segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dois timorenses brilham em concurso de música indonésio


Díli, 21 nov (Lusa) - Dois cantores timorenses, Maria Vitoria e Gerson de Oliveira, estão a causar sensação num concurso musical de uma televisão indonésia que está a concentrar as atenções em Timor-Leste, onde a onda de apoio aos artistas continua a crescer.

Os dois jovens fazem parte de um grupo de seis que se apresentou à edição deste ano, a segunda, do Dangdut Academia Asia, transmitido pelo canal de televisão indonésio Indosiar, que nos últimos tempos é o mais visto em Timor-Leste.

A participação dos jovens, cujos talentos já eram conhecidos em Timor-Leste, tem suscitado dezenas de milhares de partilhas de vídeos, fotos e comentários de apoio nas redes sociais, tendo o líder histórico timorense, Xanana Gusmão, chegado a participar de surpresa numa das galas.

Os dois jovens, que em alguns momentos respondem em tétum às perguntas dos apresentadores - necessitando de tradução para indonésio, a língua em que cantam nas galas - estão a conseguir também grande apoio do público na Indonésia.

Foram escolhidos depois de um processo de pré-seleção que decorreu em Timor-Leste com um concurso sem precedentes no país, onde participaram dezenas de cantores timorenses, alguns dos quais já animam festas e têm mesmo videoclips e álbuns amadores gravados.

Como exige o concurso, têm que interpretar temas musicais num dos estilos mais famosos da Indonésia, o dangdut, que é seguido também em vários países da região incluindo Singapura, Malásia e Brunei.

Especialistas notam que o dangdut vai buscar as suas influências a outro dos estilos musicais mais famosos na indonésia o kroncong que, por sua vez, nasceu das influências musicais trazidas para a região por navegadores portugueses.

No caso do kroncong há mesmo quem compare o seu tom, melodia e formato a uma mistura entre o fado e as músicas taraab, da África oriental que foi evoluindo criando o dangdut que, por sua vez, é quase uma mistura entre música do cinema indiano e música latina.

Apelidados de princesa e príncipe do dangdut em Timor-Leste os dois jovens têm nos próximos dias mais testes do júri e do público e, se passarem, poderão cantar na grande final do espetáculo.

ASP // VM

Sem comentários: