sábado, 28 de dezembro de 2024

Timor-Leste | Em 24 e 25 de Dezembro nasceram 33 bebés no Hospital Guido Valadares HNGV

DÍLI, SLTTIMORLESTE.com – De 24 a 25 de Dezembro deste ano, nasceram em boas condições 33 bebés nascidos no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV).

“Nos dias 24 a 25 nasceram 33 bebés na Maternidade do HNGV”, disse a Chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do HNGV, Zinia Mascarenhas aos jornalistas, na Maternidade do HNGV, sexta-feira (27/12/2024).

Segundo o mesmo, dos 33 ocorrem também 17 partos normais, 14 cesarianas e 2 partos por vácuo.

Mas o número de cesarianas e de partos normais é o mesmo, porque os bebés com problemas cardíacos devem ser operados rapidamente para salvar a vida da mãe e do filho.

Porque quando a grávida precisa de fazer uma cesariana deve ter alta durante três dias, depois o estado do bebé e da mãe é normal e depois tem alta.

No mesmo local, informou a mãe Juliana Ferreira, deu à luz por cesariana, mas agora está bem porque teve alta da Maternidade durante três dias, pelo que aguarda alta.

(Jen) -  -- # Traduzido do Tétum para Português

Timor-Leste | É tempo de estabelecer o Supremo Tribunal de Justiça

DILI, SLTTIMORLESTE.com – O advogado timorense considera estabelecido o tempo de um Supremo Tribunal de Justiça (STJ), para que a justiça no país possa funcionar sem problemas.

“O Supremo Tribunal de Justiça deve ser criado, porque até agora o Tribunal de Recurso está a fazer todo o trabalho, é altura de o Supremo Tribunal de Justiça ser separado”, afirmou o Advogado Alexandre Corte Real ao STL, em Díli, Sexta- feira ( 27/12/2024).

Acrescentou que é necessário criar um Supremo Tribunal de Justiça (STJ) separado para que cada um possa exercer as suas funções, e não juízes como realizar trabalhos para o TR e o STJ, esse é um trabalho mais difícil.

Porque antes da independência não se via nada, porque olhando para os recursos humanos o processo não é muito, mas agora a independência 24 anos com um ambiente diferente. E só há TR como garantir que a justiça está a acontecer, por isso é preciso instaurar e STJ.

Em separado, disse o presidente do Tribunal da Relação, Deolindo Dos Santos, vão estabelecer o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Primeira Instância em quatro concelhos.

“O STJ e o Tribunal de Primeira Instância serão estabelecidos em quatro municípios, como Baukau, Vikeke, Bobonaro e Ermera”, afirmou.

Disse que a fase de projecto dos quatro Tribunais de Primeira Instância já terminou, e num futuro próximo poderá ser lançado com a sua construção, mas o projecto com um modelo apenas.

(ter) -- Suara Timor Lorosae (STL) -- # Traduzido de tétum para português