quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Navegando em 2025: Cinco questões são mais importantes para a Indonésia

Bogor, Java Ocidental (ANTARA) - À medida que 2024 se aproxima do fim e o mundo faz a contagem regressiva para 2025, a instabilidade global continua, marcada por uma série de eventos trágicos em várias regiões.


As tragédias decorrentes da crescente rivalidade geopolítica e da fragmentação geoeconômica estão parcialmente ligadas aos efeitos da guerra e do conflito, bem como aos desafios impostos pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.

À medida que a campanha genocida em andamento de Israel, que resultou na morte de mais de 46 mil palestinos na Faixa de Gaza, continua em direção ao final de 2024, o mundo também testemunhou incidentes de aviação no Cazaquistão, Canadá, Noruega e Coreia do Sul.

Em um cenário "Que sera, sera", a Indonésia, como muitas nações, deve se concentrar na preparação, reconhecendo que, embora o futuro seja incerto, medidas proativas são essenciais para navegar pelos desafios esperados e inesperados no próximo ano.

2025: PR Ramos Horta pede a todos que reforcem a solidariedade neste novo ano

DÍLI, STLTIMORLESTE.com – O Presidente da República (PR), José Ramos Horta pediu a todos que reforcem a solidariedade e a harmonia para enfrentar o novo ano.

No dia 1 de Janeiro, o Presidente da República, José Ramos Horta celebrou o novo ano de 2025 bom para todos, pelas 23h00 antes de entrar no dia 1 de Janeiro de 2025, o Presidente da República, José Ramos Horta proferiu um discurso no Palácio Presidencial para celebrar o ano encontrou-se com o povo. Neste discurso, transmitiu uma mensagem de esperança e unificação, enfatizando a unidade nacional.

O Chefe de Estado pediu a todos que reforcem a solidariedade em harmonia, para enfrentar os desafios do novo ano. No novo ano de 2025, a Austrália e Timor-Leste anunciarão novas iniciativas importantes para apoiar o desenvolvimento económico de Timor-Leste.

“Recentemente ouvimos o Primeiro-Ministro da Austrália, Anthony Albanese e o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão fazerem uma declaração conjunta para obtermos melhores informações para a nossa economia”, disse o PR, Ramos Horta.

No que diz respeito ao Desenvolvimento Sustentável, o Presidente da República sublinhou ainda a importância da participação e do contributo dos jovens para o desenvolvimento do país, para garantir um futuro risonho.

“Em 2025, esperamos poder aderir à ASEAN, mas esta é a decisão dos líderes da ASEAN. Para concretizar este sonho, o Chefe de Estado pede a todos, especialmente aos grupos juvenis de artes marciais, que assumam o compromisso de não praticar a violência e devemos espalhar a paz, espalhar o amor neste país”, afirmou o Chefe de Estado.

Por fim, o Presidente da República quer também promover a justiça e a paz, não deve haver violência no lar, principalmente não bater nas crianças, os homens em casa não devem bater nas mulheres, devem criar harmonia, justiça e paz, porque esta é o importante base baixa estabilidade nacional.

O Presidente da República pediu ao povo que continuasse a reforçar estes valores e a trabalhar em conjunto para um futuro melhor para Timor-Leste.

(eme) - Original em Suara Timor Lorosae (STL) - # Traduzido de tétum para português