quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

NATAL EM TIMOR-LESTE - Xanana Gusmão visita crianças doentes levando amor e presentes

Coragem aos Doentes, PM Xanana Partilha PresenteS de Natal 

DILI, SLTTIMORLESTE.com – Quase a entrar na celebração do Natal e do Ano Novo, o Primeiro-Ministro (PM), Kay Rala Xanana Gusmão incentivou as crianças que estão doentes no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) a partilharem presentes de Natal, porque não celebram em conjunto com a família.

Acção de solidariedade e distribuição de presentes de Natal às crianças doentes no HNGV, que o Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão realizou no HNGV Bidau, quarta-feira (18/12/2024).

O chefe do Governo Xanana disse, hoje não é um trabalho como qualquer outro, mas trazer algo às crianças que estão doentes que vêm embora, para também conhecerem as condições da situação no hospital”, disse o PM Xanana, quando se dirigiu directamente ao HNGV . Agora é período de Natal e Ano Novo, por isso venha visitar os doentes com especial atenção às crianças doentes.

Também a família ou mãe da criança que está doente, disse Maria Santissima, eles do Posto Administrativo de Lolotoe, Município de Bobonaro, hoje estão orgulhosos pela presença do PM, que para dar coragem ao seu filho que enfrenta doenças cardíacas e pulmonares.

Afirmou que a presença do Primeiro-Ministro os deixa felizes, porque não só visitar, o que é uma grande coragem, os seus filhos e netos que enfrentam doenças.

“A PM ou Avo Nana veio com muita coisa, não temos palavras para dizer, mas só podemos dizer, muito obrigada à Avo Nana”, disse a mãe.

Segundo ele, quase para celebrar o Natal sem família e filhos, porque isso é com doença, graças a Deus, o PM veio dar coragem e força à pequena Pandora que está doente, uma força às crianças, para que possam ser mais fortes na luta contra a doença que sofrem, para que possam recuperar rapidamente.

Entretanto, a acção de solidariedade que o Primeiro-Ministro, (PM) Xanana levou a cabo, foi acompanhada pelo Vice-Ministro da Saúde, José Magno, médicos e enfermeiros. Os artigos que a PM trouxe foram roupa de criança, brinquedos de criança, óleo e bedaak usado para crianças e outros artigos.

(gui) - Suara Timor Lorosae (STL) -- # Versão original em tétum e traduzido em português no TA

Vice-MNE da China em Timor-Leste para reforço da relação bilateral

Depois de no ano passado os dois países terem fortalecido a parceria estratégica, o vice-MNE chinês afirma "a minha visita aqui é para fazer avançar a implementação dos consensos acordados pelos nossos líderes, promover a nossa cooperação e para uma reunião de concertação com a minha homóloga, com quem tive uma discussão bastante produtiva".

Sun Weidong, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, que iniciou domingo uma visita de 24 horas a Timor-Leste, falava aos jornalistas depois de um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

"O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da China veio para falar sobre a cooperação com Timor-Leste. Não discutimos questões detalhadas, mas partilhámos ideias e reafirmámos a vontade de [a China] continuar a apoiar o desenvolvimento de Timor-Leste", afirmou Xanana Gusmão.

No âmbito da visita, Sun Weidong reuniu-se no domingo com a vice-ministra para os Assuntos da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Milena Rangel, tendo também reunido hoje, antes do final da visita, com a presidente do Parlamento, Fernanda Lay.

FMI prevê crescimento em Timor-Leste de 3,5% este ano e 3,4% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que Timor-Leste termine este ano com um crescimento económico de 3,5% e uma inflação de 2,2%, depois da conclusão das consultas ao abrigo do artigo IV.

"Estima-se que o crescimento aumente para 3,5% em 2024, apoiado pela expansão orçamental e pelo forte crescimento do crédito. Prevê-se que uma expansão orçamental significativa em 2025 sustente o crescimento em 3,4% nesse ano", referiu o FIM, em comunicado.

O crescimento do produto interno bruto (PIB) não petrolífero "deverá permanecer modesto, em torno de 3%, o que corresponde a cerca de 1,5% em termos per capita", indicou.

As previsões de crescimento económico apresentadas em outubro pelo Governo timorense apontam para um crescimento do PIB não petrolífero de 3,7% em 2024 e de 4,1% em 2005.

Em relação à inflação, o FMI salientou que deverá continuar a diminuir com uma "média de 2,2% em 2024 e de 1,5% em 2025, devido à moderação contínua dos preços globais das 'commodities'", queda dos preços dos alimentos e pela diminuição de impostos introduzidos em 2023.