quinta-feira, 10 de março de 2016

Universidade de Macau em território chinês "é símbolo de governação partilhada" - estudo


Macau, China, 09 mar (Lusa) -- Um estudo sobre a mudança de instalações da Universidade de Macau para território da China sugere que o novo espaço é "simbólico de uma governação partilhada" e revela preocupações dos envolvidos, como perda de liberdade e maior "continentalização".

O estudo é da autoria de duas professoras da própria universidade, Jinting Wu e Teresa Vong, que refletem sobre as consequências e questões em torno da mudança da única universidade pública da cidade para um território fora da sua fronteira, ainda que esteja sob a sua jurisdição durante os 40 anos do arrendamento.

"Sugerimos que a relocalização da Universidade de Macau (UM) para a China, e a anexação do novo campus à governação do território, projeta uma nova forma de simbolismo na expansão do ensino superior. O campus da UM na Ilha da Montanha é um local de experimentação, simbólico de uma governação partilhada entre [autoridade] local e estatal, um híbrido espacial e territorial", indica o trabalho académico.

A UM mudou-se para a Ilha da Montanha em 2013, onde tem um espaço de um quilómetro quadrado, algo que as autoridades garantem que seria impossível dentro de Macau, onde há escassez de terras.

No entanto, apesar da melhoria de condições, a mudança levantou sempre preocupações entre professores e alunos e na população de Macau.

As duas investigadoras -- que garantem não ter encontrado conflito de interesses na elaboração do trabalho -- agregam alguns dos receios e dúvidas levantados.

Em 2008, quando vários locais foram propostos para a nova localização, "houve debates constantes sobre se relocalizar a universidade para fora do território iria diluir a identidade local".

Mas o debate estendeu-se além-fronteiras: "Os 'media' em Hong Kong e Taiwan descreveram o campus da Ilha da Montanha como a terceira Região Administrativa Especial da República Popular da China e uma exibição do que seria o futuro de Hong Kong e Taiwan".

O Centro de Investigação de Hong Kong enumerou uma série de preocupações, incluindo se a mudança para fora da cidade "indicava o sacrifício da educação superior em detrimento da expansão dos casinos" e se a universidade se "manteria uma instituição de Macau ou tornar-se-ia uma universidade chinesa 'de facto'".

A terceira preocupação vinda de Hong Kong prendeu-se com "uma iminente incerteza quanto ao futuro e potencial perda de liberdade académica e autonomia de gestão".

Já alguns funcionários da UM expressaram apreensão que o "isolamento murado da universidade" (a que se acede por um túnel a partir de Macau e tem uma vedação em redor, não permitindo o acesso a partir da China continental) "cortasse os laços orgânicos com a sociedade local e acabasse por prestar um mau serviço aos alunos".

Quanto aos observadores da China continental "questionaram se a liberdade de expressão devia ser autorizada no campus da UM, dado as potenciais repercussões que podia trazer à generalidade da comunidade da Ilha da Montanha".

Nem todos os membros da UM contactados para este trabalho expressaram pontos de vista críticos -- alguns mostraram satisfação com o espaço, a aproximação a Pequim e a 'internacionalização' da UM --, mas "a coexistência de reações positivas e negativas (...) revela a natureza da nova geografia do ensino superior".

O estudo indica que a mudança também "provocou apreensão" entre os residentes de Macau e "críticas sobre a potencial perda de total autonomia, e com o corte às suas relações orgânicas com a sociedade" local.

As autoras argumentam que o novo campus "representa uma zona híbrida de governação" e reflete uma "sinergia local-nacional-global na produção de espaço e na formação de uma nova dinâmica de relações entre escola e sociedade".

Por fim, as investigadoras lembram que é importante avaliar o impacto da geopolítica e globalização económica de Macau na universidade, questionando se "a mudança representa uma alteração no papel da UM de instituição local para 'agente do Estado'".

ISG // VM

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