terça-feira, 8 de maio de 2018

Austrália com mais de 100 observadores nas legislativas


Díli, 08 mai (Lusa) - Mais de uma centena de australianos vão estar destacados como observadores nas eleições legislativas de sábado em Timor-Leste, entre eles funcionários da embaixada em Díli que se vão deslocar para vários pontos do país.

Em comunicado enviado à Lusa, a embaixada australiana em Díli explica que um total de 43 funcionários internacionais e nacionais estão acreditados como observadores e vão acompanhar a votação em cinco distritos: Bobonaro, Díli Lautem, Manufahi e Manatuto.

A este grupo somam-se cerca de 100 australianos que vieram integrados em vários grupos de observadores estabelecidos por organizações não-governamentais e grupos de Amizade Austrália-Timor-Leste.

Peter Roberts, embaixador australiano em Díli, considera que a elevada participação de australianos é "indicativa do interesse mais amplo da comunidade australiana pelos desenvolvimentos em Timor-Leste".

"Estou orgulhoso de que a embaixada australiana se junte às fileiras de aproximadamente 3000 observadores nacionais e internacionais da sociedade civil, academia e comunidade diplomática, testemunhando a democracia em ação", referiu o diplomata.

Roberts recorda que Timor-Leste foi elogiado pela comunidade internacional pela forma como conduziu no ano passado "eleições nacionais livres, justas e credíveis sem grande assistência internacional".

Oito partidos e coligações apresentam-se às urnas nas eleições legislativas de sábado que terão o maior número de eleitores recenseados da história de Timor-Leste.

ASP // ANC

Sem comentários: