domingo, 4 de maio de 2025

05 Maiu - Selebrasaun Loron Mundial Português, PR Ramos Horta

Timoroan 30% Mak Koalia Português, Presiza Dezenvolve

DILI, STLTIMORLESTE.com – Prezidente Republika (PR), Jose Ramos Horta hatete, Timoroan 30% mak oras nee koalia ona lian português maibe presiza dezenvolve diak, tanba Timor nia lian ofisial mak tetun ho português.

Prezidente Republika Jose Ramos Horta hatoo kestaun nee ba jornalista sira iha Timor Plaza Sabadu nee (03/05/2025) hatete, iha loron 5 Maiu hanesan loron mundial ba lian português, iha biban nee Prezidente husu atu dezenvolve diak liu tan.

05 Maiu loron mundial ba língua português, oinsa Prezidente nia observasaun ba lingua português iha Timor Leste, hatan ba kestaun nee, Prezidente hatete, tuir nia haree lingua português ohin loron dezenvolve makaas, tanba Timoroan husi kiik no joven hahu koalia ona português, ida nee presiza dezenvolve diak liu tan ba oin, laos lian português deit maibe tetun, lian indonezia no inglês.

“Hau haree lingua português dezenvolve makaas dezde 2000 too mai agora ita haree 30% resin mak koalia, uluk nein labarik oan ida koalia, agora rihun ba rihun iha Timor Leste koalia, joven sira atus ba atus iha universdade sira koalia, portantu atu hametin lingua laos tinan 1 tinan 10.

Prezidente Republika hatete, konforme Governu nia dadus no estatistika 30% nee diak tebes no aas nee tenke kontinua no kontinua dezenvolve moderniza liu tan lingua tetun para lingua nee forte hanesan lian indonezia.

“Tetun o bele hatene lingua ida ke funsional 10% ita idak-idak hakerek koalia konforme mai iha ulun mais nee mos normal neineik neineik lingua tetun sei sai lingua ida dinamiku forte hanesan bahasa indonezia, bahasa indonezia mos iha liafuan português barak los tetun mos nunee, maibe hau mos defende bahasa indonezia 40% hau la hatene lo-loos koalia bahasa indonezia,” katak PR Horta.

Prezidente dehan, tenke haree oinsa hasae estatutu lian indonezia iha Timor Leste, aleinde nee lian ingles mos iportante tebes, maibe lian pfisial Timor Leste mak tetun ho português, lian rua tane malu.

“Ita haree dezenvolvimentu iha tetun nee tane makaas ba português,” hakotu Prezidente republika Jose Ramos Horta.

(eme) – Foto: Media PR

5 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

A Comunidade dos Países e Língua Portuguesa (CPLP) comemora, desde 20 de julho de 2009, o 5 de maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, instituído pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou esta data como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019.

Desde o primeiro momento, diversas iniciativas têm sido promovidas pelo Secretariado Executivo da CPLP, pelos Estados-Membros, pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), pelos Grupos CPLP em diversas cidades do mundo, pelos Observadores Associados, pelos Observadores Consultivos e por inúmeros parceiros da sociedade Civil no espaço da CPLP.

CPLP

Presidente de Timor-Leste apela ao respeito pela atividade jornalística

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, apelou ao respeito pela atividade jornalística em todo o mundo, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se assinala.

"Hoje, 03 de maio, é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Um dia para homenagearmos os jornalistas, especialmente aqueles que perderam a vida ou foram arbitrariamente presos", afirmou Ramos-Horta, numa mensagem em tétum, divulgada à imprensa.

Na mensagem, o também prémio Nobel da Paz apela a todos os que acreditam na liberdade de imprensa e na democracia que façam mais pressão sobre os países que não respeitam a atividade jornalística.

"Devemos homenagear os jornalistas que perderam a vida e os que estão presos, e apelar à comunidade internacional para que se imponha o respeito pela atividade jornalística, especialmente em tempos de conflito", salientou o chefe de Estado, manifestando solidariedade com os jornalistas de todo o mundo.

O Presidente timorense destacou também que Timor-Leste vive em paz, em democracia e com "máxima liberdade de imprensa".

Os jornalistas timorenses celebraram o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com uma marcha, que contou com a participação do vice-primeiro-ministro e ministro coordenador dos assuntos económicos, ambiente e turismo, Francisco Kalbuadi Lay.

"Desde o início da nossa luta até aos dias de hoje, os jornalistas contribuíram muito, sobretudo com informação. Hoje celebramos este dia para homenagear o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e também o vosso contributo", afirmou Francisco Kalbuadi Lay, no início da marcha.

Notícias ao Minuto | Lusa

Mais de 200 estabelecimentos comerciais de Díli com registo de irregularidades

"Até agora, inspecionámos um total de 484 estabelecimentos, abrangendo as áreas do turismo, indústria e comércio. Desses, 220 foram alvo de infrações ou sanções, por praticarem irregularidades alimentares e não alimentares", afirmou à Lusa a inspetora-geral da AIFAESA, Odete Viegas.

