quarta-feira, 23 de abril de 2025

Presidente e chefe da diplomacia de Timor-Leste nas cerimónias fúnebres no Vaticano

 

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bendito Freitas, vão representar Timor-Leste nas cerimónias fúnebres do Papa Francisco no Vaticano, disse hoje o vice-primeiro-ministro, Mariano Assanami Sabino.

"O Governo será representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que viaja ainda hoje ou quarta-feira, que acompanhará o chefe de Estado", afirmou o vice-primeiro-ministro.

Mariano Assanami Sabino falava aos jornalistas na residência do arcebispo de Díli, após ter assinado o livro de condolências.

José Ramos-Horta está fora do país em visita oficial à Bulgária, seguindo depois para o Reino Unido.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março. A última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

Segundo a legislação em vigor do Vaticano, o caixão de Francisco deverá ser levado quarta-feira para a Basílica de São Pedro, para ser visto pelos fiéis, e o funeral deverá realizar-se entre sexta-feira e domingo.

RTP | Lusa

Sem comentários: