segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

KJ Husu Aselera Prosesu Kazu Indisiplinar Polísia Nian

DILI, (ANTIL) - Komandante Jerál (KJ) Polísia Nasionál Timor-Leste (PNTL), Júlio Hornay husu atu aselera prosesu kazu indixiplinar hosi membru PNTL ne’ebé oras-ne’e sei pendenti.

“Husu atu ita hala’o servisu hodi aselera prosesu kazu indixiplinar hosi membru PNTL,” Komisariu PNTL Júlio Hornay afirma iha nia diskursu hafoin fó tomada pose ba Superintendenti, Jorge Nelson Amado Monteiro, Orlando Gomes  ho Ludgerio P. M. Lay iha Kuartel Jerál PNTL, Kaikoli, Dili, Kinta (23/12).

Superintendenti Jorge N.A.Monteiro simu pose nu’udar Xefi Investigasaun Kriminál. Antes  ne’e, okupa hosi Superintendenti Ludgerio Lay.

Superintendenti Orlando Gomes, ne’ebé antes ne’e mamuk maibé tau matan hosi Xefi Inspetór Jerál, simu fali pozisaun foun nu’udar Xefi Departementu Justisa.

Entretanti Superintendenti Ludgerio Lay ne’ebé assume hikas kargu foun nudar Xefi servisu Administrasaun no Planiamentu. Molok ne’e, kaer kargu Xefi Investigasaun Kriminál.

Komisáriu Polisia, Júlio Hornay husu ba superior PNTL sira, tenki servisu ho fuan no laran hodi servi rai doben Timor-Leste no Povu.

“Imi na’in tolu, komandu fó fiar ba imi. Husu atu servisu ho fuan no laran, atu servi povu no rai ne’e ho di’ak. Hein katak ho ita-nia prezensa, bele kontinua solusiona kazu sira-ne’ebé iha,” Júlio Hornay nia dehan tan.

Ba Superintendenti Ludgerio Lay, Komisáriu Julio Hornai husu atu konsentra iha servisu hodi fila nia mehi sira ne’ebé mak durante iha ba realidade, liu-liu oinsá prepara Planu Dezenvolvimentu Estratejiku Polísia Nasionál Timor-Leste.

“Didika imi-nia án ho vontade. Tanba ho vontade mak bele produz rezultadu servisu di’ak. Imi bele matenek, maibé sei la iha vontade, servisu mós ladi’ak ,” Komiráriu Jerál,  Hornay reafirma.  (Jornalista : Manuel Pinto/Editór: Otelio Ote )

Foto: Komisariu Julio Hornay

Amor e justiça, a série que em 2017 vai levar temas sociais à televisão timorense

António Sampaio, da agência Lusa

Díli, 26 dez (Lusa) - A intensidade do momento apontava a que Vitor, polícia, beijasse Rosa, advogada de direitos humanos, mas o medo ou a inexperiência não deixaram o jovem ator timorense José ir além de um beijo na testa à sua coprotagonista Irim.

E depois um riso envergonhado, que se contagia aos vários timorenses que ajudam com a sonoplastia, a claquete e as luzes na filmagem que decorria na sede da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR) em Díli.

"Corta", disse Luigi Acquisto, produtor e diretor da série "Amor e Justiça", que está a ser produzida para a televisão nacional timorense, a TVTL, e que está na reta final de filmagens.

"Beija-a, mas se não a beijas, não dês beijo na testa. Fica só a olhar para ela", explicou ao jovem José Sarmento Piedade, ator há poucos meses e que á sua frente tinha uma das maiores estrelas do jovem cinema timorense, Irim Tolentino, protagonista da primeira longa-metragem do país, A Guerra de Beatriz.

Os dois protagonistas de "Amor e Justiça" - série produzida pela Dili Film Works e filmada ao longo das últimas 10 semanas em vários pontos de Timor-Leste - são um dos fios condutores de uma série sem precedentes no país.

Mais de 100 atores, contratados pelo facebook e de boca em boca, alguns dos quais integram a equipa de filmagem de quase 40 elementos que prepararam uma série de 20 episódios que, em blocos de dois - e com histórias que servem de fio condutor a todos eles - analisarão aspetos importantes da vida em Timor-Leste.

"No início pensávamos que encontrar os atores seria mais difícil do que acabou por ser. As coisas mudaram e conseguimos contar com muitos jovens com alguma experiência em teatro, mas conseguimos encontrar muitas pessoas, de todas as idades, sem experiência, mas que fizeram um ótimo trabalho", disse Luigi Acquisto, em declarações à Lusa.

"Um dos maiores desafios de um processo como este é a logística que em Timor-Leste pode ser complicada, especialmente se estás a filmar em muitos locais, com um calendário e orçamento apertados", explicou.

Para Irim Tolentino, esta é uma série especialmente importante por tratar de assuntos como direitos humanos que são cruciais para a situação em Timor-Leste e que, como o filme Guerra da Beatriz, marcam momentos destacados do país.

"A Guerra da Beatriz foi um filme muito importante para Timor-Leste porque foi a primeira vez que contamos a história de Timor-Leste e de massacres como o de Kraras", disse.

"Esta série também é muito importante porque falamos de muitos temas importantes para a sociedade timorense. E o meu papel é de uma mulher forte, que defende muitos dos casos que aparecem na história. Adoro", afirmou.

José Piedade mal consegue acreditar na oportunidade que teve: ser ator de repente, quando estava no desemprego, depois de algum tempo a trabalhar como geólogo, área em que as oportunidades são poucas.

"Eu participei para conseguir ter uma nova experiência. É a primeira vez que participo num filme. No início custou muito, mas agora já é mais fácil", disse, explicando que gostava de repetir.

"Amor e Justiça" envolve 20 episódios e a história aborda áreas tão diversas como o sistema judicial, violência doméstica e de género, assuntos ambientais, corrupção e outros.

Acquisto destacou que este é dos poucos projetos de produção feitos em tétum, com atores e técnicos timorenses - apoiados por uma equipa australiana e com financiamento da União Europeia e que, considera, devem ser replicados.

"Este tipo de programas são muito importantes para ajudar a desenvolver uma identidade e de nação", disse.

Como muito em Timor-Leste, onde ainda há bastantes projetos pioneiros, a realização da série acaba também por ser um espaço de formação, com jovens timorenses a serem atores e elementos da produção.

É o caso de Doroteia Castela que na série interpreta Paula - "uma jovem que vem da montanha para estudar na universidade, tem que viver em casa da tia que todos os dias, em vez de ir estudar, a obriga a ir vender pão".

A jovem, que foi uma criança figurante na Guerra de Beatriz - também produzido pela Dili Film Works - ajuda noutros elementos da série e, neste caso, é responsável pela claquete improvisada num quadro branco em que, com a mão, vai apagando os números que se sucedem.

A sua história é, tristemente, demasiado comum em Timor-Leste, onde muitos jovens viajam ou são aliciados dos distritos para a capital com a promessa de emprego ou estudo e acabam a ser quase empregados domésticos ou vendedores ambulantes para familiares com menos escrúpulos.

A série passa por vários locais simbólicos dentro e fora da capital, incluindo o Cemitério de Santa Cruz, zonas montanhosas e um posto do chefe de suco (freguesia).

ASP // VM

China estabelece laços diplomáticos com São Tomé e Príncipe

Pequim, 26 dez (Lusa) -- A China estabeleceu hoje laços diplomáticos com São Tomé e Príncipe, depois de o país ter cortado relações diplomáticas com Taiwan, segundo avança a agência estatal Xinhua.

Representantes dos dois países, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, assinaram documentos numa cerimónia junto das duas bandeiras em Pequim, hoje, descreve a Associated Press.

A agência norte-americana descreve o acontecimento como uma vitória para a China, que considera Taiwan parte do seu território. A ilha só é reconhecida formalmente por 21 Estados, já que fazê-lo impede as relações com a China.

No dia 20, o governo são-tomense anunciou o corte com Taiwan após reunião do Conselho de Ministros, indicando que a decisão assenta no reconhecimento do princípio da existência de uma só China.

"O governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, após consulta com o chefe do Estado (Evaristo de Carvalho), decidiu cortar formalmente as relações diplomáticas estabelecidas com Taiwan", lia-se no documento.

"Neste sentido, o Conselho de Ministros orientou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades para, pelos canais oficiais, tomar imediatamente todas as disposições adequadas", acrescentou.

No comunicado de oito parágrafos, o governo referiu a "conjuntura internacional atual e da sua perspetiva de evolução e tendo em conta a agenda de transformação do país e os objetivos de desenvolvimento do milénio" como um dos motivos da rutura com Taiwan.

O Executivo do primeiro-ministro Patrice Trovoada sublinhou, por outro lado, que a evolução da conjuntura interna e a política económica do seu governo "impõem a defesa dos interesses genuínos de São Tomé e Príncipe e do seu povo", apesar de "não abdicar dos valores cardinais da sua política externa e o reforço da sua adesão ao princípio da não-ingerência nos assuntos internos de outros estados".

"As tensões prevalecentes no plano internacional, a multipolarização dos centros de decisão, bem como a defesa cada vez mais aguerrida dos interesses nacionalistas por parte dos principais atores da cena internacional em detrimento do multilateralismo, opção de longe mais favorável a expressão dos pequenos estados", foi igualmente justificado pelo governo são-tomense para o corte de relações com Taiwan.

No dia 21, o Governo chinês considerou "natural" a decisão de São Tomé e Príncipe de cortar relações diplomáticas com Taiwan e reconhecer a República Popular da China, realçando que o país africano fez a "escolha certa".

"É natural. Quando reconheces e decides finalmente que é a altura de fazer a escolha certa, esse é o momento", disse à agência Lusa a porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying.

Apesar de o país africano ter suspendido as relações com Pequim em 1997, reconhecendo Taiwan, o presidente Manuel Pinto da Costa visitou a China em duas ocasiões pelo menos.

"A China agradece e dá as boas-vindas ao regresso de São Tomé e Príncipe ao lado certo do princípio 'Uma só China'", disse Hua Chunying.

"O princípio 'Uma só China' [visto por Pequim como garantia de que Taiwan é parte do seu território] é o pré-requisito e base política para a China manter e desenvolver relações amigáveis e de cooperação com outros países", acrescentou.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a "reunificação pacífica", mas ameaça "usar a força" caso a ilha declare independência.

Já Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista (PCC) tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China.

Pequim e Taipé afirmam que existe uma só China.

Quando São Tomé decidiu reconhecer Taiwan, a ilha era um dos quatro "tigres asiáticos", ao lado da Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura.

Apoiada numa pujante economia, Taiwan investia muito dinheiro na expansão do seu espaço político internacional.

Entretanto, a República Popular da China tornou-se a segunda maior economia mundial, com as maiores reservas cambiais do planeta, no valor de 3,44 biliões de dólares.

ISG (JOYP/MYB)// DM

Pelumenus elementu 14 hosi grupu Estadu Izlámiku mate hosi konfrontu iha Irake

Pelumenus  elementu 14 hosi grupu estremista Estadu Izlámiku (EI) mate iha kalan  ne’e no  na’in ualu hetan iha konfrontu ho tropa irakianu iha sidade Mosul, norte nasaun nian.

Líder hosi forsa irakianu iha oin, Jenerál Abdelwahab al Saedi haktuir ba ajénsia notisioza Efe katak  Estadu Izlámiku lansa atake ida hasoru unidade iha bairro Al Zuhur, iha  metade orientál Mosul, bastiain prinsipál 'jihadistas'nian iha Iraque.

Konfrontu ne’e la’o durante oras tolu, informa  Abdelwahab al Saedi.

Líder militar ne’e hatete katak EL aproveita klima ne’ebé difísil hodi halo atake ba tropa sira entrada bairro Al Zuhur nian, maibé informa katak ninia ema sira  hasoru  atake ne’e no hamate  na’in  14.

Fonte hanesan hatutan katak elementu EL nian uza tipu kilat oioin, iha  entre 'jihadistas' bombista suisidu nakonu ho sinturaun esplozivu hamate molok halo esplozaun.

Ezérsitu irakianu no forsa kurda sira lansa iha loron 17 outubru liubá ofensivu ida atu  liberta Mosul, ne’ebé kontrola  hosi 'jihadista' sira dezde juñu 2014.

SAPO TL ho Lusa

Putin anunsia loron lutu nasionál ba vítima aviaun monu iha Mar Negro

Prezidente russu, Vladimir Putin, anunsia iha horisehik segunda-feira hanesan loron  lutu nasionál ba vítima iha asidente ho aviaun militar ne’ebé monu iha Mar Negro ho ema  92 iha laran.

"Aban sei  dekreta hanesan loron lutu nasionál", informa Putin iha televizaun russa.

Xefe Estadu russu afirma katak hala’o ona " investigasaun komprensivel ida" atu hatene kauza hosi asidente ne’e no "buat sira ne’e hotu realiza duni  hodi apoiu familia vítima sira".

Molok ne’e, Ministériu Defeza Rússia haktuir ona katak, hafoin buka durante oras balun, lahetan sobrevivente sira.

Aparellu Tu-154 sai iha oras  05:20 hosi  aeroportu Sochi, iha kosta Mar Negro, no lakon hafoin sai iha minutu balun. sai hanean destinu baze russa nin ba  Hmeimim, besik sidade síria/Latakia.

Iha laran nakonu ho militar, jornalista russu sia no  integrante koru no grupu dansa Alexandrov, ezérsitu russu na’in 64, ne’ebé sei ba  partisipa iha festivál Tian Foun iha baze aérea.

SAPO TL ho Lusa

Governu Fo Projetu Ba Emprezariu Internasional

DILI - Projetu boot neebe maka implementa iha rai laran, Govermu fo ba emprezariu Internasional, tanba emprezariu Internasional sira iha kapasidade finanseiru.

Prezidente Komisaun E (PN), neebe trata asuntu Infraestrutura deputadu Pedro da Costa hateten, Governu fo projetu boot ba emprezariu Internasional  liu husi kongkursu para a hetan obra ida neebe ho kualidade, tanba povu sira nee sempre kestiona maka obra kualidade.

Obra kualidade nee se ita lafo ba ema neebe iha kapasidade, iha teknik injireniu neebe diak planu neebe diak, ita labele hetan obra neebe kualidade neebe ita fo oportunidade ba emprezariu internasional sira tanba sira iha kapasidade finanseiru ,” dehan deputadu ba STL, iha PN, Dili, Sesta (23/12/2016).

Nia dehan, obra neebe emprezariu nasional sira halo aat fila fali nee, tanba planu no injineiru sira laduk iha kualiade halo obra neebe diak. Hare exemplu ida husi projetu sira lao iha ZEESM neeba nee  lahetan keuntungan, maibe hakarak deit obra neebe ke iha kualidade deit.

Iha fatin hanesan membru PN husi bankada Frente Mudansa, Jorge da Conceicao Teme hateten, TL nakloke ba kompania estrajeiru, tanba entermus kapasidade teknika, kapasidade finanseira tenke aseita Timor nee iha prosesu atu hadia nia aan neneik. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (24/12/2016). Carme Ximenes

Suara Timor Lorosae