A responsável salientou ainda que as coimas aplicadas àqueles estabelecimentos comerciais resultaram numa receita total superior a 50 mil dólares (44 mil euros) para os cofres do Estado.

Aquele montante foi pago por supermercados, restaurantes, padarias e pastelarias devido a produtos alimentares deteriorados e produtos fora de prazo.

Em 2024, a AIFAESA arrecadou 58 mil dólares (51 mil euros) para o Estado, provenientes de quatro mil estabelecimentos que cometeram irregularidades.

Odete Viegas da Costa lamentou a atitude de alguns responsáveis de operadores económicos que, frequentemente, recusam cooperar com a AIFAESA, especialmente quando se trata de divulgar ações de fiscalização.

"Infelizmente, quando enviamos convites para reuniões ou ações conjuntas, muitas vezes são apenas os funcionários que aparecem, sem a presença dos gerentes ou responsáveis. A realidade é que quando detetamos alguma irregularidade e encerramos os estabelecimentos, esses responsáveis questionam depois as decisões, como se não tivessem conhecimento de nada", criticou a responsável.

A AIFAESA apelou também ao Serviço de Registo e Verificação Empresarial (SERVE), ao Ministério do Comércio e Indústria, ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Agricultura, para que não emitam automaticamente licenças a operadores económicos sem primeiro efetuarem uma verificação adequada no terreno.

Como exemplo, referiu o encerramento recente de uma empresa dedicada à produção de sumos, por não cumprir todos os requisitos legais.

Por isso, a AIFAESA insiste que as instituições que emitem licenças devem certificar-se de que os operadores estão realmente em condições de desenvolver a sua atividade.

Notícias ao Minuto | Lusa

Quem nasce torto tarde ou nunca se endireita. Não é senhores PR Horta e PM Xanana?*

Liberdade de Imprensa em queda livre: Timor-Leste desce 19 lugares no ranking mundial 

Lourdes do Rêgo | Diligente

Timor-Leste caiu do 20.º para o 39.º lugar no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa em 2025. Intimidação a jornalistas, interferência política direta nas redações, autocensura, censura disfarçada de orientação editorial e silêncio perante abusos de poder estão a comprometer seriamente a democracia no país. Jornalistas, organizações e o próprio Provedor alertam: a imprensa está sob ataque — e o jornalismo crítico em risco de extinção.

Timor-Leste sofreu uma queda acentuada no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa de 2025. O país passou do 20.º para o 39.º lugar entre 180 países, segundo a avaliação da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). A descida reflete um ambiente cada vez mais tenso para o exercício do jornalismo, marcado por interferências políticas, autocensura e limitações à liberdade editorial.

A pontuação global de Timor-Leste caiu de 78,92 para 71,79 pontos, com quebras significativas nos indicadores político, económico e social.

O indicador político foi o que mais se deteriorou, passando de 76,09 para 61,44 pontos, colocando Timor-Leste na 44.ª posição no que respeita à pressão política sobre os media. A interferência das autoridades nos órgãos de comunicação e a instrumentalização de subsídios estatais estão entre os fatores que mais contribuíram para esta descida.

No campo económico, a pontuação recuou de 65,36 para 50,61 pontos. A crescente concentração da propriedade dos media e a forte dependência de receitas publicitárias foram identificadas como entraves à independência editorial.

Também o indicador social sofreu uma quebra relevante, de 85,71 para 75,85 pontos, evidenciando uma menor tolerância da sociedade ao trabalho jornalístico e maior pressão pública sobre os profissionais da comunicação.

Em contrapartida, o indicador legislativo registou uma ligeira subida, de 73,08 para 78,51 pontos, refletindo algum progresso legal na proteção da liberdade de imprensa. O indicador de segurança manteve-se relativamente estável, com uma ligeira descida de 94,35 para 92,54 pontos, indicando que, apesar da pressão institucional, os jornalistas continuam geralmente seguros no exercício físico da profissão.

* Título Redação PG

LER COMPLETO EM PÁGINA GLOBAL ou no original DILIGENTE

Nota Timor Agora

Vista geral de IA

O provérbio "Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita" é uma expressão popular que significa que, em alguns casos, pessoas que começam com defeitos ou características indesejáveis têm dificuldade em mudá-los, ou até mesmo não conseguem. A ideia é que certas tendências e comportamentos, uma vez estabelecidos, são muito difíceis de alterar, mesmo com o passar do tempo e esforços.

Em outras palavras, o ditado sugere que o caráter e algumas características pessoais são, em grande parte, determinados no início da vida e podem ser muito difíceis ou mesmo impossíveis de mudar. É um aviso sobre a importância de ter cuidado com as escolhas e hábitos desde cedo, pois eles podem ter um impacto duradouro na vida de uma pessoa.

# A IA generativa é experimental

PÁGINA GLOBAL É O OUTRO LADO DO TIMOR AGORA