quarta-feira, 2 de abril de 2025

Ajuda médica chega a Timor-Leste a partir de Portugal

Uma freira portuguesa está a criar um projeto para prestar cuidados de saúde em território timorense. À clínica em construção chegam, vindos de Portugal, contentores com medicamentos e outros equipamentos essenciais.

Em Timor-Leste ainda há sectores em que falta quase tudo. É o caso dos cuidados de saúde, principalmente em regiões remotas como Maliana. Medicamentos, aparelhos de diagnóstico e de enfermagem vindos de Portugal ajudam a atenuar o problema. 

A irmã Cristina é a âncora da comunidade de Maliana, que fica no Interior de Timor, a horas de viagem da capital Díli. Enfermeira de profissão, está em Timor há 12 anos. Encontra-se a pôr de pé uma clínica que dará apoio a 20 mil pessoas. 

Em meados de abril, arranca de Matosinhos mais um contentor com ajuda para esta comunidade. Juntamente com os equipamentos médicos e os medicamentos, segue também roupa e calçado, materiais escolares e brinquedos. 

A Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, de onde parte esta ajuda, existe há 12 anos em Matosinhos. Já apoiou outras comunidades também em Cabo Verde e Moçambique.

SIC Notícias|  Maria José MendesJosé VaioFrancisco Carvalho

Ensino e prática de artes marciais suspensos em Timor-Leste até dezembro

 

O Governo de Timor-Leste decidiu hoje prolongar até dezembro deste ano o ensino a aprendizagem e prática de artes marciais, segundo o comunicado da reunião de Conselho de Ministros.

"O Conselho de Ministros aprovou o projeto de resolução do Governo, apresentado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que prorroga até 31 de dezembro de 2025, a suspensão do ensino, aprendizagem e prática de artes marciais e encerramento temporário de todos os locais e instalações" associadas aquela atividade, pode ler-se no comunicado.

A suspensão "continua a ser considerada necessária para consolidar a paz social alcançada desde novembro de 2023 e assegurar que, no futuro, a prática de artes marciais decorra exclusivamente no âmbito desportivo", pode ler-se na mesma nota.

O Governo timorense determinou a suspensão do ensino, aprendizagem e práticas de artes marciais em novembro de 2023, na sequência de graves incidentes registados em todo o território nacional, que provocaram pelo menos quatro mortos e 26 feridos.

RTP | Lusa

Novo balanço do sismo sobe para 2.886 mortos e mais de 4.600 feridos em Myanmar

Naypyidaw, 02 abr 2025 (Lusa) -- A junta militar birmanesa elevou hoje o balanço do sismo que atingiu Myanmar há cinco dias para 2.886 mortos e 4.639 feridos, enquanto continuavam as buscas por sobreviventes.

O balanço anterior, divulgado na terça-feira, era de 2.719 mortos, 4.521 feridos e 441 desaparecidos.

O porta-voz da junta, general Zaw Min Tun, divulgou o novo balanço provisório à agência de notícias EFE, numa altura em que se registou mais um resgate de um sobrevivente.

Cinco dias depois do sismo, um jovem com cerca de 20 anos foi resgatado por socorristas birmaneses e turcos dos escombros de um hotel na capital, Naypyidaw, disseram as autoridades.

A junta disse que cerca de 1.500 socorristas de 15 países se encontram no país do sudeste asiático afetado por um sismo de magnitude 7,7 na sexta-feira, 28 de março, que também atingiu a vizinha Tailândia.

Os socorristas são provenientes da China, da Índia, da Rússia, de Singapura, da Tailândia, do Vietname, da Malásia, dos Emirados Árabes Unidos, do Laos, da Bielorrússia, da Turquia, do Butão, das Filipinas, do Bangladesh e da Indonésia.