quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

TIMOR-LESTE E O MUNDO EM 2015


Estamos em contagem decrescente para o fim de 2015. Por isso, é muito importante recordarmos os acontecimentos marcantes, em diferentes áreas, que tiveram lugar em Timor-Leste e no mundo inteiro.

Janeiro:
- Um ataque perpetrado por dois homens armados no escritório do jornal satírico francês Charlie Hebdo, em Paris, provocando dez pessoas mortas; 
- Papa Francisco visita o Sri Lanka e as Filipinas.

Fevereiro:
- Xanana Gusmão enviou a sua carta de demissão ao Presidente Taur Matan Ruak; 
- Rui Maria de Araújo é indigitado Primeiro-Ministro de Timor-Leste;
- A tomada de posse do novo governo timorense;
- O opositor russo Boris Nemtsov é assassinado em Moscovo, Rússia.

Março:
- Estados Unidos e Cuba restabelecem as ligações telefónicas; 
- Um avião da companhia Germanwings, o Airbus A320, caiu nos Alpes franceses, na região de Digne. Não há sobreviventes.

Abril:
- Faleceu o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva; 
- Participação do Presidente Taur Matan Ruak na Conferência Ásia-África, realizada na Indonésia;
- Barack Obama e Raul Castro mantêm diálogos históricos no Panamá; 
- Um sismo de 7,9 na escala de Richter atinge o Nepal. Milhares pessoas mortas.

Maio:
- 13ª Aniversário da restauração da independência de Timor-Leste; 
- O Chelsea, treinado pelo José Mourinho, conquista o título inglês de futebol após alguns anos sem o conseguir;
- Comissão Europeia propõe que os Estados-membros da União Europeia acolham 40 mil refugiados.

Junho:
- Faleceu Fernando La Sama de Araújo; 
- Demissão de Joseph Blatter da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção;
- Ex-presidente de Portugal Jorge Sampaio e Helena Ddume, da Namíbia, recebem Prémio Nelson Mandela, da ONU.

Julho:
- Realiza-se o Fórum da CPLP em Díli; 
- Papa realiza visita à América Latina (Bolívia, Equador e Paraguai);
- A capital chinesa, Pequim, assegura a organização dos Jogos Olímpicos de inverno em 2022.

Agosto:
- Celebração da Missa que marca 500 anos de evangelização em Timor-Leste. A cerimónia é celebrada pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, pelos bispos timorenses Basílio do Nascimento e Norberto de Amaral e por outros prelados que acompanharam o enviado do papa Francisco; 
- 40 anos das Falintil; 
- Mauk Moruk, líder do Conselho da Revolução Maubere (CRM), morto em confrontos com forças de segurança timorenses;
- Supertaça Europeia de futebol é conquistada pelo Barcelona. Os catalães ganharam o Sevilha por 5-4.

Setembro:
- Realização do Tour de Timor em bicicleta; 
- SAPO Timor-Leste celebra 5 anos de existência; 
- Visita do Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos; 
- A NASA revela descoberta de água em Marte.

Outubro:
- Visita do Primeiro-Ministro timorense, Rui Maria de Araújo, a Cuba;
- Timor Telecom celebra o seu 13ª aniversário; 
- A Nova Zelândia conquista o Campeonato do Mundo de râguebi, ao bater a Austrália por 34-17 na final. Tornando-se a primeira selecção a conquistar três vezes o troféu.

Novembro:
- Celebrações dos 500 anos da chegada de portugueses a Timor-Leste;
- Atentados em vários locais de Paris, França, fazem 130 mortos e centenas de feridos; 
- O partido de Aung San Suu Kyi, LND, conquista a maioria no parlamento birmanês.

Dezembro:
- Um acordo histórico sobre o clima. 195 países reunidos na Cimeira do Clima, em França, aceitaram fazer esforços para limitarem o aquecimento global a 1,5 graus; 
- José Mourinho deixa o Chelsea.

SAPO Timor-Leste

Governo de Macau apela a patriotismo e solidariedade para "ultrapassar dificuldades" em 2016


Macau, China, 31 dez (Lusa) -- O chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, lembrou hoje a "fase de ajustamento" da economia em 2015 e apelou ao patriotismo e solidariedade como forma de "ultrapassar as dificuldades" em 2016, na sua mensagem de Ano Novo.

"No processo de desenvolvimento de uma sociedade é natural surgirem dificuldades e desafios. Devemos, por isso, (...) promover os valores tradicionais do patriotismo, do amor por Macau e da solidariedade, reunindo sabedoria e forças, para em conjunto ultrapassarmos as dificuldades e abrirmos um melhor e mais vasto futuro", disse Chui Sai On, numa referência à queda das receitas dos casinos, desde junho de 2014, que provocou uma descida de 25% do PIB nos primeiros nove meses deste ano.

Apesar de no ano que agora finda a economia de Macau ter "entrado em fase de ajustamento profundo", 2015 foi "mais um ano marcante e de grande significado histórico", principalmente devido à definição de 85 quilómetros quadrados de áreas marítimas, que estão, desde dia 20 deste mês, sob jurisdição de Macau, frisa o chefe do Executivo.

Para enfrentar os desafios, Chui Sai On afirma ser necessário "elevar constantemente a competitividade geral de Macau e a sua capacidade para enfrentar pressões".

"Precisamos, ainda, de melhorar o nosso desempenho enquanto plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa", indicou.

O líder do Governo de Macau termina a sua mensagem de Ano Novo com um agradecimento aos trabalhadores da Administração Pública que "asseguram o cumprimento das suas funções, em prol da população de Macau (...) nesta época de feriados".

ISG // SO

Erigido monumento em memória da cadela do rei da Tailândia


Banguecoque, 31 dez (Lusa) -- Os restos da cadela do rei da Tailândia, que esteve na origem da detenção de um homem por lesa-majestade acusado de a insultar, foram enterrados sob um monumento erguido em sua memória, escreve hoje o diário The Nation.

As cinzas de Thong Daeng, que morreu no passado sábado com 17 anos, foram depositadas na quarta-feira sob um monumento com uma estátua da sua imagem em bronze num centro para cães da cidade de Hua Hin, situada a cerca de 200 quilómetros a sudoeste de Banguecoque.

Parte das cinzas também foram espalhadas em frente ao palácio real Klai Kangwon, localizado próximo do monumento.

Thong Daeng, adotada em 1998, costumava aparecer em fotografias oficiais do rei Buhmibol Adulyadej que, aliás, escreveu um livro dedicado à cadela, que foi recentemente adaptado ao cinema num filme de animação.

No início de dezembro, o tailandês Thanakorn Siripaiboo foi detido por "insultar" o animal e fazer 'like' numa fotografia relacionada com um caso suspeito de corrupção envolvendo um parque dedicado a antigos reis tailandeses.

O homem, de 27 anos, arrisca uma pena máxima de 37 anos de prisão.

A lei de lesa-majestade, vigente desde 1908, estabelece que quem difamar, insultar ou ameaçar o rei, a rainha, ou os seus descendentes enfrentará a uma pena de prisão de entre 3 e 15 anos.

Os casos de lesa-majestade na Tailândia multiplicaram-se desde o golpe de Estado encabeçado pelo general Prayuth Chan-ocha, em maio de 2014, segundo organizações defensoras dos direitos humanos.

DM //ISG

Avistados mais de 60 tubarões em 48 horas na costa leste da Austrália


Sydney, Austrália, 31 dez (Lusa) -- Mais de 60 tubarões foram avistados desde terça-feira nas populares praias da costa leste da Austrália que, este ano, foi palco de um total de 14 ataques, um dos quais mortais, informam hoje os 'media' locais.

O chefe da patrulha aérea australiana, Harry Mitchell, disse que o seu serviço avistou mais de 60 tubarões entre terça e quarta-feira numa zona que se estende entre as praias de Stanwell Park e Mollimook, respetivamente, a 54 e a 225 quilómetros a sul de Sydney, escreve hoje o jornal Daily Telegraph.

As autoridades interditaram os banhos nas praias turísticas de Jarvis Bay, a 197 quilómetros a sul de Sydney, após ter sido detetada a presença, em águas pouco profundas, de 30 tubarões, de entre 2,5 e 3,5 metros, segundo a agência noticiosa local AAP.

"Os tubarões, grandes tubarões, estavam literalmente em águas de um metro" de profundidade, detalhou Harry Mitchell.

Na tarde de terça-feira, uma patrulha aérea percorreu a área que rodeia o areal de Port Kembla, a 86 quilómetros a sul de Sydney, depois de um surfista ter informado que havia avistado um tubarão, e detetou a presença de um tubarão martelo.

Também foram avistados outros cinco em Warilla, a 101 quilómetros a sul de Sydney, de acordo com o mesmo diário australiano.

Em finais de outubro foi anunciado que drones iriam vigiar as praias mais populares da Austrália como parte de uma nova estratégia para manter a segurança dos banhistas, após uma série de ataques.

A incidência de ataques com tubarões na Austrália figura como uma das mais elevadas do mundo.

DM // DM

FELIZ 2016 PARA TODO O MUNDO! FELIZ ANO NOVO TIMOR-LESTE! - vídeo

Migrante millaun ida resin to'o ona Eropa iha 2015


Migrante millaun ida resin to'o ona Eropa, liuhosi tasi, iha 2015, tuir hosi informasaun sira ne'ebé publika iha loron-kuarta ne'e hosi Komisariadu Aas ba Refujiadu sira (UNHCR).

Hamutuk, ema 1.000.573 to'o ona iha Eropa liuhosi tasi no na'in 3.735 mate, hodi tenta kumpri travesia ida ne'ebé perigozu, haktuir hosi ajénsia ONU ne'ebé nia sede situa iha Jenebra.

Migrante sira barak liu (84%) mai hosi nasaun sanulu, ho Síria maka iha pozisaun dahuluk - reprezenta nasionalidade besik metade (49%) - tuir Afeganistaun (ho migrante 21%) no Irake (8%).

Migrante sira seluk mai hosi Eritreia, Pakistaun, Nijéria, Somália, Sudaun, Gámbia no Mali.
Hamutuk, migrante 844.176 to'o iha Grésia, na'in 152.700 to'o iha Itália no na'in 105 to'o iha Malta.

Hosi migrante sira ne'ebé to'o iha tasi-ibun sira Eropa nian, mane hamutuk 58% no feto hamutuk 17%, labarik sira hamutuk 25%, haktuir hosi UNHCR.

SAPO TL ho Lusa