sábado, 26 de abril de 2025

FUNERAL DO PAPA FRANCISCO, SEIS DIAS APÓS A MORTE

O funeral do Papa Francisco decorre este sábado, seis dias após a sua morte, numa cerimónia que será acompanhada por milhares de fiéis e dezenas de chefes de Estado e líderes de organizações, o que implicou medidas de segurança extraordinárias.

As cerimónias fúnebres do líder da Igreja Católica, que morreu na segunda-feira passada aos 88 anos, vítima de AVC, começam às 10h00 locais (menos uma hora em Lisboa) na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Cerca de 50 chefes de Estado e de uma dezena de monarcas, bem como líderes de organizações internacionais, num total de mais de 160 delegações internacionais, estarão presentes na cerimónia, que exigiu medidas reforçadas de segurança na região da capital italiana, Roma.

Líderes mundiais apertam mãos em sinal de paz

Cátia Carmo | há 17 minutos

A congregação presente na cerimónia é convidada, pelo cardeal Giovanni Battista Re, a dar apertos de mão, em sinal de paz.

É o último passo antes da Sagrada Comunhão, parte em que o pão e o vinho – corpo e sangue de Cristo – são oferecidos e levou a vários apertos de mão entre os líderes mundiais presentes.

Neste momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocou breves palavras com a mulher, Melania, e começou a apertar aos mãos aos líderes mundiais à sua volta, incluindo o presidente francês, Emmanuel Macron.

Lágrimas entre a multidão

Cátia Carmo | há 24 minutos

Enquanto o cardeal Giovanni Battista Re dirige a oração eucarística, milhares de fiéis, na Praça de São Pedro, limpam as lágrimas que lhes escorrem pela face.

Há muita emoção à flor da pele entre as 200 mil pessoas que estão na cerimónia.

- Notícias ao Minuto | Lusa

LER COMPLETO EM PÁGINA GLOBAL

Sem comentários: