quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

PR timorense condecora imprensa por "trabalho excecional" durante visita do Papa

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, condecorou hoje com a Medalha de Mérito 12 órgãos de comunicação social timorense pelo "trabalho excecional" que fizeram durante a cobertura da visita do Papa Francisco ao país.

"A cobertura minuciosa e profissional proporcionada pelos nossos meios de comunicação estatais e privados durante a visita do Papa Francisco demonstrou não apenas a importância histórica deste evento, mas também a competência e dedicação excecionais dos jornalistas do nosso país", disse José Ramos-Horta, citado em comunicado divulgado à imprensa.

Segundo o também prémio Nobel da Paz, o trabalho daqueles órgãos de comunicação social garante que o "evento histórico seja preservado para as gerações futuras e partilhado tanto a nível nacional, como internacional".

Os órgãos de comunicação social condecorados foram a Rádio e Televisão de Timor-Leste, a Agência de Notícias Tatoli, o Grupo Media Nacional, a Televisão Educação Timor, o Suara Timor Lorosa'e, Timor Post, Jornalista Independente, Díli Post, SMNews, Hatutan, Vídeo Information Provider (VIP TV) e o Lafaek News.

Ministra timorense no Fórum Global da UNESCO Contra o Racismo e a Discriminação

Ministra da Solidariedade Social e Inclusão Representa Timor-Leste no Painel Ministerial do Fórum Global da UNESCO Contra o Racismo e a Discriminação

A Ministra da Solidariedade Social e Inclusão, Verónica das Dores, participou no Painel Ministerial da 4.ª edição do Fórum Global da UNESCO Contra o Racismo e a Discriminação, realizado no dia 10 de dezembro de 2024, no Centro Internacional de Convenções de Barcelona. Este evento reuniu representantes de alto nível para promover uma “Aliança Global Contra o Racismo e a Discriminação”, onde se destacou a necessidade de ações colaborativas para construir um futuro livre de racismo e discriminação.

No painel, composto por membros de Governos de vários países, a Ministra Verónica das Dores destacou os esforços de Timor-Leste no combate ao racismo e à discriminação, sublinhando que a Constituição timorense consagra o princípio da igualdade e o respeito pelos direitos humanos. “Reconhecendo plenamente o impacto de centenas de anos de colonização e de um país em situação de pós-conflito, Timor-Leste garante que a sua própria Constituição prevê o mais elevado reconhecimento dos direitos humanos, onde o respeito pelos valores e pela dignidade é defendido”, afirmou a Ministra.

A Ministra destacou também a legislação e iniciativas concretas promovidas pelo Governo de Timor-Leste, tais como a Lei sobre a Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, a Lei Contra a Violência e o Plano de Ação Nacional para Pessoas com Deficiência. Sublinhou ainda o papel fundamental das campanhas públicas na sensibilização para diferentes formas de preconceito e assédio que podem conduzir a crimes de racismo e discriminação. “Recomendamos a realização de campanhas públicas sobre os diferentes tipos de preconceitos, assédio e intimidação que podem conduzir a crimes de racismo e discriminação”, afirmou. 

No âmbito do plano estratégico nacional, a Ministra reforçou que “O Governo de Timor-Leste, nos seus planos estratégicos de desenvolvimento, colocou as pessoas no centro do seu desenvolvimento, pró-pessoas e pró-pobres, pró-marginalizados e isto tem sido central nas prioridades e no orçamento do atual Governo”. Durante a sua intervenção, apelou à formação de alianças estratégicas globais, envolvendo Governos e parceiros para abordar as causas profundas do racismo e da discriminação e minimizar as suas consequências negativas.

2025: Ano da adesão plena de Timor-Leste à ASEAN

A adesão plena ao bloco de países ASEAN e o desenvolvimento do campo de gás Greater Sunrise deverão dominar a agenda de 2025 em Timor-Leste, quando se assinalam 50 anos da declaração unilateral da independência da Indonésia.

Timor-Leste formalizou o pedido de adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em 2011, mas só em 2022 os Estados-membros chegaram a um acordo de princípio para o país integrar aquela organização regional, passando a ter estatuto de observador e a poder participar em todas as reuniões, incluindo nas cimeiras.

As autoridades timorenses decidiram apontar o ano de 2025 para a concretização da adesão plena, tendo em conta o cumprimento de um roteiro, apresentado em 2023, que exige o estabelecimento de acordos e missões diplomáticas, construção de infraestruturas e preparação de recursos humanos, entre outros.

No início deste mês, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, disse que o país fez "progressos positivos" para o processo de adesão em 2025, mas admitiu que no cumprimento de requisitos há uns que estão mais avançados que outros.

Malásia Supera Timor-Leste em Empolgante Confronto por 3-2

A MALÁSIA manteve a calma para conquistar uma emocionante vitória por 3-2 sobre o frágil Timor-Leste em seu segundo confronto do Grupo A na noite passada no Estádio Nacional, Bukit Jalil. A equipe Harimau Malaya demonstrou resiliência ao reverter uma desvantagem no primeiro tempo para garantir os vitais três pontos.

O atacante naturalizado Paulo Josué desempenhou o papel de herói, balançando a rede duas vezes na segunda metade da partida. Suas contribuições foram fundamentais após Timor-Leste, atualmente na 196ª posição do Ranking Mundial da FIFA, ter surpreendentemente conseguido uma liderança de 2-1 ao intervalo.

O treinador da seleção nacional, Pau Marti Vicente, optou por uma abordagem diferente, introduzindo sete novos rostos no time titular após um decepcionante empate em 2-2 contra o Camboja em sua partida de abertura. No entanto, os primeiros minutos revelaram uma falta de coesão, com o atacante Muhammad Syafiq Ahmad conseguindo apenas um único cabeceio a gol nos primeiros trinta minutos.