sábado, 29 de março de 2025

Jornalista timorense lança livro sobre Xanana Gusmão para "preservar a memória"

O jornalista Câncio "Casimata" Ximenes apresentou esta terça-feira o livro "Xanana Sasulu Dane Nian", que inclui notícias sobre Xanana Gusmão, discursos e artigos escritos pelo líder timorense.

O jornalista timorense Câncio “Casimata” Ximenes apresentou esta terça-feira o livro “Xanana Sasulu Dane Nian“, que inclui notícias, mas também artigos e discursos do atual primeiro-ministro de Timor-Leste, com o objetivo de “preservar a memória”.

“Escrevi este livro com a intenção de preservar a memória do passado. O avô Xanana costuma dizer: ‘Um país sem memória é pobre de espírito‘”, disse o jornalista.

“Assim, este livro tem como primeiro objetivo preservar a memória de Xanana, os artigos que escreveu e os discursos sobre reconciliação, paz e justiça, para que as novas gerações os possam conhecer no futuro”, afirmou Câncio Ximenes no lançamento da obra, em Díli.

O livro inclui notícias do jornalista sobre Xanana Gusmão, discursos feitos pelo atual primeiro-ministro em vários países do mundo enquanto ocupava as funções de chefe de Estado e artigos escritos pelo líder timorense sobre reconciliação, justiça e paz.

“Essa atuação fez com que Xanana Gusmão se tornasse um modelo de “paz” para o mundo”, disse Câncio Ximenes.

O primeiro-ministro timorense esteve presente na cerimónia e felicitou o autor pela iniciativa, destacando a importância de se preservar a memória para as gerações futuras.

“É importante mostrar aos outros que também têm a capacidade de contribuir para a preservação da memória deste país. Caso contrário, as crianças que crescerem não saberão nada sobre este passado”, afirmou Xanana Gusmão.

Sobre a literatura em Timor-Leste, Xanana Gusmão afirmou que é um grande desafio para a atual geração, incentivando todos a escreverem sobre os mais diversos temas.

Observador | Lusa | Imagem: Tiago Petinga/Lusa 

Sem comentários: