sexta-feira, 11 de março de 2016

Ex-primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri na Suíça para estabelecer relações económicas


Genebra, 11 mar (Lusa) - O ex-primeiro ministro timorense, Mari Alkatiri, está na Suíça até sábado para encontrar-se com potenciais investidores e representantes de instituições internacionais e atrair investimento para Timor-Leste.

Esta visita faz parte do seu mandato, iniciado há dois anos, como responsável da Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Oecusse.

"É tempo de começar a abrir as portas para uma parceria a nível internacional e é isto que estou a fazer aqui. O desenvolvimento significa romper com o isolamento e conseguir parcerias internacionais", disse Mari Alkatiri à Lusa.

O objetivo é "atrair apoios de instituições e investimento internacional no país e mostrar que Timor-Leste situa-se numa zona de grande dinâmica de desenvolvimento económico e financeiro", segundo o representante timorense.

O dirigente político está a liderar a construção de uma zona especial de economia social de mercado cujo objetivo é combater a pobreza no país através de um novo modelo socioeconómico.

"Existem pelo mundo milhares de zonas económicas, mas nós queremos uma zona especial que consiga desenvolver uma economia mais inclusiva, mais integrada, mais sustentável, mais global", disse.

Este sistema "inédito" pretender encontrar um ponto de "equilíbrio entre o social e a economia usando o mercado como fator dinamizador", refere o responsável o qual esclarece que a noção de "social não significa assistência social".

Para ele, a ideia fundamental é "utilizar o mercado para o benefício económico, mas acima de tudo para o benefício social" do povo timorense.

Atualmente, 80 por cento da população de Timor-Leste vive de uma economia de subsistência, na qual os habitantes só produzem para o seu consumo próprio.

No entanto, Mari Alkatiri acredita que o Timor-Leste pode tornar-se competitivo na produção de produtos de nicho para mercados de nicho.

"Não se pode querer competir com países de muitos milhões de habitantes, mas podemos competir na qualidade de certos produtos", declarou, referindo-se à capaciade de produçao e de consumo de Timor-leste.

Em Genebra, o responsável encontrou-se com os representantes de organizações internacionais ligadas à cooperação económica e ao comércio internacional, entre os quais o Centro de Comércio Internacional (ITC, na sigla inglesa) e o World Economic Forum (WEF), e a organização não-governamental "CUTS international".

Mari Alkatiri ainda tem encontros marcados com empresários suíços no setor da água, da energia e do desenvolvimento rural e florestal.

Da Suíça o representante timorense ainda vai para Singapura com o fim de estabelecer vínculos de cooperação comercial e atrair mais potenciais investidores para Timor-Leste.
VYE // APN

Sem comentários: