um pedaço de pão para sustentar a vida quotidiana. Por fim, mas não menos importante, há o iceberg social, com a realidade atual de que muitos homens e mulheres  tornar-se-ão supérfluos — sem função económica — ainda, nesta geração. Para tal efeito, utilizamos expressivamente o epígrafe do escritor português, José Saramago: “Há um mal económico, que é a errada distribuição da riqueza. Há um mal político, que é o fato de a política não estar a serviço dos pobres” (citado em Treck, 2013, 14). Ora, actualmente em Timor-Leste verifica-se um duplo fenómeno: (1) uma desigualdade ao nível económico: há ricos e pobres. A gravidade de tal situação está no facto de os ricos se tornarem cada vez mais ricos à custa dos pobres; (2)  e uma desigualdade ao nível social, isto é, a má distribuição da riqueza e dos bens da nação.

São estes os icebergs que poderão causar o naufrágio de Timor-Leste à semelhança do Titanic, enquanto, os homo politicus forem dominados pela ganância e arrogância de cada um em detrimento dos interesses superiores do Estado de Timor-Leste. Lembrando as diferenças entre cada um desses icebergs que afundou o Titanic, comenta amargamente Attali: “quando chegar a vez de atingirem o navio não haverá mais ninguém para filmar a cena ou escrever versos épicos ou líricos sobre o desastre” (Bauman, 2000, 146).

Em suma, a narrativa bíblica apresenta a expulsão do homem de paraíso pela ganância e arrogância humana, assim, também foi expulso das festas do Olimpo, o Tântalo. O Titanic afundou-se no mar devido à arrogância do capitão, que teimou em conduzir o navio à máxima velocidade, chocando contra o iceberg.  Transferindo estas três narrativas para a realidade política timorense, é necessário combater um grande inimigo comum de todo o ser humano, que é a “vaidade” e “arrogância” (Max Weber, 2011, 107), mas, sobretudo a “vingança política”, que está muito patente no ambiente político atual. Neste contexto, que o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, possa assumir de forma coerente os três eixos fundamentais da política: “paixão, sentimento de responsabilidade, senso de proporção”, (Max Weber, 2011, 106), isto é, a “paixão” no sentido do “propósito de realizar ” algo para transformar a polis; para que isso aconteça, é necessário que o “sentimento de responsabilidade” se torne a estrela polar de uma atividade ou de um projeto; finalmente, o “senso de proporção” como uma qualidade psicológica fundamental num homo politicus. Enquanto,  timoneiro na condução do Titanic de Timor-Leste, que o atual PM possa configurar a sua política, com a sabedoria do coração (sapientia cordis) e da mente (paixão e compaixão), seguindo a ética agostiniana: ama, et quod vis fac (ama e faz o que quiseres), com intuito de transformar a polis, para prevenir o naufrágio deste navio e providenciar uma vida digna aos mais pobres e excluídos nesta sociedade timorense.

*Opinião pessoal do cidadão remota da aldeia Cassamou, Suco Seloi Craic, Município de Aileu, Timor-Leste

Bibliografia
BAUMAN, Zygmunt, Comunidade: a busca por segurança no mundo atual, Rio Janeiro, Zahar Editor, 2003.
BAUMAN, Zygmunt, Em busca da Política, Rio de Janeiro, Zahar Editor, 2000.
BAUMAN, Zygmunt e MAURO, Ezio, Babel: Entre a incerteza e a esperança, Rio Janeiro, Zahar Editor, 2016.
BOBBIO, Norberto, Teoria Geral da Política – A Filosofia Política e as Lições dos Clássicos, Rio de Janeiro, Ed. Elsevier, 14.ª Edição, 2000.
NASCIMENTO, Basílio do, Discurso proferido no I Congresso Nacional de Educação, Díli, 29-31 de Outubro de 2003.
Weber, Max, Ciência e Políca: Duas Vocações,  São Paulo, Cultrix, 2011.

Ex-ministro timorense condenado a pena suspensa de prisão por emprestar carro a paróquia


Díli, 09 out (Lusa) - Um ex-ministro timorense e o seu chefe de gabinete foram hoje condenados a uma pena suspensa de dois anos e seis meses de prisão por terem emprestado um carro para uso de uma paróquia, segundo fonte judicial.

"Não me vou pronunciar muito sobre o caso, mas concordo com esta sentença", disse o ex-ministro Gastão de Sousa à Lusa, quando questionado sobre se considerada a sentença do Tribunal de Díli exagerada ou não.

Os dois foram condenados pelos crimes de peculato e peculato de uso.

"O nosso advogado está a estudar a sentença e vamos preparar um recurso ao Tribunal de Recurso", explicou.

O caso remonta a 2012 e envolve o então ministro das Obras Públicas, Gastão de Sousa, o seu chefe de gabinete, Diogo da Costa, o padre Martinho Gusmão, da paróquia de Manatuto, a leste de Díli, e uma viatura.

Martinho Gusmão e os dois filhos de Gastão de Sousa - que tinham sido acusados no mesmo processo - foram absolvidos de qualquer crime.

Comentando a decisão do Tribunal na sua página do Facebook, Martinho Gusmão disse que, apesar de absolvido, se sentia "moralmente preso" pela condenação aplicada ao ex-ministro e seu chefe de gabinete.

"Moralmente estou preso por toda a vida. É tudo minha culpa. Solicitei ajuda do Estado para a minha paróquia (...) por causa da minha solicitação para ajudar a minha Igreja os dois foram condenados", escreve.

Gastão de Sousa insistiu que o carro foi emprestado para apoiar a paróquia, que se limitou a seguir instruções do então primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que foi testemunha da defesa no processo e que confirmou esses dados.

"Como pode ser peculato e peculato de uso quando ninguém se tentou apropriar do carro. Acho que foi tudo feito corretamente", referiu.

Os contornos do caso explicam a natureza insólita da decisão judicial.

No âmbito dos preparativos para as celebrações dos 200 anos da paróquia, o padre Martinho Gusmão tinha solicitado apoios a várias instituições timorenses, tendo, entre outros apoios recebidos, o V Governo e a Presidência da República emprestado um carro cada.

No caso de Gastão de Sousa, tratava-se de uma viatura que tinha sido doada ao Governo pelo Banco Asiático de Desenvolvimento e que estava, naquele momento, como viatura de substituição do ministro.

O Ministério Público acabou por deduzir acusação pelo empréstimo do carro do Governo, mas não pelo carro da Presidência, na altura ocupada por Taur Matan Ruak, atualmente o primeiro-ministro.
A paróquia devolveu o carro ao Governo depois das celebrações.

O código penal timorense prevê penas de entre 3 e 10 anos pelo crime de peculato a um funcionário "que ilegitimamente se apropriar em proveito próprio ou de outra pessoa, de dinheiro ou coisa móvel, pública ou particular, que lhe seja entregue, esteja na sua posse ou lhe seja acessível em razão das suas funções".

A pena pode ser agravada se os bens tiverem um valor acima de cinco mil dólares para entre 4 e 12 anos.

Já o peculato de uso aplica-se ao funcionário que "fizer uso ou permitir que outra pessoa o faça para fins alheios àqueles a que se destinam, de veículos ou de outras coisas móveis de valor significativo, que lhe seja entregue, esteja na sua posse ou lhe seja acessível em razão das suas funções, para obter, para si ou para terceiro, benefício ilegítimo ou causar prejuízo a alguém". A pena máxima neste caso é de dois anos de prisão.

ASP // VM