A pequena e remota vila de Orlalan, localizada nas montanhas de Timor-Leste, demonstra como a resiliência e a preparação podem ser alcançadas quando o espírito comunitário é fortalecido pelo apoio internacional.
Por meio de um projeto liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, a comunidade participa de simulações de desastres, incluindo cenários como inundações e deslizamentos de terra. As crianças desempenham um papel fundamental nesses exercícios, praticando como permanecer em áreas visíveis, proteger a cabeça e gritar por ajuda.
ONU News/Felipe de Carvalho
A jornada de Timor-Leste rumo à resiliência é profundamente pessoal para muitos membros da comunidade. Em abril de 2021, chuvas torrenciais e inundações devastadoras atingiram o país, causando a morte de mais de 30 pessoas e destruindo mais de 4 mil casas.
Banco Mundial
Na vila de Orlalan, que tem quase 6 mil habitantes, os moradores que sofreram a destruição causada pelos deslizamentos de terra durante a inundação de 2021 agora estão recebendo treinamento em procedimentos de resgate e evacuação.
ONU News/Felipe de Carvalho
A Cruz Vermelha de Timor-Leste, Cvtl, é uma organização parceira do Pnuma, que atua para preparar a população de seis vilas do país para se protegerem de desastres. Os voluntários formam uma rede de indivíduos que combinam forte motivação para salvar vidas, conhecimento local das áreas de risco e habilidades adquiridas por meio de treinamento.
ONU News/Felipe de Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário